16 de jul. de 2012

Tipos de veludo

Veludo é um dos tecidos da vez deste inverno. Na verdade todos os anos ele aparece mas este ano veio com mais força, desde os desfiles outono/inverno. A palavra veludo vem do latim vellutus e significa pelos em tufos. Foi criado na Índia mas começou a ser produzido em escala na Itália, entre os séculos 14 e 15.

E de repente aparecem várias texturas pra ele. Vocês conhecem todas ? Os tipos de veludo tem trama apertada e densa, com pelos e textura macia. Porém há um tecido ideal para cada tipo de roupa:

Cotelê fino - tem textura delicada e é resistente. As riscas verticais são bem próximas. Ideal para roupas infantis, bolsas e sapatos.


Fonte: www.milano.com.br

Cotelê largo - as riscas são mais espaçadas. Não possui brilho, por isso é bom para peças do dia a dia, como calças e blazers.
Fonte: letreamiche.blogspot.com.br
Liso - não tem acabamento que agregue textura. É bastante comum na moda festa, em vestidos, saias, blusas e detalhes luxuosos.

Fonte: www.grzero.com.br
Molhado - recebeu esse nome porque é o tecido que mais brilha, parece que está sempre úmido. Bom para roupas de festa e aplicação de detalhes delicados.


Fonte: trends4ladys.wordpress
Devorê - os pelos do tecido formam desenhos variados em uma base lisa. É utilizado em vestidos elaborados de noite e peças infantis.

Vestido Bebesh. 
Cristal - esse tecido é liso e fino, costuma ser feito de fibra de seda e muito usado na alta-costura e em peças mais sofisticadas, que pedem um caimento mais leve.




Fonte: www.bossame.com.br
E vocês sabem como cuidar bem das suas peças de veludo para que durem muitos anos ?
  • O tecido veludo é resistente, porém os pelos tem que ser cuidados para ficarem sempre fofos. A peça de roupa deverá ser lavada do avesso, à mão e com sabonete neutro. Deverão secar à sombra e depois ficar em um cabide grosso, pois como é um tecido pesado, em cabides finos o veludo deforma.  Vestidos de festa vão direto à lavanderia. E para guardar as peças de festa, vire do avesso. Durarão mais.
  • Na hora de passar, deixe o ferro habilitado para a opção vapor e use um pano por cima da peça. Com o ferro, alise o modelo de cima para baixo, sempre na direção em que os pelos nascem.
Cuidar bem de roupa também é estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...