30 de mai de 2012

Cores de roupas infantis




Olha só onde eu fui buscar inspiração para um post infantil... na Folhinha, do jornal Folha de São Paulo. Achei bem legal saber onde começou a moda de roupinha azul para menino e roupinha rosa para menina.... minha mãe comentou que o meu enxoval foi branco, rosa e amarelinho. Já meu irmão teve o dele todinho azul.



Bem, até o século 19, as roupinhas infantis eram todas brancas - isso facilitava e muito quando nasciam novos irmãozinhos - simplesmente ia passando de um para o outro. Além disso, havia pouca oferta e as roupas eram caras. O corte das peças era unissex.



Nos EUA, a associação era azul para meninos e rosa para meninas. Após a 2a. Guerra Mundial, essa diferença pegou pra valer. E o costume foi adotado por nós aqui - o que tornou mais caro fazer enxoval dos filhos, se havia um menino e depois vinha uma menina e vice-versa: comprar tudo de novo. 





A criança começa a escolher sua roupa por volta dos 4 anos. Mas a preferência por rosa ou azul não pára aí, fica meio que encaminhado para a vida da criança. Nos anos 60, 70 houve uma rebelião nesse sentido (aliás épocas bem rebeldes rsrsrs) e havia muita roupa unissex e de cores totalmente diferentes. Mas no início dos anos 80 voltou ao que era.

Ainda bem que temos várias opções lindas para os bebês, o amarelinho, verde, lilás (adoro)... liberdade para ter estilo - até para meninos e meninas ! Para fechar com chave de ouro o post, uma foto da top Manuela, filha da minha amiga Ana Paula. Bebê fashion sim em rosinha mas também com bolas, até fez pose rsrsrs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...