3 de abr. de 2014

Copiando moda

Já repararam que a moda é bastante copiada, em todos os lugares ? Lojas caras, de comércio popular e grandes magazines. Como isso se alastra rsrsrs ?

Fonte: leonizemaurilio.fashionbubbles.com
 A vitrine acima é um exemplo: basta a moda da vez ter estampa "animal print" que todas as lojas mostrarão isso. Depois de umas 10 lojas o olho já cansou rsrsrs. Começando a falar dos lojistas da região do Brás e principalmente do Bom Retiro aqui em São Paulo, eles copiam moda com uma velocidade espantosa. Alguém assiste a um desfile pela TV ou pela internet e pega a idéia, aquela blusa da atriz da novela das 9 agrada e de repente, aparece nas vitrines na semana seguinte. Não deixa de ser a parte democrática da coisa, afinal um grande número de pessoas se interessou pelo modelo/cor.

E "roubar uma idéia" rsrs ? Brincadeira, é buscar inspiração. Isso acontece no mundo da moda assim: os desfiles mais importantes acontecem entre Paris, Milão e em Nova York. As grandes lojas mandam alguém para assistir a esses desfiles. Essa pessoa tem faro pra perceber o que vai pegar ou não dentro na nossa realidade. Vamos supor que ele(a) veja esse vestido da grife Chanel:

Fonte: famaandmoda.blogspot.com
Pela marca já sabe que é caro, o tecido é nobre, o recorte na cintura é de outro tecido mais caro e só foi mostrado nessa cor.

Mas esse comprador achou interessante o corte do vestido, e volta com essa sugestão na volta da viagem. A marca daqui faz beem parecido, mas produz em um tecido mais barato, no lugar do detalhe da cintura faz um drapeado com o próprio tecido da peça e aproveita a onda cores clarinhas e lança em lilás, rosa e verde. Pronto: copiado mas adaptado !

Essas pessoas que viajam já estão acostumadas a bater o olho e saber o que tem a ver com nosso clima, nosso dia a dia e também tem que buscar idéias de acordo com a proposta da loja. A questão de que tecido usar e a presença de detalhes em outras texturas também conta na hora de produzir uma peça mais em conta, afinal a loja não quer vender só um, quer vender vários. 

Mais uma curiosidade do mundinho fashion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...