2 de abr. de 2014

Como surge uma moda ?

Aproveitando que já começou a temporada de desfiles Primavera/Verão 2015 do São Paulo Fashion Week (e vamos falar disso depois com várias fotos !) muitos ficam se perguntando de onde veio aquela cor, aquele comprimento de saia, de onde veio a tal moda do momento ?

A moda do colete. Fonte: www.cliquebeleza.net
A "modinha" como se chama carinhosamente o que inunda as vitrines tem começo, meio e fim. E pode voltar - sempre ouvimos: "já foi moda em tal ano". Começa lá atrás com o designer de moda, figurinista ou um consumidor muito antenado e ligado no assunto criando/usando algo novo. Aparece em pequenas quantidades. Pode ser uma peça, uma cor, um tecido específico em um vestido, por exemplo.

Um pequeno grupo que tem consciência de moda e é formado por líderes de opinião adota o modismo - uma atriz famosa, uma pessoa da sociedade que aparece em revistas, uma consultora de moda, etc. E assim vai ser adotado por um número maior de pessoas ligadas à esse grupinho selecionado. Nesse ponto a indústria já se ligou e começa a produzir a peça em uma escala maior.

Costanza Pascolato: pessoa influente no mundo da moda. Fonte: lulacerda.ig.com.br
As pessoas " adotam" a moda: saia longa, blusa laranja, calça jeans com a barra virada. Só dá isso nas vitrines. Por isso mesmo depois de um certo tempo se torna popular e comum. A fabricação é em massa.


Uma nova moda surge e os consumidores começam a substituir aquelas peças por outras. É um novo ciclo. e assim sucessivamente.

Desvendando o mundinho fashion... depois contamos mais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...