Vocês sabem que nos países que seguem a religião Islâmica, as mulheres tem que cobrir cabelos e braços e o véu é o item mais importante para sair às ruas. Até já falamos aqui dos desfiles que acontecem por lá no post Véu também é moda veja onde. Mas nem por isso elas usam qualquer véu ou não tem vaidade para se arrumar bem. Vaidade é vaidade, não importa muito se tem que ser limitada por religião.
Vocês lembram ? Giovanna Antonelli como Jade na novela "O Clone" |
Olhem que interessante, nessa semana aconteceu um concurso - em Chicago - USA, de criação de looks com o véu islâmico - mais conhecido como hijab. O nome do concurso foi American Hijab Design Contest e a vencedora foi uma americana - Sarah Musa. Sarah é metade palestina e metade coreana. A organizadora do evento foi a ativista americana Shaz Kaiseruddin e ela pediu aos estilistas que criassem usos e looks favoráveis ao véu, que é visto no Ocidente como uma forma opressora para as mulheres. Mas as mulheres que seguem fielmente a religião não veem dessa forma e sim com orgulho.
A estilista vencedora disse que gosta de fazer roupas práticas para que as mulheres possam sair às ruas e que para esse concurso se preocupou em dar um toque confortável e chique ao mesmo tempo às criações. Como parte da premiação, ela ganhou uma viagem à Dubai.
Fonte: www.polywore.com |
Além desse concurso, a reportagem também mostrou que há outros eventos voltados para a moda nesses países como o Fashion Fighting Famine, realizado nos EUA também, desde 2007. Também há sites e blogs onde as mulheres postam seus looks com véus e comentam. Um dos blogs é da norueguesa Imaan Ali e se chama Hijablog - clique aqui para conhecer: http://thehijablog.com/). Imaan, como mulher muçulmana, tinha dificuldades em se manter de acordo com as premissas da religião e ao mesmo tempo estar com um look estiloso. Diz que como professora de ciência política na Universidade de Michigan, EUA, coleciona elogios dos seus alunos como professora muito estilosa, mas conta porém que ao viver na Europa, foi alvo de preconceito e que não conseguia achar emprego.
Foto do blog Hijablog. |
Fonte: www.lencos-e-aderecos.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário