Antigamente quem queria comprar enfeites de Natal e 1 milhão de coisas para a casa ia para a 25 de Março. Roupas, só no Brás e Bom Retiro. Isso mudou um pouco nos últimos anos, pois determinadas regiões em São Paulo concentram várias lojas e ofertas que dispensam a ida àqueles lugares.
Essas "minis 25 de Março" surgem ao redor de grandes lojas varejistas que ampliam sua rede de atendimento nos bairros mais distantes. Exemplos são as regiões da Marechal Tito em São Miguel e algumas ruas em Guaianazes e Itaquera, na região Leste. Essas ruas se desenvolvem como novos pólos populares de compras, com lojas, quiosques e ambulantes. Como na região da 25 de março. Outro fator que contribui para isso é a distância - esses locais são mais longe do centro. Vai em conta o tempo/custo do transporte, local para estacionar se vai de carro, preço dos estacionamentos. Se tem tudo à mão na sua região e não é sempre que dá para ir a esses lugares centrais, porque não aproveitar em seu próprio bairro ?
Banca de roupas em São Miguel Paulista. Fonte: Folha de São Paulo. |
- "Consigo de tudo, com preço bom, sem precisar ir à 25" - morador do Itaim Paulista em visita à Marechal Tito.
- "O comércio vem crescendo de uns quatro anos para cá" - supervisor de vendas de uma loja de confecções no mesmo bairro.
- "Nestes 30 anos, o comércio cresceu bastante. Foi importante acompanhar a transformação" - dono de loja de bolsas, chegou à Guaianazes em 1982.
- "Essas regiões são consideradas grandes shoppings a céu aberto. Pela dificuldade de locomoção ou até de frequentar shoppings, eles movimentam o comércio regional" - professor da FGV, Edgar Barki.
Loja Nikkey - Parque São Lucas |
Av. São Lucas e suas lojas |
Não é legal saber que essas regiões movimentam o comércio, os empregos e oferecem o que você precisa sem precisar ir longe pra achar ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário