28 de abr. de 2014

Conforto total... dentro de casa

Pra começar o assunto desse post, vou comentar duas situações:



1.) Uma amiga terminou um namoro recente e estava bem de boa. Numa tarde cinzenta e fria de sábado foi com a mãe fazer uma comprinha básica no hipermercado. Foi daquele jeito: com uma blusa de frio não tão nova assim e sem maquiagem, afinal o que esperar de um hipermercado numa tarde fria de sábado ? E não é que ela deu de cara com o ex nos corredores ?

2.) Está bem frio de manhã, frio de inverno, e você sai de blusa de lã com uma blusinha mais leve de malha por baixo, velhinha, tem até aquelas bolinhas rsrs. Afinal sua intenção não é tirar a blusa de lã. Só que em São Paulo costuma mudar o tempo sem aviso prévio e na hora que você sai pra almoçar, sai o sol também e aquela vontade doida de tirar a blusa de lã... mas não dá, a de baixo é daquelas velhas mesmo, pra nem sair de casa.

Engraçadas as situações não é ? E podem ter acontecido ou vir a acontecer com qualquer uma de nós... basta sair de casa daquele jeito, o que eu costumo chamar de estilo maloqueira rsrsrs. Como diz a Costanza Pascolato:
Conforto = não é desmazelo

É isso mesmo. Roupa confortável dá pra usar fora de casa, claro que não é pra ir de salto alto e maquiagem completa na padaria. Mas sair de qualquer jeito nem que for pra comprar um jornal na esquina no seu prédio envolve cruzar com várias pessoas: o porteiro do prédio, a vizinha no elevador e até mesmo um colega de trabalho que mora perto de você. Vai arriscar ?

Fonte: www.borboletasnacarteira.com.br
Faça o mínimo: troque a blusa, dê um jeito no cabelo (prenda se precisar) e passe um batom cor de boca ou em tom suave. Ser simples no look não quer dizer estar nem aí pra roupa com que sai de casa. Ah, dê um fim nas meias furadas e na lingerie velha, já vi alças de sutiã com bolinhas, surrada. Se é pra mostrar que seja um modelo lindo e novo !

Fonte: lotsoflooks.wordpress.com

27 de abr. de 2014

Echarpe ou Pashmina

Ela fica entre o lenço e o cachecol. Echarpes ou pashminas enfeitam e aquecem quando um ventinho frio aparece. Geralmente são de uma cor só, com ou sem franjas, mas a gente sabe que haverá opções nas estampas da moda. 

A pashmina geralmente é mais cara, é porque ela tem na composição do tecido cashmere + seda. A gente não deve confundi-la com os xale, que nada mais é do que um pedaço de tecido amarrados no busto. 

Fonte: jeansmania2011.blogspot.com
Desde o século 18, as echarpes fazem parte do vestuário elegante da Europa. Os soldados franceses e ingleses trouxeram as primeiras peças da Índia. Depois as pessoas começaram a gostar e a usar. Não imagino meu inverno sem echarpes, pashminas ou lenços. E vocês ?

24 de abr. de 2014

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ?...Tory Burch

Eu gosto de colocar esses posts sobre estilistas porque um pouco de história e de como os negócios de moda surgem é sempre interessante. Nem sempre a gente vai poder adquirir uma peça ou acessório deles, mas idéias são sempre bem-vindas para o nosso guarda-roupa e esse é o objetivo de contar essas mini-histórias pra vocês !

Tory Burch é uma estilista americana que começa a ficar conhecida entre as brasileiras. Ela surgiu faz pouco tempo - menos de 10 anos - mas já faz sucesso em várias partes do mundo. No Brasil já são 4 lojas abertas em 2012. 

Fonte: thegrindstone.com
Tory é formada em história da arte mas se apaixonou mesmo foi pela moda. Suas criações seguem uma linha hippie chic, são confortáveis com peças alegres e coloridas. Sua primeira loja foi inaugurada em 2000 em New York. As coleções logo agradaram às americanas.

Fonte: www.collegefashion.net
A estilista tem um estilo próprio que se reflete em suas roupas. Ela gosta de misturar peças clássicas com outras mais despojadas. Um dos itens clássicos que sempre está presente em suas coleções é a camisa branca (e quem não gosta dela ?). 

Fonte: www.trendstyle.com.br
Em 2005 Tory deu uma entrevista à apresentadora Oprah Winfrey e como o programa desta tinha uma audiência alta, impulsionou naquele momento a carreira de Tory. Suas clientes famosas são a cantora Beyoncé e a 1a. dama americana Michelle Obama. 

Beyoncé e bolsa da marca Tory Burch. Fonte: www.trendnstylez.com

21 de abr. de 2014

Simplicidade nos looks e moletom fashion

Um pouco atrasado mais ainda valendo, vou comentar sobre alguns desfiles que rolaram em março durante a semana de Moda de Paris. Depois de roupas muito elaboradas e cheias de detalhes, as principais grifes mostraram uma coleção com a seguinte mensagem: pegue seu jeans e sua camiseta do armário, e vista um look confortável e básico. Simples assim.

Fonte: beckhousemalhas.com.br
A foto acima é de uma mulher fazendo compras no supermercado ? Na verdade é uma modelo e é o cenário da grife Chanel montado para mostrar essa moda mais simples. Repararam na roupa estilo agasalho e no tênis ? Não faz muito tempo (anos 90) as pessoas saíam às ruas desse modo, de agasalho e tênis. E não exatamente só para se exercitar.

Fonte: catmagazine.com.br
Como esses desfiles são para o outono-inverno do hemisfério Norte no final deste ano, aqui as marcas nacionais podem pegar carona em alguma tendência, já que o nosso frio vem primeiro. E o que dessa simplicidade toda pode pegar por aqui ? O moletom como peça fashion e chique além do apelo esportivo, e as peças mais simples e confortáveis como blusas e casacos. Será que teremos os conjuntos esportivos pelas ruas novamente ? 

Fonte: balzaquiana.com.br

Fonte: www.osapatoamarelo.com.br
E essa versão chic do moletom, pega por aqui ? Ainda vejo a peça como aquela roupa vem confortável pra acompanhar o nosso velho e bom jeans em uma tarde fria. E vocês ?

19 de abr. de 2014

Berinjela no look

Não é sobre legumes o post rs, é sobre a cor berinjela como forte tendência para o inverno, um retorno já que em 2012 também esteve presente na cartela de cores para os meses frios. O tom mais forte do roxo é uma aposta pra usar junto com outras cores e também sozinho.

Fonte: mdemulher.abril.com.br
Linda opção de cor, não acham ? Se usar a cor sozinha parecer muito forte, experimentem acrescentar acessórios bege ou caramelo. Ou combinar com tons neutros como cinza (claro e chumbo), bege, caramelo e claro o preto. 

Se essa cor não é exatamente aquela que vocês querem  investir em roupas, podem acrescentar um acessório do tom no seu look: bolsa, sapato ou até mesmo um lenço.



E é claro que teremos várias marcas de esmaltes com o tom.

16 de abr. de 2014

Ankle Strap ?!

Você sabe o que significam essas palavras ? Ankle strap é aquele modelo de sapato que possui tiras presas na altura do tornozelo (se vocês pedirem assim na loja também vale rsrs) e estarão presentes na temporada outono/inverno 2014, em saltos finos, anabela, modelos mais abertos, mais fechados e nas mais diferentes texturas e detalhes.

Fonte: cgn.uol.com.br
Fonte: blogs.odiario.com
Enquanto não esfria de verdade para o reinado das botas, dá pra usar o modelo ankle strap em produções bem femininas. Saias e vestidos são ótimos pois o sapato tem que aparecer, mas se preferir usar com calças, escolha os modelos um pouco mais curtos que mostrem o tornozelo.

Scarpin da Arezzo

Fonte: latifundiojeans.blogspot.com

13 de abr. de 2014

Para quando viajar aos EUA...

... é bom levar anotado o número de roupa ou sapato correspondente ao nosso, pra não perder tempo em descobrir qual o tamanho daquela calça jeans equivalente ao nosso 40. Vai facilitar muito na hora das compras ! As medidas abaixo servem apenas como referência, pois não há uma tabela oficial. Nada como provar mais de um tamanho pra ter certeza.

Fonte: exame.abril.com.br
Roupas infantis


USA    BRA

2-3          2
4-5          4
6-6x        6
7-8          8
10          10
12          12
14          14

Calçados infantis



    US      BRA

       9         24-25
    10          26
    11          27
    12          29
    13          30
    13 1/2    31


Roupas femininas


US       BRA

   4             34
   6             36
   8             38
 10             40
 12             42
 14             44
 16             46

   Calçados femininos


US       BRA

   6             34
   6 1/2       35
   7 1/2       36
   8 1/2       37
   9             38
   9 1/2       39

Ternos masculinos


US      BRA

   36          46
   38           -
   40          48
   42           -
   44          50
   46          52
   48          54

Camisas masculinas


US      BRA

   15          37
   15 1/2    39
   16          40
   16 1/2    41
   17          42
   17 1/2    43
   18          44

   Sapatos masculinos



  US      BRA

    8            39
    8 1/2      40
    9            41
   10 1/2     42
   11 1/2     43
   12 1/2     44
   13           45
   

9 de abr. de 2014

Frio combina com... botas

Esperando pelo frio e com aquela vontade de tirar a bota do armário ? Ainda faz calor, pelo menos em São Paulo... o frio vem, só não sei quando rsrs. Quando ele chegar, a bota vai ser uma das nossas melhores amigas, sem dúvida nenhuma. Quer investir em um modelo novo ? Vejam algumas das apostas dos fabricantes.


Bota folk ou com franjas

Fonte: MercadoLivre.com.br
Bota tratorada (quem lembra ??? eu tive uma que já foi doada faz tempo !)

Fonte: lojas Renner
Os dois modelos vão bem em looks bem informais e prometem esquentar os pézinhos... se for seu estilo, invista !

6 de abr. de 2014

SPFW Verão 2015 - resumo

No dia 31.03 rolou em São Paulo o SPFW Verão 2015. Dessa vez o post vai ser mais resumido, como são muitos desfiles selecionei o que tem jeito de "moda pra usar", seja moda para o dia a dia, seja para uma festa.

Animale - inspiração nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
Tufi Duek e os balneários de luxo de Miami, nos anos 50 e 60.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira

O desfile feminino de Alexandre Herchcovitch e a inspiração na atriz Marylin Monroe.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
A mineira Patricia Motta e a feminilidade da mulher ao se vestir.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
Vitorino Campos e uma proposta mais moderna.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
Estréia da estilista Giuliana Romanno e a inspiração que veio de Paraty (RJ) e sua arquitetura.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
Triton e a inspiração que veio de Positano, Itália. A modelo russa Irina Shayk, namorada do jogador português Cristiano (miau) Ronaldo participou do desfile (a da direita).

Fonte: www.namoradeira.com.br
Pat Pat´s - estréia da estilista Andrea Vieira, filha da também estilista Patricia Vieira. Inspiração com leveza e "endless summer".

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
Estréia também de Lilly Sarti e a inspiração no Ano Chinês do Cavalo.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
O desfile da Colcci trouxe Gisele Bündchen às passarelas e mostrou um jeanswear e alfaiataria. 

Fonte: www.revistalofficiel.com.br. Foto: Marcio Madeira
Pedro Lourenço com cintura marcada e um pé no futuro.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
A marca Lolitta da estilista Lolitta Zurita e um tricô bem chique.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
O estilista Wagner Kallieno fez sua estréia com inspiração no sol da cidade de Natal, de onde veio.

Fonte: GNT. Foto: Tricia Vieira
E por último, Samuel Cirnansck e seus vestidos, desta vez inspirados na mulher independente.

Fonte: GNT. Fotos: Tricia Vieira
Como vocês viram nas fotos, sempre tem uma idéia pra tirar: uma saia longa, um vestidinho preto, uma cor diferente. Com esse outono quente no início dá pra usar alguma coisa já !

3 de abr. de 2014

Copiando moda

Já repararam que a moda é bastante copiada, em todos os lugares ? Lojas caras, de comércio popular e grandes magazines. Como isso se alastra rsrsrs ?

Fonte: leonizemaurilio.fashionbubbles.com
 A vitrine acima é um exemplo: basta a moda da vez ter estampa "animal print" que todas as lojas mostrarão isso. Depois de umas 10 lojas o olho já cansou rsrsrs. Começando a falar dos lojistas da região do Brás e principalmente do Bom Retiro aqui em São Paulo, eles copiam moda com uma velocidade espantosa. Alguém assiste a um desfile pela TV ou pela internet e pega a idéia, aquela blusa da atriz da novela das 9 agrada e de repente, aparece nas vitrines na semana seguinte. Não deixa de ser a parte democrática da coisa, afinal um grande número de pessoas se interessou pelo modelo/cor.

E "roubar uma idéia" rsrs ? Brincadeira, é buscar inspiração. Isso acontece no mundo da moda assim: os desfiles mais importantes acontecem entre Paris, Milão e em Nova York. As grandes lojas mandam alguém para assistir a esses desfiles. Essa pessoa tem faro pra perceber o que vai pegar ou não dentro na nossa realidade. Vamos supor que ele(a) veja esse vestido da grife Chanel:

Fonte: famaandmoda.blogspot.com
Pela marca já sabe que é caro, o tecido é nobre, o recorte na cintura é de outro tecido mais caro e só foi mostrado nessa cor.

Mas esse comprador achou interessante o corte do vestido, e volta com essa sugestão na volta da viagem. A marca daqui faz beem parecido, mas produz em um tecido mais barato, no lugar do detalhe da cintura faz um drapeado com o próprio tecido da peça e aproveita a onda cores clarinhas e lança em lilás, rosa e verde. Pronto: copiado mas adaptado !

Essas pessoas que viajam já estão acostumadas a bater o olho e saber o que tem a ver com nosso clima, nosso dia a dia e também tem que buscar idéias de acordo com a proposta da loja. A questão de que tecido usar e a presença de detalhes em outras texturas também conta na hora de produzir uma peça mais em conta, afinal a loja não quer vender só um, quer vender vários. 

Mais uma curiosidade do mundinho fashion.

2 de abr. de 2014

Como surge uma moda ?

Aproveitando que já começou a temporada de desfiles Primavera/Verão 2015 do São Paulo Fashion Week (e vamos falar disso depois com várias fotos !) muitos ficam se perguntando de onde veio aquela cor, aquele comprimento de saia, de onde veio a tal moda do momento ?

A moda do colete. Fonte: www.cliquebeleza.net
A "modinha" como se chama carinhosamente o que inunda as vitrines tem começo, meio e fim. E pode voltar - sempre ouvimos: "já foi moda em tal ano". Começa lá atrás com o designer de moda, figurinista ou um consumidor muito antenado e ligado no assunto criando/usando algo novo. Aparece em pequenas quantidades. Pode ser uma peça, uma cor, um tecido específico em um vestido, por exemplo.

Um pequeno grupo que tem consciência de moda e é formado por líderes de opinião adota o modismo - uma atriz famosa, uma pessoa da sociedade que aparece em revistas, uma consultora de moda, etc. E assim vai ser adotado por um número maior de pessoas ligadas à esse grupinho selecionado. Nesse ponto a indústria já se ligou e começa a produzir a peça em uma escala maior.

Costanza Pascolato: pessoa influente no mundo da moda. Fonte: lulacerda.ig.com.br
As pessoas " adotam" a moda: saia longa, blusa laranja, calça jeans com a barra virada. Só dá isso nas vitrines. Por isso mesmo depois de um certo tempo se torna popular e comum. A fabricação é em massa.


Uma nova moda surge e os consumidores começam a substituir aquelas peças por outras. É um novo ciclo. e assim sucessivamente.

Desvendando o mundinho fashion... depois contamos mais !