24 de fev. de 2014

Novelas e a moda

Olá pessoal, esse blog não é muito noveleiro rsrsrs mas ultimamente tenho vontade de postar algo a respeito de novelas. Não, não vou contar os próximos capítulos, mas sim comentar sobre a influência desse tipo de programa na moda.

Giovanna Antonelli em "Salve Jorge" -  fonte: pigmentof.com. Nunca se viu tanta pantalona e camisas com animal print nas lojas.
Moda é algo que surge, começa a ser usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, declina e termina. Nada impede que a moda de hoje volte daqui a alguns anos. Por isso a moda mostrada nas novelas nada mais é do que... moda. Algo passageiro que vai durar apenas a quantidade de capítulos. Isso não quer dizer que sua importância seja pequena, muito pelo contrário. Uma novela marcante causa a adoção de vários comportamentos na sociedade e a busca por acessórios ou detalhes específicos: é a cor do esmalte da protagonista, a cor do batom de outra atriz, um corte e tintura de cabelo, uma frase engraçada de um personagem. Revistas de moda aproveitam o período e chamam a protagonista para ser a capa, mostram o visual mais pedido, os detalhes de figurino de cada personagem. Abaixo algumas novelas que causaram em usos, costumes e.. moda!

Dancing Days - exibida entre 1978 e 1979. Essa novela virou até tema de reportagem em revista americana (Newsweek), destacando a influência que exerceu nos telespectadores. Com várias cenas em discotecas, a febre mesmo foi o uso de meias coloridas de lurex com salto alto. Músicas da década de 70 faziam sucesso na trilha sonora (e dá-lhe muitos discos vendidos - pois é, não havia CD, DVD...).

Fonte: nandies.wordpress.com
Roque Santeiro - exibida entre 1985 e 1986. Não me lembro de uma novela tão assistida e comentada. A média de audiência era de 74 pontos, batendo em 100 pontos de pico e média de 95 pontos no último capítulo. E quem não se divertia com a viúva Porcina ? A maquiagem exagerada vendia batons de cores marcantes, as pulseiras e os balagandãs que ela usava se multiplicavam nas lojas de comércio popular.

Fonte: reginaduartenamoradinhadobasil.blogspot.com
O Clone - invasão de música árabe, roupas inspiradas na personagem Jade, kajal nos olhos e muito muito ouro, além da frase "Não é brinquedo não" da personagem Dona Jura. Acho que foi a novela mais influenciável de Glória Perez até hoje. Exibida entre 2001 e 2002, contava com um tema polêmico na época - a clonagem - e era uma delícia assistir e torcer pelo amor sofrido de Jade e Lucas.

Fonte: dpff.wordpress.com
Avenida Brasil - outra novela marcante, exibida em 2012. Aqui vamos destacar a moda de Carminha, na sua fase mulher rica. Tons pastéis ( e lindos) e bijoux que sumiam das lojas populares, a personagem de Adriana Esteves marcou pela elegância da fase ricaça (pelo menos do visual !).

Fonte: guiaastral.uol.com.br
E a próxima moda de novela, qual será ?

19 de fev. de 2014

Estampa Artsy

Você conhecia essa estampa ? Eu também não. Artsy é a estampa que lembra pinceladas de tinta ou ainda figuras abstratas, como um quadro. São vibrantes e coloridas.

Fonte: blogmodait.blogspot.com
A dica é a mesma para outras estampas: para quem está acima do peso, prefira as padronagens com fundo preto ou azul-marinho, elas disfarçam as medidas.

Fonte: itskika.wordpress.com
Nos acessórios, se optar por um deles com estampas artsy, deixe o restante neutro.

Fonte: www.modaetica.com.br

18 de fev. de 2014

Você sabia que...

... listras são ideais para compor looks casuais. O ponto negativo é que elas podem aumentar a silhueta, então a dica é usar a estampa em modelos mais soltinhos que não marquem o corpo.

Fonte: www.vestidoscurto.com.br
... bolsas grandes não são indicadas para baixinhas, pois achatam a silhueta. Os tamanhos mais indicados são médios e pequenos.

Fonte: blog.lacibaruffi.com.br
... que o cinto que não está firme no lugar ou deslocado pode dar a impressão de barriga saliente. Bem usado, ele define a cintura e afina a silhueta.

Fonte: expedientedamoda.com
... que a calça em tons claros destaca bastante a região dos quadris e pernas. Os modelos mais soltinhos e elegantes são os mais indicados, assim como combinar com blusas ou camisas mais longas.

Fonte: cabecinhademelo.blogspot.com

16 de fev. de 2014

Formulário de contato

Olá,
quer postar um comentário através dos posts e não consegue ? Quer fazer uma sugestão, comentário ou tirar alguma dúvida sobre moda ? Quer ver algum assunto favorito publicado ? Acesse o blog, cantinho direito, logo abaixo da fotinho da Audrey Hepburn e deixe seu recado através do formulário. Vamos tornar esse blog mais participativo e sua opinião é muito importante !

Aguardo vocês !
Elaine


Praia e crochê combinam ?

Fiquei de férias nas duas últimas semanas e durante esse período fui conhecer a pousada da minha prima de 3o. grau (mas que me trata como prima direta, uma fofa !) em Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo. A vó dela, que é irmã da minha avó materna já foi também pra lá e assim como eu aprovou o lugar maravilhoso. Sei que a tia Maria ficou lá num cantinho bem lindo com vista para o riachinho que passa nos fundos da pousada fazendo seu crochê nota 10. E estando na praia não pude deixar de imaginar alguns biquínis de crochê lindos.



Os modelos podem ser de uma cor só e aí são coordenados com acessórios estampados, e se preferir um modelo estampado, é só mudar os acessórios para cores neutras. As saídas de praia mais indicadas são do tipo bata ou camisas de tecidos leves, pra meio que mostrar o tipo de biquíni que está usando. E por que não adotar uma saída de praia também em crochê ? Ah tia Maria, deixa a mulherada descobrir o seu capricho em trabalhos manuais rsrsrs.

Fonte: produto.mercadolivre.com.br
Fonte: www.fashionbubbles.com
Fonte: www.coatscrafts.com.br

8 de fev. de 2014

Oversized

Oversized quer dizer tamanho muito grande. Mas também pode ser usado para designar roupas um pouco mais largas, de corte reto, que não estejam grudadas no corpo, mas sim um pouco afastadas dele. Ou seja, são peças mais amplas.

Desfile da Cori. Fonte: siteits.wordpress.com
O legal dessas peças é que se encaixam perfeitamente no ambiente profissional, podendo fazer um contraste com peças mais ajustadas.

Fonte: revistamarieclaire.globo.com

Fonte: www.blognathaliafreitas.blogspot.com
Fonte: www.iguatemiportoalegre.com.br

4 de fev. de 2014

Por dentro do grunge

Ainda torramos literalmente nesse verão com temperaturas lá em cima, mas a moda outono-inverno já começa a aparecer mesmo que timidamente nas grandes redes de varejo como Renner, C&A e Riachuelo. O que parece ser uma tendência é a moda grunge. Mas o que é exatamente isso ?

Fonte: soumulher.pt

O movimento grunge surgiu no final dos anos 80 e marcou os anos 90. Também é conhecido como " o som de Seatle" pois foi nessa cidade americana que ele se firmou e ganhou o mundo. Pensar em grunge é automaticamente relacionar com a banda Nirvana, que após o lançamento do álbum "Nevermind" colocou o movimento grunge definitivamente nos holofotes e virou referência de comportamento e moda. E o que era essa moda ? Basicamente jeans rasgados, camisa de flanela xadrez e tênis All Star. Pegando carona nesses itens, teremos a moda com cara de arrumadinha para a próxima estação. Vamos conferir daqui a alguns meses.

Fonte: www.podagaita.com

2 de fev. de 2014

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ? ....Jil Sander

Você gosta do "menos é mais" na moda ? Peças básicas fazem sua cabeça na hora de se vestir ? A grife Jil Sander faz isso há 40 anos com peças simples, de qualidade e estilo.
Jil, alemã, se formou em Engenharia Têxtil em 1963. A paixão por moda a levou a começar a vender roupas que fazia em uma pequena loja na cidade de Hamburgo, apostando nos looks de uma cor só (monocromáticos). Estabelecida como estilista, levou seu ateliê para a Itália e seu 1o. desfile em Milão aconteceu em 1973. As cores que sempre surgem em suas coleções são o azul-marinho, cinza, preto e branco. As peças tem corte reto e preciso. Nos anos 1980, seus casacos fizeram muito sucesso pela qualidade dos tecidos e pela modelagem.

 Expandiu suas lojas nas principais capitais da moda no início dos anos 90, quando também começou a fazer sucesso com os acessórios: bolsas, sapatos e cintos com poucos detalhes e aplicações. Como nessa década estava em alta o estilo clean e minimalista - menos é mais - com formas retas e cores neutras, Jil Sander virou referência para outros estilistas. A marca foi vendida para o grupo Prada em 1999 e Jil se afastou da direção criativa. Mas ela retornou em 2012 como estilista da marca e seu estilo continuou chique e atual, com peças fáceis de usar e com um toque de cor para ficar mais descontraído.

Desfile Inverno 2011. Fonte: www.modismonet.com
Desfile Verão 2012. Fonte: ffw.com.br
Fonte: msn.lilianpacce.com.br