31 de out. de 2013

SPFW Inverno 2014 - parte I

E vamos começar com a cobertura do SPFW rsrsrs olha só como esse blog está ! Mas não é legal ler um post e já ficar por dentro das novidades e tendências para o inverno 2014 ? Se bem que poderia ser agora, a estação fria não deixa São Paulo...Olhem só que foto bonita, é o local da maioria dos desfiles no Parque Villa Lobos. Pena que o céu estava assim acanhado, cinza, imaginem um dia de sol.

Foto de Elisa Mendes

O 1o. desfile foi da marca carioca Animale. Para o inverno 2014, a grife se inspirou em povos antigos da Grã-Bretanha, como os celtas e também algo mais moderno como punks e góticos. Estampas inspiradas em tatuagens antigas, modelagem mais solta nas peças e calças com boca mais larga (será que continuam mesmo ? acho muito chique). Apresentou a coleção com predominância das cores preto, caramelo, vermelho puxando para o vinho e o verde.

Couro nunca falta e renda é chique também no inverno. Foto de Tricia Vieira

A marca UMA fez algo bem diferente: em vez de modelos,trouxe 24 bailarinos à passarela - todos da São Paulo Companhia de Dança e mostrou um desfile cheio de coreografias. A inspiração veio do cotidiano e das ruas então o resultado foi algo confortável e prático, mostrando liberdade de movimentos. Nada além de preto, cinza, azul e branco - achei bem cara de quero ficar em casa sem fazer nada e tá frio, não é ?

Fotos de Tricia Vieira

O desfile de Tufi Duek teve a participação da modelo Isabeli Fontana e se inspirou na África sofisticada - peças longas com estampas geométricas, lembrando pinturas tribais. Se parece mais com um outono suave do que um inverno pesado - e pelo Brasil há regiões que nem tem frio. Também mostrou vestidos mais curtos e blusinhas mais justas.

Fotos de Tricia Vieira

Olha a Copa do Mundo - a Osklen mostrou o universo do futebol, onde todas as peças lembravam esse esporte nas estampas e texturas. As cores predominantes foram vermelho, verde, preto, branco e amarelo.

Muitas marcas vão se inspirar no mundo esportivo até o ano que vem. Fotos de Tricia Vieira

Alexandre Herchcovitch abriu o 2o. dia de desfiles mas em outro local. O cenário foi dentro da cúpula do Theatro Municipal de São Paulo (sabiam que se escreve assim mesmo com Th ?) ao som do Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro. Ele mostrou peças de alfaiataria mais soltas e outras mais ajustadas, cores claras como rosa, bege e branco o lado de preto e magenta, tecidos leves x tecidos pesados.

Fotos de Tricia Vieira

A Aquacstudio só desfilava no Fashion Rio e há 2 anos mostra sua coleção no SPFW. Este ano, apresentou uma linha sofisticada, inspirada na atriz alemã Marlene Dietrich (se não a 1a. foi uma das a aparecer de terninho - calça e blazer - numa época em que as mulheres só usavam saias e vestidos). Vestidos com capas, boleros (lembrando os anos 40), muito preto, algum cinza e vermelho também na passarela.

Fotos de Tricia Vieira

Tem muito desfile ainda, e eu nem terminei o 2o. dia... mas 5 desfiles por post acho que não cansa ninguém rs. Vou comentar o que eu mais gostei das grifes acima: das cores da Animale e da calça com boca mais larga, das peça mais leves da Tufi Duek e do ar feminino da Aquacstudio. Também curti as cores mais claras do Alexandre Herchcovitch.

29 de out. de 2013

Vazados, aposte nessa

Não se preocupem, não é nada que ficou aberto sem tampa e sim dos detalhes vazados das roupas e acessórios. Já apareceram no ano passado (até falamos de sapatos vazados aqui no blog) e estão aí para deixar o verão mais fresquinho (se esse frio fora de época deixar, por favor rs !)

Fonte: palpitedebeleza.blogspot.com

Esse efeito é graças ao corte a laser. Blusas, jaquetas, blazers, sapatos e bolsas ficam com um ar leve, bem fresquinho, tudo a ver com o calor.

Fonte: tendenciasdamodafeminina.com.br

Usar uma blusa ou jaquetinha vazada com um top da mesma cor por baixo é o que a gente mais vê, mas por que não variar e combinar cores ou criar contrastes ? Fica lindo. Olha o vestido abaixo, ele com o elemento vazado já é tudo.

Fonte: smallpotion.com.br

27 de out. de 2013

Curiosidades sobre a SPFW

No próximo dia 28 de outubro começa a temporada de desfiles da São Paulo Fashion Week, mais conhecida pela sigla SPFW. Grandes marcas, modelos e um público que respira moda se mobilizam para ver e serem vistos nas tendências para o inverno 2014 (é isso mesmo, porque o verão que teremos já foi mostrado lá atrás). Pela programação oficial, os desfiles acontecerão no Theatro Municipal, no Centro, na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e no anfiteatro do Parque Villa Lobos. A SPFW já teve outros nomes, confira essa e outras curiosidades sobre o maior evento de moda do país:


17 anos acontecem os desfiles em São Paulo. Antes de se chamar SPFW, o evento era conhecido como Phytoervas Fashion e depois Morumbi Fashion. No dia 28 acontece a 36a. edição dos desfiles.

Muitas marcas convidam, além das modelos, pessoas famosas para o seu dia de modelo. Algumas celebridades que já desfilaram: a atriz Vera Fischer, pela Forum em 1997, o chef Alex Atala pela Ricardo Almeida em 2005, a cantora Ivete Sangalo pela Neon em 2007 e o ator americano Ashton Kutcher ( o famoso ex-Demy Moore) pela Colcci em 2011.

Fonte: estilo.uol.com.br

O estilista Alexandre Herchcovitch desfilou em todas as semanas de moda desde 1997.

Em média, 350 modelos desfilam por semana.

Em 1997, 1.200 pessoas passaram por essa edição de desfiles. Em junho de 2008, foram 200.000 pessoas.

A média de jornalistas brasileiros e estrangeiros que se cadastram para cobrir essa semana de moda é de 2.100.

Essa é curiosa, já que as modelos parecem viver de alface e água. Em junho de 2012, o McDonald´s fez a comida de backstages da semana de moda (backstage é tudo o que fica por trás dos holofotes: maquiadores, cabeleleiros, camareiras). Mas tenho certeza de que as modelos não aderiram ao fast food rs.

Fonte: inesjunqueira.com

Nas duas horas que antecedem os desfiles, são consumidas no backstage, em média, 5kg de balinhas jujuba.

O blog Moda é, Estilo será mostrará o resumo dos desfiles pra vocês. Fiquem ligados !

23 de out. de 2013

Mulheres, o que vestir para cada convite ?

Um casamento, uma formatura, um convite inesperado (oba !), uma celebração importante, um aniversário bacana...o que vestir ?


Se vocês pensaram no pretinho básico pra tudo - ok ele funciona - mas cada ocasião, convite e horário pede uma roupa mais chique aqui, um brilho lá e a gente acerta no look só prestando atenção em alguns detalhes. Nem sempre receberemos um convite impresso para festas ( a não ser casamentos ou formaturas) então o bom e velho código de vestir aparece para nos ajudar com a melhor roupa.

Se o convite pede:...

Traje black-tie: eventos como bailes de formatura, casamentos (quando você é a madrinha) e outros eventos onde a palava gala aparece, pedem uma produção mais luxuosa. Poderemos abusar de brilhos, jóias e transparências e optar por tecidos mais nobres, como veludo, tafetá e seda. Vestidos longos são uma aposta certa !

Criações do estilista Valentino. Fonte: blogdadhayrah.blogspot.com

Traje social: é quando vamos a casamentos como convidadas, jantares especiais (aqueles para impressionar certo ?), podemos continuar chiques e usar vestidos mais curtos. Tecidos finos como seda e renda são ótimos. Um brinco ou colar poderoso e saltos altos e finos complementam o look.

Fonte: estiloconsultoria.blogspot.com

Traje passeio: parece linguagem antiga rs, nada mais é do que o que gente usa para ir ao teatro ou um jantar mais descontraído com amigos. O look não é tão extravagante, nem pede brilhos exagerados e saltos altíssimos. Quem gosta de saias pode usar um vestido mais simples ou duas peças, mas hoje em dia se vê muito o bom e velho jeans, que aqui vai ser aquela calça jeans mais nova que a gente tem.

Fonte: blogdajuthome.blogspot.com

Traje esporte: não confundir com a academia e usar malhas ou peças muito justas. É aquele look de almoço de domingo fora, baladas ou festinhas de dia, se bem que aqui ainda vai se usar o bom e velho jeans, concordam ? Pra quem quer usar uma roupa diferente disso e continuar chique, uma calça diferente do jeans ou sarja, macacão, saltos mais pesados.

Fonte: expedientedamoda.blogspot.com

Todos os looks ficarão perfeitos com maquiagem bem feita (e mais caprichada de acordo com a ocasião) e cabelos arrumados, soltos ou presos.

20 de out. de 2013

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ? ....Cacharel

Quando criança, cacharrel pra mim era blusa de frio com gola alta. Quando adulta, foi a marca do primeiro perfume importado que comprei (Anais Anais de Cacharel, assim com 1 erre só) na extinta loja Mesbla (meu Deus, quem lembra disso rsrs ?). Depois de estudar um pouco de moda, Cacharel é uma grife francesa que além do perfume comentado mostra uma coleção sempre elegante e delicada, com motivos florais. Essa é a marca do post de hoje.


Tudo começou em 1958. Jean Bousquet, um assistente de alfaiate desde os 15 anos de idade, saiu da cidade de Nîmes no sul da França para abrir um ateliê em Paris. Ele começou com peças masculinas somente, mas logo se voltou à confecção feminina. Fez sucesso com as mulheres com a camisa de crepe, mais levinha e confortável.
Entre o final da década de 1960 e durante a de 1970, explorou bastante as estampas, principalmente as florais, que tinham tudo a ver com o movimento hippie da época. No mesmo período lançou perfumes e acessórios que tiveram grande sucesso. Os perfumes Amor Amor e Noa (uma delícia) também são da marca.


Nos anos seguintes a marca ficou um tanto quanto apagada, só os perfumes eram lembrados. Nos anos 2000, ressurgiu com o estilo romântico do seu criador. Atualmente, a dupla chinesa Dawei Sun e Ling Liu cuida da direção de estilo.

Semana de moda francesa 2012. Fonte: deliriosdeuma-consumista.blogspot.com

Fonte: www.abup.com.br

19 de out. de 2013

Looks que eu vi, idéias pra você

Gosto do dia em que eu vejo idéias legais pra compor um novo look. Às vezes é um detalhe apenas de um combinação já conhecida, outras vezes um jeito diferente de usar uma peça que nem nos passou pela cabeça. Trabalhando em um prédio cheio de empresas e saindo à rua pra almoçar, sempre algo surpreende. Essa semana foi assim ! O 1o. look era bem básico e comum: calça jeans e camisa branca, sem detalhes. O toque de cor ficou por conta do sapato - de salto e pink. Fiquei imaginando uma outra cor de sapato: verde, laranja, azul turquesa. E descobri um novo jeito de usar esse sempre bom e velho look clássico. Ah, nenhum look foi fotografado, então eu montei os looks através do site Polyvore: http://www.polyvore.com/
O look seguinte achei chique e a gente precisa estar com tudo em dia para abusar de uma saia-lápis branca. A mulher que eu vi soube transportar essa peça para a realidade do escritório. Nem precisa dizer que o tecido da saia tem que ser mais grosso e de qualidade, do contrário fica vulgar.
E por último um look inspirado na colega da empresa, a Elisangela, que com um calça jeans flare + camisetinha básica por baixo + camisa pink (era transparente e a gente sempre usa algo por baixo pra compor um look elegante) e blazer branco montou um visual bem legal de 6a.feira. Gostei ! Lembrando que a calça flare pede sempre um salto, do contrário a barra fica arrastando no chão, já que não são muito curtas.
É só ficar atenta que as idéias para novos looks estão bem do seu lado.

14 de out. de 2013

Calças coloridas

Vocês já repararam que a moda sempre vem colorida para a primavera/verão ? Como em todos os anos, cores e estampas dão as caras em roupas e acessórios. Este ano, temos a tendência forte de calças coloridas - de uma cor só ou estampadas.

Fonte: cnsonline.com.br

Fonte: stylistglam.blogspot.com

Vocês encontrarão as calças coloridas em tecidos como sarja e piquê (mais encorpadas) ou linho (tecido lindo, molinho e chique, o único porém é que amassa muito mas esse é seu charme).

Fonte: www.carllota.com.br
As calças estampadas, que já apareceram nas últimas estações quentes, podem aparecer também em sarja ou em tecidos molinhos, soltos, como os modelos pantalona e super lindas para se coordenar com blusinhas neutras ou de um tom presente na estampa.

Fonte: mulher.uol.com.br

Não custa lembrar que estampas grandes em fundo claro evidenciam as medidas do corpo, estampas miúdas em fundo escuro diminuem. As calças mais justas e afuniladas, sejam coloridas ou estampadas já chamam a atenção pela cor, quanto mais se estiverem apertadas e ressaltarem as gordurinhas. Por isso, atenção às proporções: calças mais justas = blusinhas mais soltas e vice-versa. Ah, o modelo de calça flare(com a boca mais aberta) também aparece em tons coloridos.

Fonte: dicasnainternet.com

13 de out. de 2013

Outubro rosa

Rosa é a cor do mês de Outubro. Todos os anos, vários monumentos e prédios públicos das grandes cidades do mundo ganham iluminação cor-de-rosa. Isso é pra chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama e do seu diagnóstico precoce. Marcas famosas, como Clinique e Dudalina, lançam produtos especiais com verbas que serão revertidas para a causa, que é super importante !

Um dos modelos de camisa roda da Dudalina. Fonte: divulgação da marca

A cor é romântica por natureza e já se pensa em saias rodadas, laços e fitas. Mas saibam que o rosa em suas variações pode compor looks mais modernos, sem cair no look menininha.

Fonte: www.renatabala.com.br

Fonte: www.expedientedamoda.com

Se o rosa não faz parte do seu guarda-roupa, que tal adotar um esmalte bem bacana para ser solidária à essa conscientização ?

O importante, além de estar fashion, é se preocupar em fazer os exames necessários para essa prevenção. A mamografia antes dos 40 anos é indicada para mulheres com casos de câncer de mama na família. Cuide-se !

10 de out. de 2013

Mulher de Peito, você é ?

Acho que todas somos hoje em dia, não acham ? Mulheres que acordam cedo, vão à luta, tem 1.000 tarefas ao longo do dia e ainda querem estar bonitas e porque não bem vestidas ? Somos mulheres de peito, sem dúvida ! Mas o título do post é sobre outra coisa, isso mesmo, é sobre o tipo físico onde os seios se sobressaem mais do que o resto do corpo.


A gente sabe de alguns truques para disfarçar essa parte do corpo, como: usar decote em V, evitar blusas muito justas e de gola alta, usar blusas de alças mais largas e sutiãs com boa sustentação. Mas, e quando a peça de roupa é a camisa ? Comprar um número maior do que se usa é ter sobra de tecido em algum outro lugar. E para manter os botõezinhos fechados na altura dos seios ? Será que todas as marcas e confecções pensaram nisso ?
Fonte: mirianroza.blogspot.com

Bom, por causa de uma conversa de corredor no escritório da empresa com um colega (o Paulo) descobri o trabalho bem legal da Carolina Calazans e as camisas para mulheres de seios grandes. Vamos conhecê-la ?

Conte um pouco sobre você:
Sou arquiteta e sempre gostei muito de usar camisas, mas por ter bastante peito sempre tive certa dificuldade com o lance dos botões ficarem sempre abrindo na altura do seio. Certa vez, com raiva disso, tive a idéia de "criar camisas para mulheres de peito" e solucionar esse problema. Nessa época verifiquei que o domínio estava disponível e o comprei, isso há 3 ou 4 anos atrás.

Somente ano passado, quando sai do escritório de arquitetura em que trabalhava é que decidi me dedicar a isso. Pesquisei sobre o mercado, fornecedores, confecções. Nessa semana, dia 07.10, lancei o site www.mulherdepeito.com.br. Dá uma olhada lá! Fizemos camisas finas, trabalhamos com fios 80, 100 e 120, somente tecidos naturais, com muito zelo aos detalhes. Somos uma boutique de camisas para mulheres de seios grandes.

Você sente que hoje em dia as mulheres estão mais bem informadas e interessadas sobre moda ? Hoje em dia as mulheres são suuuuuper informadas e acredito que boa parte dessa informação toda venha da internet. Claro que o boca a boca é super forte, mas o que são os blogs senão um boca a boca virtual, não é mesmo?
Fonte: site Mulher de Peito - www.mulherdepeito.com.br
Quais as formas de divulgação do seu trabalho ?
Atendemos pessoalmente quando solicitado, em São Paulo - Capital, virtualmente temos atendimento online no chat dentro do site, além do contato@mulherdepeito.com.br e do facebook www.facebook.com/mulherdepeito, onde já estamos com 13 mil fãs. Faço pessoalmente uma dedicatória especial a cada cliente, que segue na TAG da nossa camisa.

Em quanto tempo geralmente você entrega um pedido ?
Os pedidos realizados online são empacotados em uma bela caixa assim que a compra é aprovada e a postagem ocorre em um dia.

Quais seus planos futuros para o Mulher de Peito ?
Pretendo atender a todas as necessidades que as Mulheres de Peito tem. São blusinhas, vestidos, camisas, blazers, casacos, camisolas, sutiãs, biquínis. Enfim, quero ser o clube das mulheres de peito. Onde tudo se conversa e se resolve no tocante as Mulheres de Peito.

Que recadinho fashion você daria às leitoras do blog ?
Quero dizer que nossa marca atende do tamanho 38 ao 56, somos preocupadíssimas em atender bem e oferecer um produto de ótima qualidade. A consumidora vai sentir que pagou um preço justo. Pagou realmente pelo que vale e terá o sonho realizado se conseguir se vestir bem. Nosso site tem também um blog onde colocamos sempre questões pertinentes ao nosso público, vale a pena acompanhar.

O blog deseja boa sorte à Carolina nesse projeto, não deixe de conhecer !
contato@mulherdepeito.com.br
www.facebook.com/mulherdepeito

7 de out. de 2013

Homens e a Moda - o que é mais importante

Sempre que alguém comenta que eu não posto nada para homens aqui no blog, eu atendo ao pedido rsrs. Na moda masculina onde não há grandes novidades dentro das estações com relação à peças e sim à cores e texturas, alguns pontos importantes devem ser observados quando se adquire uma roupa nova. Atenção homens, porque o assunto de hoje é com vocês !

Fonte: modamasculina.net

Experimentar uma roupa é super importante. Já vi vários homens em lojas de departamentos pegando a peça e pagando em seguida, ou falando pra mulher: "ah vou levar esse mesmo". Por que o provador masculino não tem fila rs ? Então, provar a roupa é super importante. Deixem a preguiça de lado e provem, só assim pra se ter certeza de que a roupa é do tamanho certo e é de bom caimento (vale desde o shorts até o terno).

Fonte: www.sbcoaching.com.br

Conhecer o corpo não é só pra mulheres. Homens também precisam saber o que cai melhor no seu tipo físico e como destacar as características boas e esconder as ruins (a famosa barriguinha, por exemplo).


Adaptar-se ao ambiente de trabalho vale para ambos os sexos. Imaginem um cara com um estilo roqueiro trabalhando em uma multinacional ou banco, sai camiseta preta, entra terno, camisa e gravata. Assim como para mulheres, homens também devem se vestir de acordo com a ocasião.

Fonte: liliagouveia.blogspot.com

Investir em uma roupa mais cara ? Se for pra durar bastante, a qualidade fala mais alto. Um terno é um bom exemplo: material, costuras, caimento. Pensem em quantas vezes irão usar a peça, esse exercício já vale a compra!

6 de out. de 2013

Tricô, crochê...coisas da vovó?

Claro que já lembramos das nossas avós ou aquela senhora conhecida sentada em um sofá bem confortável, com duas agulhas enormes tricotando nosso cachecol ou fazendo beiradinhas de crochê em pano de prato rsrs, com um gato se enrolando nos novelos ou linhas. Pois saibam que é grande o número de mulheres jovens que se aventuram nos trabalhos manuais e se apaixonam pelo resultado, fazendo disso até uma forma de ganhar dinheiro.


Fonte: www.pordentroemrosa.blogspot.com

Essas mulheres geralmente aprenderam a tricotar e crochetar na infância, influenciadas pelas mães ou avós e aprimoraram as técnicas quando adultas, estudando e dando aulas. Elas se inspiram em peças e cores da moda atual e o resultado acaba sendo uma peça fashion, que nada lembra as blusas de lã bem básicas, todas com o mesmo acabamento e modelos simples. Eu até aprendi dois pontos de tricô com a minha mãe, esqueci o mais difícil kkk e sei o básico até hoje, e quando adolescente não passei do tricô comprido e quadrado pra aquecer a caminha de algum gato daqui de casa. Do crochê passei longe rs.

A jovem tricoteira Cris Bertolucci. Fonte: www1.folha.uol.com.br

A tricoterapia (ou crochetaria) moderna diz que:

Se você errou o ponto e o resultado não foi o esperado, desmanche e recomece. Esse tipo de trabalho manual exige prática e inspiração - o dia em que não se está muito a fim não sai nada rs, mas o mais importante é ter sem dúvida paciência. Não parece uma terapia ?

Copiar uma receita e dar seu toque pessoal é ótimo, a peça será exclusiva sua.

Colete feito pela Cris Bertolucci. Fonte: www.tricomaiscroche.com.br.

Falando em pesquisar novidades, não é só olhar naquelas revistas em lojas de armarinho, hoje em dia há sites e comunidades exclusivos para se inspirar e trocar experiências.

Quem já fez ou faz esse tipo de trabalho sabe que contar os pontos é muito importante, por isso foco e concentração são imprescindíveis.

Quem é fã de tricô e crochê diz que a melhor parte é ver uma peça criada por você pronta !


2 de out. de 2013

O salto quadrado voltou

Os sapatos femininos tem os mais variados tipos de salto: fino, anabela, em forma de cone e por aí vai. Um tipo de salto que eu particularmente acho bem bacana é o salto quadrado e ele tem presença garantida nas coleções de primavera-verão dos fabricantes de calçados.

Fonte: www.not1.com.br

Os saltos mais grossos dão mais segurança e estabilidade ao andar, mas nem por isso são menos bonitos ou charmosos. O da foto abaixo não é lindo ?

Fonte: lojatagg.blogspot.com

Aproveitando as tendências, esse tipo de salto vem em estampas étnicas, branco e preto,cores vibrantes ou com detalhes em dourado, animal print ou tachinhas. Por que será que eu compro mais sapatos no verão rs ?
Fonte: www.blogdonaonca.com