30 de jun. de 2013

Trench Coat não é mais só bege

Sou fã da apresentadora Astrid Fontenelle. Ela tem um programa na rede GNT chamado "Chegadas e Partidas" sobre idas e vindas a partir do aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Ela sempre consegue ótimas histórias, algumas tristes, outras bem final feliz. E a partir de um modelito dela, que está em período de gravações dos novos episódios, esse post surgiu. Astrid usou um trench coat azul turquesa lindo.

Fonte: Burberry - divulgação
A cor bege é meio que uma característica marcante do trench coat, ainda mais pela marca Burberry que é de onde ele surgiu. Mas outras cores e até estampas não ficam menos charmosas nesse casaco / vestido. Como a Astrid escolheu.

Fonte: página do Facebook do programa Chegadas e Partidas

Fonte: www.sempretops.com

Fonte: www.passarelateen.com.br
Fonte: vistasedevariedades.blogspot.com
Escolha sua cor preferida e arrase !

26 de jun. de 2013

Brasileiros no trabalho - como se vestem ?

Minha prima, a Fabiana, contribuiu muito para o post de hoje. Ela encaminhou um link com uma reportagem do UOL que mostra uma pesquisa a respeito da forma como os brasileiros se vestem no trabalho. A consultoria Robert Ralf entrevistou 1.775 diretores de RH em 19 países, sendo 100 deles do Brasil. O resultado mostra que os brasileiros se vestem de maneira inadequada para trabalhar. Olhem alguns números:

Fonte: proatividade.wordpress.com
No Brasil

  • 22% dos diretores responderam que viam colegas mal vestidos com MUITA frequência
  • 54% achavam a mesma coisa com certa frequência
  • 22% acham que o estilo de se vestir influencia BASTANTE na possibilidade do profissional ser promovido, 45% acham que o estilo de se vestir influencia significativamente na  possibilidade do profissional ser promovido e 41% que influencia um pouco.
No restante do mundo

  • 9% dos diretores responderam que viam colegas mal vestidos com MUITA frequência
  • 42% achavam a mesma coisa com certa frequência
  • 50% acham que o estilo de se vestir influencia pelo menos um pouco na possibilidade do profissional ser promovido
Gostei de uma frase do gerente de marketing e vendas da Robert Half, Jorge Martins: " Quanto mais destaque você ganha no trabalho, mais observado, analisado e criticado será". Não é assim onde vocês trabalham ? Basta alguém ser promovido para um cargo de gerente e com certeza prestaremos mais atenção na sua roupa. Se for mulher então, muito mais.


Fonte: www.manequim.abril.com.br
Depois a reportagem lista várias dicas para os ambientes formais do escritório que já comentamos algumas  vezes aqui  no blog, vamos rever algumas ?

Mulheres - Pode
Camisas
Calças bem cortadas
Vestidos e saias que tenham um bom corte e comprimento adequado
Sapatos de salto alto mais grosso ou quadrado - mais confortáveis


Mulheres - Não Pode
Sandália rasteira
Legging
Decotes
Transparências - cuidado ! Um detalhe em uma peça tudo bem

Homens - Pode
Se trabalham em ambientes formais, pelo menos 5 camisas e 4 gravatas.
Camisa listrada - combinar a cor da gravata com o terno
Cores sóbrias. Camisa branca é perfeita
Termo preto é ideal para reuniões. Marinho e grafite são legais para alternar durante a semana (boa dica).

Fonte: www.lojasdeternos.com
Vejam que tem muito mais o que não pode para as mulheres rs.

Fiquei pensando nos posts que já coloquei no blog sobre dress code e roupa pra trabalhar e é claro, a gente tem que se vestir de acordo com o nosso ambiente de trabalho. As dicas acima são para o escritório, mas e para quem dá aulas ou fica na agitação da notícia para editar e colocar no ar  (não é Fabiana !) também vale a dica de que devemos nos vestir de acordo e bem, dentro do nosso campo de atuação ? Sim, e além de tudo isso, sabem o que é mais importante ? Roupas e sapatos bem cuidados, cabelo em dia (cortado, tingido ou arrumado), o mínimo de maquiagem para mulheres e unhas bem feitas. Não acham ?

Fonte: temporarystaffinginmelbourne.com

23 de jun. de 2013

Moleton não é só pra ficar em casa

Esse fim de semana friozinho em São Paulo (pelo menos hoje tá, ontem fez até um pouco de calor) e dá-lhe tirar blusinhas mais quentes do armário. Isso me fez lembrar do bom e velho moleton - ele não era o máximo no frio ? Quem não teve um conjunto como o da foto abaixo, ou uma blusa com zíper e capuz ? 


Voltando bem lá atrás, era meio que um uniforme quando eu só estudava e depois um pouco mais velha, ainda era bem legal ter um agasalho completo de moleton. Hoje ele não tem mais cara de atividade esportiva, é um tecido quentinho que confecciona outras peças de roupa como blazers, blusas de manga comprida e até vestidos e saias. Uma peça compõe vários looks.

Fonte: Revista Estilo

Fonte: lovemakeupstar.blogspot.com
E chegou até aos acessórios.

Fonte: moleton.net
Uma boa opção, não acham ?

18 de jun. de 2013

Meia grossa, já tem a sua ?

Os assuntos do blog são sempre de acordo com a estação, não tem jeito rs. Bom, já arrumei minhas meias mais grossas pois eu gosto de usar com saias e vestidos. Se for com uma bota melhor ainda, assim como os sapatos fechados com cara de inverno, como os mocassins por exemplo.

Fonte: www.falandodelas.com.br
Minha última aquisição foi uma meia preta fio 20 da Dantelle (ainda existe ? sim, através dos catálogos da De Millus - procure uma consultora perto de você rsrsrs), bom ela tem poás em preto também, então é algo bem discreto rs.

Mas o que são esses fios 20, 40, 80...? Quanto mais alto o número, mais fechadas são as tramas da meia e mais grossa ela é. Aquelas fininhas bem transparentes são as 15, depois vai aumentando, algumas marcas oferecem fios 60 e 70, elas podem ser totalmente lisas e opacas, com listras ou nervuras, com poás como a minha ou até em outros desenhos delicadinhos. O bom dessas meias é que fica bem mais difícil puxar o fio. Sendo assim, bem conservadas, duram bastante.


Fonte: www.olharmoderno.com
Para facilitar a minha vida, coloquei cada uma em um saquinho transparente com uma etiqueta, assim eu acho fácil a fio 40 + nova, a fio 70 canelada e a fio 80 (perfeita para dias bem frios). Gosto das pretas e das cores café e marrom. 

Vocês lembram do truque para alongar as pernas - ter a parte de baixo do corpo de uma única cor ? Dá para exercitar isso no frio, com o trio saia (ou vestido) + meia grossa + sapato, tudo em um tom só.

Fonte: stylecriativa.blogspot.com

16 de jun. de 2013

Xadrez sempre lindo

Nessa época de festas juninas, vocês devem estar às voltas com roupinhas para filhos, sobrinhos e para vocês mesmas. E como não pensar nas famosas camisas xadrez (acabei de ver fotos de festas juninas no Facebook e me inspirei rs).  Além de ter tudo a ver com a época, são ótimas para usar no frio. Dependendo da sua idade, você não usou a famosa camisa xadrez de flanela ? Saudades !

Fonte: www.justlia.com.br
Super fácil de usar: acrescente a calça jeans e botas western ou montaria e o look está pronto ! Seja para a festa junina ou para enfrentar o frio com estilo.

Fonte: capricho.abril.com.br
Para eles: dá pra compor looks bem legais. Alguma dúvida pelas fotos abaixo rs ?

Fonte: www.dicas10.com


15 de jun. de 2013

Botas, sempre botas

Hoje bateu um ventinho mais frio e amanhã tem previsão de chuva em São Paulo, justo no domingo :( ? Isso lembra que o inverno está chegando - dia 21 de junho começa.

Fonte: vocenamodamonique.blogspot.com
E nada mais quentinho do que usar botas durante a estação fria. Por mim, vou a semana toda trabalhar com elas. Modelos não faltam, sempre um ou outro mais em evidência, mas todos à disposição para montarmos nossos looks. E o que temos por aí ?

Western ou cowboy com bordados ou aplicações. Com jeans, completa bem o  look informal e fim de semana.

Fonte: www.haes.com.br
De cano baixo (ou curto) - há quem use com saias, mas ainda aposto no uso com calças por baixo. Com as calças de boca mais larga ficam show - usei ontem, com um salto quadrado.



Fonte: saltoaltomoda.blogspot.com
De cano alto com salto fino - perfeitas com saias e vestidos. Mas cuidado para não ficar desconfortável no trabalho, andando pra lá e pra cá. Vocês encontram também com o salto alto porém quadrado.



Fonte: blogsuperdivas.wordpress.com
Montaria - nunca saem de moda, um dos meus modelos favoritos ! Há algumas pessoas que torcem o nariz para o uso por fora da calça, mas não adianta, caiu no gosto das mulheres. Atentem para usar com calças mais sequinhas e que não fiquem folgadas saindo da bota.


Fonte: enycalcados.blogspot.com
Modelos para todas as preferências. Inspirem-se nos looks !

11 de jun. de 2013

Calça Flare

Uma colega do trabalho trouxe duas calças jeans pra fazer a barra, em um serviço disponível no nosso prédio e uma delas fui obrigada a comprar também - eu avisei rs - que ia atrás do mesmo modelo. E adquiri uma calça flare.
 
Fonte: www.justlia.com.br
Flare o quê ? Flare é o modelo de boca mais larga, mais discreta do que os modelos boca-de-sino da década de 70 e dos pata-de-elefante (um absurdo de barra larga rs). Não precisa entregar a idade, mas quem se lembra da série "As Panteras" ? Olha as calças boca-de-sino aqui.
 
Fonte: www.comprar-roupa.net
O legal desse modelo -  para nós de quadril largo - é que disfarça. Em cores escuras, melhor ainda. A minha, quer dizer, a minha e a da minha colega - é jeans azul escuro. Além disso, dá pra usar em outro tecido pra trabalhar, com uma camisa. Que tal ?
 
Fonte: www.poucodemuito.com.br
Fonte: inovefashion.wordpress.com
E como tem que fazer barra e eu não sei mesmo, nem minha mãe quis fazer, levei nesse serviço de costura que faz uma barra bem feita. Ah, com botas ou sapatos de salto o look fica bem legal.

Fonte: www.mulhergratis.com.br

9 de jun. de 2013

Batendo perna no Brás

Na última 6a.feira, tive um day off do trabalho (era aniversário de anos de empresa) e sem preguiça nenhuma levei minha mãe ao Brás. Fazia muuuuito tempo que eu não ia pra lá, ela então nem se fala.O dia ajudou - estava lindo pra andar.

Foto do bairro. Fonte: radar09.com.br
Minha mãe frequenta uma igreja evangélica e estava em busca de saias ou conjuntinhos de saia e blazer. Infelizmente nas lojas específicas para moda evangélica (e elas vendem muito) não tivemos sorte. A Kabene já tinha começado a liquidação (isso mesmo, liquidação de outono/inverno em pleno junho) e faltava muita numeração. Para magrinhas e magras até o número 40 ainda havia modelitos, em jeans e sarja. Na Joyaly, que é uma das mais famosas e recentemente reformou sua mega store, tinha muita coisa bonita, porém sem numeração maior e só valendo a pena a partir de 6 peças. Realmente o foco das duas lojas é o atacado.

Anúncio da Kabene. Fonte: www.modaevangelica2012.com.br

Anúncios da Joyaly. Fonte: www.mundodastribos.com
Então fomos para uma das ruas mais famosas do Brás, a Silva Teles. Como minha mãe sentiu uma certa dificuldade em decifrar o esquema das lojas, resolvi dar algumas dicas para quem não está acostumado ao esquema de compra por lá:

A maioria das lojas coloca na vitrine a informação se vende atacado ou varejo: algumas só vendem atacado. Outras colocam: Hoje varejo, principalmente às 6as.feiras e aos sábados. Outras vendem ambos, mas com preços diferenciados - nas peças da vitrine colocam etiquetas com o valor A e embaixo o valor V. Outro ponto: às vezes é só atacado com CNPJ, ou seja, só quem tem comércio registrado mesmo pode comprar nessas lojas, o que vai justificar o desconto a ser pago por eles. Em outras, dá para comprar sem CNPJ mas em uma quantidade mínima de peças. Boa dica é levar alguém com vocês, se forem comprar várias peças. Na dúvida, pergunte. Mas não se esqueçam dos dias: 6a.feira e sábado são os melhores dias para varejo, no sábado a quantidade de lojas que libera a venda de peças únicas é maior.

Loja da região do Brás. Fonte: www.umamulher.com.br
Se na vitrine da loja não tem nada, poucas peças à vista e pessoas embalando produtos na parte interna,  nem perca seu tempo, eles estão preparando pedidos para despachar e o foco é só atacado mesmo. 

Enquanto as lojas do Bom Retiro se reformularam em relação à provadores, no Brás provar roupa fica mais difícil. Nem colocar por cima é possível em muitos lugares. Uma dica para camisas: dobre no meio e coloque na frente do corpo, um  pouco acima da cintura. Depois dobre mais pra baixo e coloque sobre o quadril, se os botões abrirem um pouco melhor levar um número maior (dica de uma vendedora). Aliás, várias camisas copiando a famosa Dudalina e à preços beeem mais em conta. Pena que nem sempre pode provar :(

Não tenham preconceito de loja antiga e sem nenhum atrativo. Entramos em uma loja de coreanos que tinha tanta coisa, mais tanta coisa que fiquei impressionada. Além de conjuntinhos de saia e blazer que a minha mãe queria, tinha muitos vestidos de festa, com preços honestos e com disposição, daria pra garimpar coisas legais. Podia provar - em um provador bem improvisado. Fomos muito bem atendidas pela vendedora, uma mocinha simples que sabia onde tudo estava guardado. Aliás não esperem um atendimento loja de shopping no Brás, simpatia não é comum em todas as lojas. Também notei poucas lojas voltadas unicamente à moda masculina.

Mesmo ofuscado pelo vizinho famoso Bom Retiro, no Brás ainda vale a pena comprar. Fica a dica de que eles já estão se desfazendo do estoque de inverno, porque daqui a pouco precisarão pensar no calor. Ainda há nas vitrines muita estampa de animal, listras grandes e verticais e xadrez. Fico devendo outras ruas, como a Oriente (com grande oferta de cama, mesa e banho) e a Miller, essa também bem famosa para compras femininas. Mas vai ficar para outro post :)

5 de jun. de 2013

Mais um filme com figurino de 1a.

Filmes e moda andam bem de mãos dadas. " O Grande Gatsby" com Leonardo (miau) DiCaprio estréia nessa 6a.feira e traz toda a época festeira dos anos 1920 nos Estados Unidos (e antes da depressão de 1929).

Fonte: oglobo.globo.com
Resumindo a história, Leonardo DiCaprio é Jay Gatsby, um cara muito rico. Seu vizinho, Nick Carraway (Tobey Maguire - o Homem Aranha) é convidado para uma festança na casa dele e descobre que Gatsby é apaixonado por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan - um dos filmes que ela fez foi "Educação"). Aí ele aproxima os dois, ela está casada e... 

... mas esse blog não é sobre cinema (e poderia ser viu ? eu curto !) então o assunto é o figurino de época, com os vestidos retos, plumas, aplicações de muito brilho e linhas geométricas. Os cabelos femininos bem curtinhos e muitas jóias, um trabalho muito bom de reconstituição de época. Acho isso bem legal de fazer em filmes e séries, tem que estudar a moda e pensar em vários detalhes.

Daisy e algumas jóias. Fonte: isfashionmag.com.br
Grifes como a italiana Prada e Miu Miu em conjunto com a figurinista do filme capricharam nas roupas e a joalheria Tyffany & Co. criou os acessórios. O visual masculino também não foi esquecido - já reparam que chique ficou DiCaprio ? (ele disse em entrevista que é bem largado na vida real). 

Fonte: ouseserquemvocee.blogspot.com
Cena do filme com |Leo DiCaprio e Tobey Maguire. Fonte: omnesbrasil.com.br
 Acho que é um filme bem legal pra quem curte história da moda, não acham ?

2 de jun. de 2013

O que você sabe sobre Chanel ?

Você ouve falar que Chanel é uma marca cara - e é, que teve desfile da Chanel, que existe um perfume chamado Chanel nr. 5, que tem um sapato estilo Chanel, uma bolsa e por aí vai. Mas o que você sabe realmente dessa marca - se é moderna ou antiga, quem começou tudo isso, e o que isso tem a ver com você que gosta e curte moda ? Saiba que essa marca criou a base do guarda-roupa moderno. Fui xeretar o que se conta sobre Chanel e hoje o post vai contar um pouco da história da estilista e do estilo - porque a marca virou isso mesmo.

Coco Chanel
A estilista Coco Chanel nasceu em 1883 na França e seu nome verdadeiro era Gabrielle Bonheur Chanel. Coco era apelido. 

Chegou a Paris com 16 anos e até então não teve uma vida muito feliz, ficou orfã de mãe aos 6 anos de idade e foi criada pelas tias. Em 1910, ela abriu sua primeira loja, de chapéus, em Paris. Três anos depois, abriu a 1a. boutique e em 1915 a 2a., as duas em Paris mesmo. As suas roupas tinham algumas características, foram feitas para usar sem espartilho que era o terror das mulheres viverem apertadas, e também eram feitas com menos forro para ficarem mais leves e menos rígidas. Em 1916, começou a fazer roupas de jérsei - era um tecido mais barato e até então era usado somente em peças íntimas.

Nesse período, tudo o que Coco Chanel lançava virava moda:
  • Popularizou o famoso vestido preto - o pretinho. Até então preto era a cor do luto. Chanel tornou essa peça  chique.
  • Misturava jóias verdadeiras com bijuterias. Pegava um colar comprido de pérolas falsas e usava com três voltas no pescoço.
  • Adaptou suéteres masculinos e começou a usá-los sobre saias lisas e retas.
  • Usava calças e boinas.
  • Lançou os botões dourados em blazers, sapatos abertos e bolsas com correntes douradas.
  • Usava os cabelos sempre curtos e muitas mulheres começaram a imitá-la.
Fonte: veja.abril.com.br
Em 1929, Chanel abriu uma boutique dentro do seu salão em Paris para vender só acessórios: bolsas, cintos, lenços e bijuterias. Um ano depois, Chanel possuía fábrica de perfumes e de têxteis, tinha 2.400 empregados em 26 fábricas. Fechou seu salão em 1939 por causa da 2a. Guerra Mundial. Em 1954, com 71 anoa de idade, reabriu-o e reciclou a moda que havia mostrado antes da guerra. Faleceu em 1971 com 83 anos de idade, em Paris, sem ter se casado - mas tendo casos e namoros à vontade, renunciando a viver em moradia própria - quando se firmou como mulher de negócios, viveu em um apartamento do Hotel Ritz até o fim da vida.


Fonte: www.pontoitstore.com
E algumas coisas que ela criou tiveram tanto sucesso quanto as curiosidades a respeito:

Perfume - Chanel encomendou um perfume e recebeu algumas amostras do perfumista para testar. Estavam todas numeradas e a que ela aprovou foi a número 5. Passou a ser simplesmente Chanel nr. 5, o 1o. perfume que levou o nome de um estilista. A famosa atriz de cinema, Marylin Monroe, foi garota propaganda e dizia usar somente ele para dormir rsrsrs.
Fonte: modalicius.blogdo.net
Bolsa 2.55 - famosa, cara, diferente... quando Chanel a criou acho que não achava que seria tão valorizada. Esse número 2.55 refere-se ao mês e ao ano em que surgiu: fevereiro de 1955. Chanel colocou as alças compridas porque achava que uma mulher deveria ter as mãos livres, acrescentou correntes porque achou bonito, forrou a bolsa de marrom porque era a cor do uniforme que ela usava no colégio interno de freiras onde estudou.

Modelo 2.55
Sapatos de 2 cores - os famosos sapatos bicolores foram criados por ela como truque para disfarçar seus próprios pés, que ela achava grandes.

Chanel e sua criação. Fonte: artetropia.blogspot.com


Versão atual
Então hoje em dia, muita coisa do que usamos tem a ver com essa criação toda que começou nos anos 1920: um vestido pretinho, um sapato bicolor, um suéter com saia, não importa de que marca nem de que loja.

A marca Chanel continua ativa, participando de desfiles e mantendo, mais modernizada, a proposta da sua criadora. 

Versão moderna da grife. Fonte: noculturenofuture.blogspot.com

Desfile Chanel em 2011. Fonte: namodasempre.wordpress.com
Desfile Chanel 2013. Fonte: www.tabuleirochic.com