30 de mai. de 2013

Numeração de roupa... tem algo errado ?

Não sei se tem acontecido com vocês, mas reparei ultimamente que algo acontece com a numeração das roupas. Ah não vale falar que é porque com o tempo a gente ganha um pesinho (sim, pesinho rsrs). Mas é só reparar como de loja pra loja o tamanho difere e como algumas marcas reclassificaram os tamanhos P, M e G. Eu costumo adquirir lingerie de um catálogo que uma vizinha representa e notei que até os sutiãs mudaram, o que era M -42 agora é M-44.



Hoje no jornal Folha de São Paulo vi um artigo interessante sobre isso. Mostrou que muitas marcas nacionais mantém distância da silhueta brasileira, com medidas menores do que os tamanhos realmente teriam. Ou seja, se você usa calça manequim 44, talvez não consiga comprar uma nessas lojas. A grife americana Abercombrie & Fitch anunciou que deixará de produzir peças femininas nos tamanhos GG e XG (extra grande) porque quer associar seu nome à "gente magra e bonita". Pode isso ?

Looks da marca Abercrombie & Fitch. Fonte: www.becomegorgeous.com
Voltando ao nosso Brasil, a Folha enviou pessoas sem se identificar a mais ou menos 9  lojas em shoppings e lojas conceito de grifes e testou os tamanhos. A realidade é que, por exemplo, em 5 desses lojas foi detectado que os vestidos tamanho 42 e 44 que são os ideais para as medidas das brasileiras (a grande maioria das mulheres) tem nessas marcas 10 centímetros a menos do que o necessário para vesti-las. 

Fonte: mulherando.com.br
Aliás, as medidas das mulheres consideradas médias no Brasil (as que tem em torno de 1,61 cm de altura e usam manequim 42 ou 44) são:

Busto 97,1
Cintura 85,4
Quadril 102,1

E o que a reportagem encontrou em média nas lojas para essa numeração:

Busto 86
Cintura 75
Quadril 92

Eu que me achava baixa com 1,63 cm então sou média rs. Então não se desesperem ! Se aquela calça não fechou e é o seu manequim, isso não significa que você engordou ! 


Mas isso não é legal, não acham ? A maioria das marcas brasileiras oferecem manequim até o 46. Gente que está acima do peso e que veste manequins maiores não vai achar roupa legal - só em lojas especializadas e às vezes nem tão estilosas assim ?

Fonte: papodemulher1.blogspot.com
Bom, a maioria das marcas não respondeu à Folha depois que este jornal compilou os dados, 2 comentaram que estão revisando fabricar roupas em tamanhos maiores, algumas voltadas às calças jeans alegaram que não havia demanda por modelos maiores em suas lojas e que sobrava muito pano sem saída.

Todo mundo quer se vestir bem e seria bem interessante que as marcas prestassem mais atenção ao biotipo brasileiro, porque aqui nem todo mundo é alto, magro e com porte de modelo, é ou não é ?



28 de mai. de 2013

Frio e botas

Pensando seriamente em usar uma bota amanhã ? Eu também... frio, chuvinha, já penso no meu pé quentinho. E eu gosto muito de botas... e vocês ?

Esse ano as botas mais curtinhas estão em alta, mas não dá pra resistir aos modelos montaria - meus favoritos. Por fora da calça, com saia, ficam tão lindas ! Vamos nos inspirar ? Depois que eu postar vou pensar no meu look de amanhã rs.

Fonte: blognamoda.com
Fonte: umagotadeflor.blogspot.com
Fonte: likeanitgirl.wordpress.com

26 de mai. de 2013

O que tem por aí - vitrines

Voltando ao blog, fiquei com saudades ! Aproveitei férias pendentes pra terminar o TCC do curso de Consultoria de Imagem da EnModa (http://www.enmoda.com.br/site/home/ e bater bastante perna por aí, que é uma coisa que eu gosto muito de fazer. Entre vários cafés da tarde (hummm), curtir o sol no parque  e o TCC, conferi algumas vitrines e encontrei muita coisa legal. Vejam só o que eu vi pelas lojas:

Veludo - calça, camisas e blazers, em cores fofas como o vinho. Se vocês não tem, sugiro pensar a respeito. Veludo está presente em todo inverno e é uma opção elegante e quentinha. 

Fonte: garotabeleza.com.br
Kate Moss e sua calça de veludo. Fonte: www.aremo.com.br
Camisas, muito camisas - a moda de camisas cheias de detalhes, que fogem da cor única começou com a marca Dudalina, e agora se espalha pelas outras lojas. A Luigi Bertolli tem modelos lindíssimos, em listras, flores e em cores lisas, mas com detalhes nos punhos, gola e botões.

Fonte: apetrechos-e-cia.blogspot.com
Cardigãs, suéters - várias opções de cor, listrados, com botõezinhos, com poás (claro que adquiri um !), até com coraçõezinhos, mais compridos, mais curtinhos...sob camisas ou mesmo com blusinhas mais justas, vão alegrar os meses frios.

Fonte: cliquemoda.com

Fonte: www.perfeitamulher.com
Vale a pena vasculhar as araras das grandes lojas. Vamos nos preparar para o frio ? Acho que agora ele vem rs.

18 de mai. de 2013

Animal print com tudo

Esse blog anda devagar não acham rs ? É que eu terminei agora um curso de Consultoria de Imagem e preciso fazer o famoso TCC, como tem bastante coisa pra criar / escrever, estou deixando o blog um pouco sem atenção... sabiam que eu sinto falta dele ? Já faz parte da minha vida escrever aqui... bem, vamos dar uma atualizada agora, falando das estampas que estão em toda a parte, as animal prints (ou estampas de bicho).

Fonte: umbrilhodemenina.blogspot.com

Como esse blog quer ser democrático  - embora eu não consiga curtir essas estampas - não tem como não comentar. Onças, zebras, cobras estão presentes em várias peças de roupa, sapatos, lenços. Uma verdadeira invasão rs. Pra não falar que eu não tenho nada dessa estampa, tem um detalhezinho em um sapato, o forro de uma bolsa e do bolso de uma calça jeans e os botõezinhos de um casaquinho de veludo, tudo de onça, serve rsrs ?
Fonte: www.jobmix.com.br
Pra quem nunca usou, quer usar e não sabe onde começar, até já falamos alguma coisa aqui no blog sobre isso - veja aqui em Estampa de bicho . Que tal uma peça nessas estampas e a outra lisa (calça e blusa ou vice-versa ?). Ou um acessório - uma sapatilha, um lenço, um cinto, uma bijouteria... dá pra começar a se aventurar pelo animal print por aí. Esse tipo de estampa já tem uma carga sexy alta, usar uma maquiagem mais leve e acessórios mais delicados são pontos positivos para o look continuar elegante.

Fonte: tentandofazermoda.blogspot.com
E como não citar a delegada Helô da novela "Salve Jorge" que terminou ontem ? Ela sim uma grande usuária das estampas de bicho, às vezes bem exagerada não foi ? Vocês sabem, a famosa novela das 9 da Globo influencia a moda, a cor dos esmaltes, dos batons... e vamos falar disso em outro post !

Fonte: vilamulher.terra.com.br


13 de mai. de 2013

No clima dos anos 60

Há uma série de TV chamada Mad Men sobre uma agência de publicidade de Nova York no final dos anos 50 e começo dos anos 60. Fuma-se muito dentro dos escritórios, nos restaurantes e até na cama antes de dormir - e era assim mesmo. Intrigas e conflitos à parte - pois os publicitários da série jogam pesado - o figurino da época é perfeito.

Uma das atrizes da série. Fonte: 15minutefashion.about.com
Atualmente temos uma tendência de volta à essa época em roupas e acessórios. E o que lembra esses anos tão femininos ?
  • Óculos com armação gatinho
  • Delineador nos olhos
  • Pérolas
  • Cintos bem fininhos
  • Cardigãs com tramas e botões delicados
  • Bolsas modelo retrô
  • Laços 
  • Poás - as famosas bolinhas
  • Estampas delicadas, como flores e xadrez vichy (aquele bem quadriculadinho)
Acho que eu tenho um pé nessa época porque curto a maioria dos itens acima. Bem romântico.

Fonte: blogmodait.blogspot.com
Fonte: immagineblog.com

Fonte: patternandfashion.wordpress.com

8 de mai. de 2013

Bolsa modelo saco - direto dos anos 90

Quem estava de bolsa nos anos 90 tinha grande chance de usar um modelo saco. Eu tive mais de uma, e vocês ? Como tudo um dia volta (será mesmo rs?) ela está por aqui.

Fonte: mafuafashion.blogspot.com
Ela aparece agora até em tamanhos míni para usar em qualquer ocasião. São versáteis e práticas e se vocês tem saudades do modelo, aproveitem.

Fonte: poderosasegirlies.blogspot.com

7 de mai. de 2013

Irmão do xadrez

Com o frio não tem jeito, sempre pensamos no xadrez e suas variações. Bem no comecinho do blog eu postei as padronagens dessa estampa (ah, na moda se fala print em vez de estampa rs) - não leu ? Clique aqui:  Xadrez e suas padronagens. Nesse inverno apareceu um primo não tão distante assim dele - o quadriculado.

Fonte: gislainemascarenhas.wordpress.com
Sim, meio jogo de damas não é ? Pois é assim preto e branco que ele aparece, mas também pode aparecer em outras combinações, como preto + azul ou preto + branco + outro tom. Mas atenção: quanto maior for o quadrado, maior será o efeito volumoso na região. Na dúvida, aposte nos quadradinhos. 

Fonte: docevidafashion.com.br

6 de mai. de 2013

Inspiração japonesa

Mais ou menos em 2005, 2006 eu me lembro que foi bem moda um cinto mais largo que a gente colocava sobre uma blusa mais folgada, um vestido ou sobre uma camisa, marcando bem a cintura. Além dos cintos mesmo, havia o obi - uma faixa de tecido molinho, que era usado transpassado. Vocês se lembram dele ? Pois é, a faixa japonesa voltou. 

Fonte: nutribrazil.com
Mas qual a origem do obi ? Fui consultar meus livros de moda que não me deixam na mão rs. No livro Enciclopédia da Moda de Georgina O´Hara Callan  - Companhia das Letras, a definição é essa: " Obi é uma faixa japonesa, larga e entretelada, feita de brocado de seda e forrada em cor contrastante. Geralmente mede 35 centímetros de largura por 1,2 a 1,8 metro de comprimento. Essa faixa é enrolada em volta da cintura e amarrada num grande laço atrás. Na década de 80, foi adaptada à moda pelos estilistas japoneses que trabalham em Paris". 

O obi, junto com as roupas assimétricas, com as dobraduras e estampas florais traz a inspiração japonesa para a moda atual. 

Fonte: uniformeurbano.blogspot.com

Fonte: minhaloucaobsessao.blogspot.com

5 de mai. de 2013

Tons terrosos para o outono/inverno

Sempre que esfria, os tons terrosos aparecem com mais força. Deve ser porque eles ficam lindos em casacos e principalmente em botas, bolsas e cintos. 

Fonte: www.modait.com.br


Bolsa da marca Macadâmia. Fonte: divulgação

Bota montaria da Cesaretti. Fonte: www.passarela.com.br
Esses tons vão do nude ao marrom e as variações em tons avermelhados e alaranjados. Não faltam opções que vão combinar com suas preferências. Essa variedade toda permite também combinar com o que vocês já tem no armário :)

Look da Colcci. Fonte: garotabeleza.com.br

Todos os acessórios nesses tons. Fonte: nubiaibi.blogspot.com

4 de mai. de 2013

Véu Fashion

Vocês sabem que nos países que seguem a religião Islâmica, as mulheres tem que cobrir cabelos e braços e o véu é o item mais importante para sair às ruas. Até já falamos aqui dos desfiles que acontecem por lá no post Véu também é moda veja onde. Mas nem por isso elas usam qualquer véu ou não tem vaidade para se arrumar bem. Vaidade é vaidade, não importa muito se tem que ser limitada por religião.

Vocês lembram ? Giovanna Antonelli como Jade na novela "O Clone" 
Olhem que interessante, nessa semana aconteceu um concurso - em Chicago - USA, de criação de looks com o véu islâmico - mais conhecido como hijab. O nome do concurso foi American Hijab Design Contest e a vencedora foi uma americana - Sarah Musa. Sarah é metade palestina e metade coreana. A organizadora do evento foi a ativista americana Shaz Kaiseruddin e ela pediu aos estilistas que criassem usos e looks favoráveis ao véu, que é visto no Ocidente como uma forma opressora para as mulheres. Mas as mulheres que seguem fielmente a religião não veem dessa forma e sim com orgulho.

A estilista vencedora disse que gosta de fazer roupas práticas para que as mulheres possam sair às ruas e que para esse concurso se preocupou em dar um toque confortável e chique ao mesmo tempo às criações. Como parte da premiação, ela ganhou uma viagem à Dubai.

Fonte: www.polywore.com
Além desse concurso, a reportagem também mostrou que há outros eventos voltados para a moda nesses países como o Fashion Fighting Famine, realizado nos EUA também, desde 2007. Também há sites e blogs onde as mulheres postam seus looks com véus e comentam. Um dos blogs é da norueguesa Imaan Ali e se chama  Hijablog - clique aqui para conhecer: http://thehijablog.com/). Imaan, como mulher muçulmana, tinha dificuldades em se manter de acordo com as premissas da religião e ao mesmo tempo estar com um look estiloso. Diz que como professora de ciência política na Universidade de Michigan, EUA, coleciona elogios dos seus alunos como professora muito estilosa, mas conta porém que ao viver na Europa, foi alvo de preconceito e que não conseguia achar emprego.

Foto do blog Hijablog.

Fonte: www.lencos-e-aderecos.com
Bem, vocês viram pelas fotos que estilo não falta para essas mulheres. E eu acho a maior bobeira tratar essa opção religiosa com preconceito. Afinal, não passa pela cabeça que elas estão felizes ? Aqui perto de casa tem algumas famílias muçulmanas, as mulheres saem bem cobertas na rua, mas é só reparar nelas no comércio do bairro que estão com as unhas impecáveis das mãos e dos pés, maquiadas e com algumas pulseiras lindas na parte do braço onde dá pra ver. E quer saber, eu acho lindo o jeito como elas arrumam o véu. Novamente, moda e estilo ao alcance de todos e da maneira como podem / querem viver.

1 de mai. de 2013

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ? ....Gianni Versace

A grife italiana Gianni Versace sempre mostrou uma moda de luxo, sensualidade e cores vivas, através de supermodelos nas passarelas e também através das estrelas de Hollywood. Seu lançamento ocorreu em 1978 e uma de suas características é se inspirar em momentos históricos e culturais da Humanidade. Por isso que o estilo romano - vestidos longos, drapeados e de um ombro só  - aparecem em suas coleções.


Suas marcas registradas são vestidos justos, transparências, decotes profundos e fendas. Há quem goste de tudo isso junto rs mas o truque geral sempre será: encurtou embaixo, sem decote em cima e com decote na parte de cima, comportada embaixo. Não deixa de ser sensual, mas também não cai no apelo total.

Desfile da Grife - Primavera 2012 - fonte: www.verdadefeminina.com.br
Desfile para Verão 2013 - Fonte: modaspot.abril.com.br. Foto: Getty Images

No final dos anos 80, Versace lançou uma 2a. marca chamada Versus, cujo foco era moda jovem com calças jeans mas não deixando de ter blusas sensuais. Essa marca foi extinta em 2005 e relançada em 2009 por Donatella Versace, a irmã figura de Gianni que assumiu a empresa desde que ele morreu, em 1997.

A grife Versace é especialista em criar roupas de festa e dá preferência a materiais como o cetim, organza e a seda, que a gente já sabe são os ideais para esse tipo de roupa. Como Gianni começou a carreira fazendo figurinos chiques para óperas, ele sempre manteve o gosto por esse lado luxuoso.

Desfile da grife em Milão, em 2009. Fonte: estilo.uol.com.br
Jennifer Lopez e um modelo Versace de um ombro só - o que comentamos acima, da influência grega. Fonte:  www.roupas.com
Até quem não curte muito a proposta da grife percebe que há um marketing poderoso por trás dela. As celebridades atuais estampam suas campanhas publicitárias e nos anos 80, a marca fechava contratos com as chamadas supermodelos como Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Cindy Crawford.

O estilista em foto de 1994, entre as modelos Naomi Campbell e Christy Turlington  - fonte: www.colheradacultural.com.br