30 de out. de 2012

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ? ... Carven

A Carven é uma tradicional grife francesa e foi uma das 1as. a oferecer uma moda acessível. Sua história começa logo após a 2a. Guerra Mundial. As mulheres européias queriam peças práticas e ao mesmo tempo chiques. A francesa Carmen de Tommaso viu aí uma oportunidade e fundou então a Carven, em 1945. 
Seu objetivo, além de voltar a recuperar a moda francesa, que andava bem caidinha no pós-guerra, era também criar roupas que favorecessem mulheres baixinhas como ela (Carmen tinha apenas 1,55 de altura). Entre 1960 e 70, a estilista que ficou conhecida como Madame Carven, expandiu sua marca e projetou seu nome na moda francesa. Além de favorecer as curvas com sua modelagem, suas criações se destacavam por bordados e tecidos trabalhados, com pregas e plissados.

Entre 1970 e 80, a marca criou uma identidade própria, algumas de suas marcas registradas são: conjuntinhos, golas e punhos em evidência. Nos anos 90, Carmen se aposentou e a empresa foi vendida e reestruturada. Na época, as coleções ganharam toques irreverentes, como sobreposições e acessórios coloridos.

Semana de Moda Paris Inverno 2012. Fonte: totalsintonia.wordpress.com
Em 2009, o jovem estilista francês Guillaume Henry assumiu a direção criativa da marca e a transformou em um grande sucesso. Ele manteve características fortes como as golas e punhos destacados. Seu desafio atual  é manter a moda acessível e de bom gosto, com fôlego jovem.

Verão 2013 - semana de Moda em Paris. Fonte: harpersbazaar.com.br. Foto de Marcio Madeira
A fundadora permanece ativa, com quase 103 anos de idade (!) e desde a aposentadoria trabalha com decoração de interiores. Que bonitinha !

Fonte: decorateaccordingly.blogspot.com.br

28 de out. de 2012

Minhas impressões cariocas

Voltando aos posts depois de 2 semanas off. Recarregando as baterias, pois esse ano não paro no final do ano, como de costume. Vamos aos posts !

Bom, nessas férias quinzenais rsrs fui parar no Rio de Janeiro, visitando uma grande amiga, a Ana Paula. A Ana se mudou para lá e é naquele Rio 40 graus que ela curte a bebê ao lado do maridão. Esse post vai falar de moda (embora eu não tenha tirado fotos das pessoas...mas do closet da Ana eu tirei, ah tirei) e porque também não falar do estilo carioca de ser ? Bom, pelo menos nos dias em que fiquei por lá deu pra sentir isso e como calhou de ter um final de semana no meio, eu conto como é que eles curtem.




Lazer

Essa foto é da praia do Recreio. Fica 15 minutos do condomínio onde a Ana mora. O Recreio fica depois da Barra da Tijuca, mais ou menos 40 minutos do aeroporto Santos Dumont (se não tiver nada que atrapalhe). É bem legal por lá, nada a ver com os morros, as comunidades (favelas), com aquela idéia pré-concebida que a gente tem do Rio. Um lugar à parte, com toda a infra necessária para que, se você trabalha por lá também, nem precisa sair do bairro. 

Fazia muito tempo que eu não ia pro Rio e só conhecia até a Barra, fiquei encantada com a região.

Nem precisa dizer que a praia faz parte da vida do carioca, vi muita gente sozinha, como que ah acordei e vou tomar um solzinho. Super natural. A água é gelada mesmo e essa foto aí mostra gente na areia, mas ninguém na água. Só os surfistas. Aliás, os encontros entre amigos são marcados...na praia. Não como aqui, "ah vamos nos encontrar em tal lugar ?"  Lá é, " aparece lá no Leblon (praia) amanhã." E por aí vai.

Como eles frequentam a praia, o almoço sai tarde, não tem aquela de ir almoçar e voltar depois. Muito verde espalhado pela cidade, no caminho entre o aeroporto e a casa da Ana pude notar que o Rio cresceu em volta da natureza. E que as comunidades meio que tomam conta dos morros. As celebridades são vistas constantemente, mas não tem esse frenesi que em São Paulo acontece. A Ana estava em um restaurante e Rodrigo Lombardi (o Theo de "Salve Jorge") estava lá. Ai ai.

A moda

Todo o clima de proximidade com a praia faz da moda carioca uma coisa mais leve, colorida, à vontade. Vi muito shorts - curto mesmo - nas ruas, em uma festinha em que eles me levaram - vestidos, rasteiras. A Ana já incorporou essa informalidade no dia a dia e quando vem à São Paulo, aparece de bermuda no banco e disse que o pessoal olha rsrsrs. Bom, nessa festinha que eles me levaram tinha vestido de um ombro só,  estampados soltinhos curtos, blusinhas de alcinha tipo bata, shorts, sapatilhas e sandálias rasteiras em tons de ouro velho, douradas. Uma coisa bem legal é que eles tiram o sapato em casa, e nessa festinha de criança tinha um clima bem família, então muitas mulheres estavam sem sapato. A Ana me disse que é algo que quer dizer "fica à vontade na minha casa". Legal.

O closet

Chequei na parte que eu queria. O apartamento da Ana e do Wagner é uma graça, mas o que me deixou com a máquina fotográfica a postos foi o closet deles. Isso é que é organização ! Eu não tenho esse espaço - que pena - mas se você tem olha só essas fotos !

Aqui tem metade dele e dela (mais dela, segundo a Ana rsrsrs)



Aqui é parte dele


A parte dela


Mais em detalhes da parte da Ana



Isso porque quando eu pedi para tirar as fotos ela disse que queria dar uma melhorada... acreditam ? 

E pra fechar esse post, 2 sapatinhos pra lá de estilosos da Manu, a filhota de quase 1 aninho. Pode isso ?


E o Rio ? O Rio de Janeiro continua lindo....

14 de out. de 2012

Blog meio off nos próximos 15 dias...

... mas eu volto ! Aproveite e releia seus posts preferidos ! 

Salto alto, alto mesmo

Esse post tem cara de reflexão rsrsrs. Andando por aí nos últimos dias deu pra comprovar o que os editoriais de moda nas revistas mostram: as lojas e as mulheres estão mostrando / usando sapatos com saltos altíssimos. É tendência, é moda, vai passar, enfim, é o que temos nas vitrines em maior número. Como oposto, temos as confortáveis sapatilhas, é verdade. Mas, e para quem não gosta delas e tampouco não quer ficar nas alturas ?

Vamos transportar o salto altíssimo para a realidade. Onde você usaria ? Numa festa ? Em um casamento ? Perfeito. Um lindo sapato e alto faz parte do figurino. Agora no dia a dia. Você vai trabalhar de carro, o que já te ajuda a não andar logo cedo. Chega a hora do almoço e você andou muito no escritório - foi um dia daqueles. Agora vai encarar as calçadas super conservadas e tomar mais cuidado ainda para não pisar em falso, piso molhado... e se você vai trabalhar de transporte coletivo ? Bem, será uma aventura...

Por isso é bom saber que os fabricantes tem sim modelos alternativos em saltos de 5 a 7 cm, que são lindos, que pode ser mais confortáveis. Que não são somente de salto quadrado, podem ser em formato de cone, diferenciados, estilosos. Tenha um salto altíssimo se você curte. Mas se você não curte, tenha o sapato que o seu estilo pessoal e de vida permite. É a liberdade da moda. A seu favor.



12 de out. de 2012

A roupa e a profissão - Criativa

Você trabalha com moda, marketing, lida com publicidade e propaganda ? Seu look pode ser sim mais moderno. Hoje o foco são profissões criativas.


O que apostar ?


  • Pode misturar tendências e peças que nunca saem de moda no mesmo look.
  • Maxiacessórios em looks básicos, mas escolha um de cada vez, do contrário fica um visual poluído.
  • Bolsas coloridas. Criam um ponto de atenção.
  • Vestidos e camisas com corte geométrico.
  • Calçados pesados.

O que evitar ?


  • Tendências de moda dos pés à cabeça. Passa a imagem de que você só gosta de consumir e ostentar.
  • Peças de tecidos de caimento ruim ou molengas. Fica com cara de desleixo.
  • Jeans rasgados, lavagem manchada. Impressão de falta de cuidado.
  • Camisetas com frases divertidas. Pode ser pra você, mas e para o seu colega de trabalho ?


De uma forma geral, a gente tem que observar o nosso ambiente de trabalho e se adaptar a ele. Aqui não valem as regras da moda mas sim o dress code da empresa, seja ela formal, séria ou mais informal, liberal. E depende muito também do cargo que você ocupa e atividades que desempenha. Fica a dica preciosa de perguntar isso quando for contratada e observar muito logo nos seus primeiros dias de trabalho. E independente da sua profissão, roupas de trabalho devem ser confortáveis e práticas. E os tecidos, de qualidade, pra durar bastante.


Fonte: eworkingwomen.com

10 de out. de 2012

Decote diferente

Um decote diferente e nem por isso menos charmoso é o decote quadrado. Discreto e com cara de romântico, não parece ?

Fonte: coisasqueliugosta.blogspot.com.br
Até em vestido de noiva. Fonte: perfect-dress.jp

Com mangas fica mais discreto. Fonte: www.lightinthebox.com
Se você não é fã do decote pronunciado, uma opção legal que pode ter alças finas, largas ou manguinhas.

8 de out. de 2012

Pesquisa - Look de festa

Recentemente, uma revista de moda publicou os resultados de uma pequena enquete sobre o que as entrevistadas curtem usar na hora de se produzirem para uma festa. No final eu comento em que votaria. Escolha você também !

Fonte: www.dinet.tv
1.) Ao escolher o vestido, que estilo você prefere ?
  • 34% - sexy
  • 30% - clássico
  • 21% - romântico
  • 15% - exuberante

2.) Que cor é mais versátil ?
  • 67% - preto
  • 22% - dourado
  • 11% - vermelho
3.) Qual destas duplas deixa o look mais poderoso ?


42% - brincos compridos e cabelo preso
39% - jóias delicadas e sapato poderoso
12% - colar e cabelo solto
7% - bracelete e clutch (carteira)



4.) Você se incomoda em repetir a roupa ?
  • 93%  - Sim
  • 7%  - Não
5.) Qual o detalhe mais glamouroso em uma produção ?

47% - decote nas costas
21% - decote frontal
17%  - fenda
15%  - transparência

Penélope Cruz e um modelo lindíssimo. Fonte: www.mundodedicas.com

Agora sou eu rsrsrs:

1.) Depende da festa... fico entre o sexy (mas não periguete, um detalhe de repente) e o clássico.

2.) Preto sem dúvida ! Já usei o mesmo vestido em 2 casamentos, com uma semana de diferença entre um e outro, e os acessórios mudaram totalmente a produção.

3.) Toda festa eu acabo fazendo escova no cabelo - e gosto quando as pontas ficam viradas, enroladas. Ou então enrolar em ondas grandes. Acho cabelão solto e arrumado em festa lindo. Aqui eu votaria nas jóias delicadas e sapato poderoso.

4.) Não mesmo ! Não comentei que usei o mesmo vestido em 2 casamentos diferentes ? Aprendi que acessórios mudam tudo, não deixe de investir neles.

5.) Fico com o detalhe nas costas, sabe aquele vestido bem comportado na frente e que virando, é uma surpresa ? Melhor com cabelos presos.

6 de out. de 2012

Curiosidade: Risca-de-Giz

Você é fã de peças risca-de-giz como eu ? Tem um terninho, um blazer ou uma calça nesse tecido ? Saiba que os gângsters de N. York dos anos 1920 e 30 tinham o mesmo gosto que nós, tanto que adotaram a padronagem e a tornaram bem popular. Daí retratá-los com essas peças no cinema foi fácil. Tentem olhar na foto abaixo a calça e o paletó (só um pedacinho) debaixo do casaco...


Jhonny Deep no filme "Inimigos Públicos"
Conseguiram só notar a roupa rsrsrs ? Bom, voltando ao assunto, essa estampa que tem como característica as linhas brancas (como se fossem riscadas com o giz do alfaiate) que podem se distanciar entre si por alguns milímetros até 2 cm, está bem ligada à imagem de poder, daí ser bem cotada entre banqueiros e advogados. E não são só os homens que curtem, nós também. O mais comum é o tecido preto com riscas brancas, mas há variações em azul-marinho, bege, etc.

Terninho Dior. Fonte: www.terra.com.br

Fonte: www.posthaus.com.br
Além das riscas brancas, podemos encontrar em outras cores ou até mesmo da mesma cor da peça, como se fosse um detalhe do próprio tecido.

Peça da Cori. Fonte: www.abril.com.br

2 de out. de 2012

Década de 80... o que você sabe sobre ela ?

Ah chegamos na década da qual eu tenho saudades, apesar de todas as dificuldades e rebeldias. Pois afinal de contas eu era adolescente na década de 80 e mais do que nunca eu só queria seguir modismos (sim, entregando a minha idade afinal de contas, pois o que a gente vive faz parte da nossa história certo ?).

Pra quem não viveu ou só conhece de revistas, essa época foi bem movimentada. Muitos dizem que foi a década perdida, modismos de gosto duvidoso, mas ninguém pode deixar de admitir que foi muito influente... até hoje. 

Talvez eu fale mais dessa época pois é especial pra mim por vários motivos. Vamos lá !

Acontecia pelo mundo...

  • A mulher está cada vez mais inserida no mercado de trabalho, agora ocupando altos cargos.
  • Artistas que faziam sucesso: Madonna (absoluto, aliás desde essa época sou fã), Prince, Duran Duran (gosto d+), Michael Jackson na sua fase ainda black, B 52´s, David Bowie, George Michael, RPM (!!!) e muito mais.
  • Michael Jackson lança o álbum Thriller. Não tinha internet não. Sabe o que é esperar o clip no Fantástico e ir dormir impressionada ?
  • Início da fabricação dos computadores pessoais.
  • A Apple lança o Macintosh.
  • Fim da ditadura militar no Brasil (1985). Eleição indireta de Tancredo Neves, que não chegou a assumir o cargo.
  • Margaret Thatcher - 1a. ministra do Reino Unido.
  • Atentado contra o Papa João Paulo II.
  • A nave espacial Columbia faz seu primeiro vôo.
  • Casamento de Lady Diana com o Príncipe de Gales - evento visto por mais de 750 milhões de espectadores ao redor do mundo.
Fonte: www.redetv.com.br

... e no mundo da moda.

  • Moda unissex.
  • Homens: calças de veludo cotelê e jaquetas - bem comuns.
  • Estilistas americanos em alta: Calvin Klein e Raph Lauren - roupas de linhas mais claras e limpas, tornando-se sofisticadas.
  • Tênis modelo iate várias cores ou quadriculados.
  • Estilo New Age
  • Sopreposições
  • Polainas (usei !)
  • Calças baggy e semi-baggy (ai tinha várias)
  • Gel no cabelo
  • Ombreiras em blazers  - até em sutiãs havia ombreiras. Uma maneira da mulher parecer mais imponente e vencer no mercado de trabalho.
  • Moda cabelo - bem repicado, difícil era deixar crescer depois. 


E a contribuição para a moda de hoje ?

O blazer mais comprido, total anos 80. Fonte: www.modacomestilo.com.br
Fonte: revistaestilo.abril.com.br. Foto Agência Fotosite
Saudades de coisas, de só estudar, de pessoas :) ... tudo de bom.