30 de ago. de 2012

Verão Neon

Mais uma tendência forte para este verão: cores neon. Lembrou de algo, meio anos 80 ? Sim, dentro dessa década agitadíssima (e com uma moda estranha às vezes) houve uma fase neon. As cores cítricas começaram nas roupas de grupos como The B-52s (quem lembrar do laranja, verde e lilás vai como eu entregar a idade rsrsrs). A década de 80 merece um post sobre cada moda dentro dela. 

Fonte: www.boutiquedeluxo.com
O neon (ou fluor - de fluorescente) vem em roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios. Vale vestir tudo cítrico (claro que nas devidas proporções, como o vestido e sandália da foto à direita) ou pegar leve e escolher uma peça em tom vibrante e complementar com tons neutros. Não se esqueça de avaliar se a cor escolhida harmoniza com seu tom de pele, cabelo... tem tudo a ver !

Aqui vale a mesma dica para experimentar tendências que você não está acostumada ou não curte tanto assim: escolha um acessório - bolsa, sapato, cinto - e o tom alegre com certeza aparecerá no seu look.



Itens da coleção de verão da Arezzo.

Inspire-se... um detalhe faz toda a diferença.
Fonte: perlavita.com.br

27 de ago. de 2012

Governo francês e a moda

Quando Nicolas Sarkozy era Presidente da França, a 1a. dama, Carla Bruni, era o centro dos holofotes. Alta e magra, tudo caia bem e ainda com saltos baixos, pois o marido era um nanico rsrsrs. O atual Presidente, François Hollande tem 17 mulheres em seu gabinete. E algumas já são clicadas mostrando que a mulher francesa - ou quem vai morar lá - está sempre antenada em moda e no seu próprio estilo.

Vejam esse look da ministra da Educação e Cultura, Aurélie Filippetti. O tradicional tailleurzinho um pouco acima do joelho com sapatos abotinados e com salto grosso, para quem esperava um scarpin com salto fino. Um toque bem moderninho.

Fonte:endthelie.com
Curti esse vestido, simples mas muito charmoso. O sapato nude deu uma alongada nas pernas. Fonte: blog.doitinparis.fr

Essa é a Najat Vallaud-Belkacem (esse nome exótico vem do Marrocos, onde ela nasceu), tem 34 anos e é a porta-voz do governo. Vi algumas fotos dela e notei que ela curte um blazer, ainda mais se for marinho, que é uma peça do guarda-roupa que toda francesa tem.

Olha a blusa listrada herança de Chanel por baixo do blazer. Fonte: yagg.com
A Cécile Duflot é ministra da Habitação. Será que era casual day nesse dia  rsrsrs ? Eu gostei desse look porque tem tanta coisa nele que a gente tem no guarda-roupa: camisa branca, calça jeans, colete (ou blazer ? aqui não dá pra saber) e bolsa neutra. O charme fica por conta do trench-coat aberto. Idéias !

Fonte: www.mid-day.com


26 de ago. de 2012

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ?...Valentino

O ano era 1949 e o estilista Valentino Garavani se formava no curso de desenho de moda do Instituto Santa Marta, em Milão. Ele queria ganhar o mercado parisiense, que andava meio caído após o término da 2a. Guerra Mundial.


No ano seguinte, venceu um concurso de criação de estilismo da Associação Internacional das Lãs, na França. Essa vitória trouxe a Valentino um emprego com o estilista Jean Dessès. As influências para as novas coleções foram os figurinos de óperas e peças de teatro nas cores vermelho, preto e branco. A experiência passageira como administrador da butique do amigo Guy Laroche encorajou Valentino a largar o emprego e abrir sua própria loja. Era 1959 e a 1a. coleção trazia vestidos de passeio com caimentos leves e enviesados.

Nos anos 60, a designer britânica Mary Quant sugeria minissaias e a moda jovem ameaçava a tradição dos ateliês europeus, foi quando o estilista investiu nos desfiles de prêt-à-porter (o famoso pronto para usar). Valentino sempre esteve no foco da mídia internacional. Suas clientes era atrizes famosas como Audrey Hepburn, Sophia Lorem, Elizabeth Taylor. Suas peças mais cobiçadas eram casacos bordados e saias plissadas.

Em 1984, no 25o.aniversário de sua casa de alta-costura, Valentino recebeu um convite da então festejada editora de moda Diane Vreeland para desfilar em N. York.

Desfile Valentino na Semana de Moda de Milão - Inverno 2009. Fonte: www.vistaeveja.blog.br
A Maison Valentino foi comprada nos anos 2000 pelo conglomerado italiano Marzotto Group. O estilista se aposentou em 2008, aos 76 anos, com um desfile e ao final mostrou só vestidos vermelhos. Eram todos do mesmo modelo e o tom vivo das peças ficou conhecido como vermelho Valentino.

Fonte: dudaokajima.blogspot.com.br

Fonte: Estadao.com.br

O vermelho sempre presente nas coleções atuais. Fonte:gisele-andrade-matos.blogspot.com.br

A atriz Anne Hathaway com um modelo da marca no Oscar 2011. Fonte: www.papodemulheres.com.br

23 de ago. de 2012

Chanel - contribuição para a moda

Se madame Coco Chanel estivesse viva, no domingo passado ela faria aniversário. Uma das minhas estilistas preferidas - acho que é a preferida mesmo  - que deixou uma contribuição tão rica que até hoje você usa ou acha bonito.

Homenageando a mulher inteligente que criou um guarda-roupa simples de copiar e chique de usar:

Vestido preto  - até então o preto era cor de luto e só pra isso. O vestido preto é hoje sem dúvida a peça de roupa que mais agrada a mulher. Quem não tem pelo menos um no guarda-roupa ? Na foto Coco Chanel ajusta um vestido, muitos anos depois de tê-lo promovido à celebridade.

Fonte: ninaflores.net/modadebrecho
Colar de pérolas com muitas voltas, usado assim sobre uma blusa simples.

Fonte: olenkaclinica.com
Sapato bicolor. Chique até hoje. Cópias e mais cópias no clássico branco e preto ou bege e preto.

Fonte:  janinabernardes.wordpress.com 
Listras. Mais atual impossível. Nunca saem de moda.

Fonte: itdemode.blogspot.com.br
Casaqueto de tweed. Sempre disponível no inverno ou em uma estação mais amena.

Fonte: www.vintagefashion.com.br
Para provar que tudo se usa atualmente, na sequência a versão atualizada de tudo o que você já viu da época em que Coco Chanel criava a sua moda:

A atriz Audrey Tautou viveu Coco Chanel no cinema e aqui veste um vestido preto... Chanel. Fonte: manequim.abril.com.br
Famosas com colar de pérolas. Fonte: cheiasdeestilo.blogspot.com.br

Versão moderna da marca para o bicolor.

Camiseta listrada atualíssima. Fonte: erkviggiano.blogspot.com.br
Fonte: mundodalucy1.blogspot.com
Convencidas de que Chanel foi uma estilista com visão de futuro ?


22 de ago. de 2012

A roupa e a profissão - Executiva

Com tanta informação de moda, você fica perdida quando vai se vestir pra trabalhar ? Muitas vezes, o ambiente de trabalho e a empresa ditam as regras do seu look. Algumas profissões pedem um visual mais conservador, outras não, independente do que está na moda. A idéia desses posts é ajudá-las a encontrar um estilo que combine com o seu momento de trabalho atual. Hoje o destaque será para executivas.




Se você atua como advogada, ocupa altos cargos em empresas ou bancos, você se encaixa aqui. As peças clássicas serão as melhores escolhas para o seu dia a dia e você poderá dar um toque feminino a elas. Principalmente nos grandes escritórios de advocacia até as estagiárias seguem o dress code (em inglês, código de vestir). E se elas tiverem que acompanhar uma reunião importante com o cliente ou ir até o fórum e não estiverem vestidas de acordo ? Dica esperta: para quem começa a trabalhar ou mudou de emprego, observar é tudo.



E quais são as apostas certas para essas mulheres ?

  • Roupas com modelagens discretas: vestidos, saias, terninhos. Acha que o blazer deixa você muito séria ? Experimente com mangas 7/8, uma lapela diferente - um blazer com um toque moderno.
  • Acessórios de uso diário, como óculos e relógios, devem estar atualizados com as tendências. Estilo é uma coisa, armações antigas de óculos devem ser aposentadas. Outro acessório bem legal são anéis, maiores ou delicados, mas de destaque - aqui vale seu gosto pessoal.
  • Não precisa andar só com tons neutros dos pés à cabeça, se o ambiente permitir usar uma peça de cor vibrante combinada com esses tons vai muito bem. Ou uma bolsa, o sapato...
  • Listras e poás são bem aceitos. Poá é uma estampa clássica e nunca sai de moda.


E o que deve ser evitado ?

  • Para essas profissões, look total em tons pastéis ou excesso de babados e lacinhos traduz uma aparência infantil. Escolha a peça em tom pastel como uma camisa, por exemplo.
  • Peças muito justas ou transparentes - não combinam com o escritório.
  • Tons metalizados, brilhos e decotes. Estes nunca combinaram. São lindos para outra ocasião, longe do ambiente corporativo. Vai emendar um compromisso com o trabalho ? Leve uma blusinha extra desses materiais.


E o make ?
A maquiagem dessas mulheres é discreta, porém bem feita. A pele tem que estar bem preparada, boca hidratada com batom claro ou nude, pode usar tons mais acentuados -  prefira os de efeito mate, duram mais e ficam super discretos. Blush rosado - pêssego ou coral. Troque o olho esfumado de cores escuras por sombras em tons terrosos -  ficam lindas em todas as cores de olho. Ressaltar os pontos fortes é válido, mas com discrição. 


Esmaltes em tons amarelos, azuis e rosa-chiclete não entram aqui. Use no final de semana (ou deixe definitivamente para as adolescentes).

Ah, nem precisa lembrar que cabelos arrumados e tratados acompanham o seu look executiva.

Espero que tenham gostado ! Abaixo algumas idéias de looks pra vocês...
Logo tem mais post sobre outras profissões.

Fonte: www.achadosdamoda.com


Fonte:espacomome.blogspot.com.br
O local não é apropriado rsrsr mas o vestido da Sandra Bullock nessa cena do filme "A Proposta" é uma boa opção. Fonte: divulgação

21 de ago. de 2012

Tendências para o próximo verão - continuação

Eu já havia postado a respeito dos tons pastéis nas roupas. E agora eu conto as outras tendências para a primavera-verão. O que vem por aí: começando com babados e transparências. Romantismo à vista ! Eu gostei :)

Desfile da Iódice para SPFW Primavera/Verão 2013. Fonte: victorfrancoacessorios.blogspot.com.br


Desfile da Animale para SPFW Primavera/Verão 2013. Fonte: www.colheitaespecial.com
Se forem combinados com peças retas e lisas, serão mais atuais: uma peça bem impactante com babados ou transparente (ou os 2) e outra de corte reto e formas simples.

É bem feminino e ao mesmo tempo atual !

Ah, vamos incluir a renda também. Muito chique !

Fonte: www.guriafashion.com
Nada mais antenado do que dosar bem essas tendências: babados demais deixam o visual infantil, transparência acompanhada de um top ou blusa justinha por baixo faz toda a diferença. Renda é demais e segue também o truque do top por baixo.

Outra tendência: estampas tropicais.
Verão tem cara de estampa, tropical lembra praia, piscina, verde. A blogueira aqui tem suas preferências de estampas: poás, florzinhas e aquela que eu vou com a cara. Não sei explicar, mas sou meio enjoada para estampas, então se eu bater o olho e pensar 2 vezes, não vai dar certo rsrsrs. As estampas tropicais são alegres, divertidas. Se é o seu estilo, aproveite !

Estampas apresentadas no SPFW Verão 2013. Fonte: www.mundodastribos.com
Metalizados
Prata e dourado, que já apareceram nesse inverno, continuam. Com brilho, uma peça. As demais neutras. Do contrário vão olhar pra toda a sua roupa, menos você. E eu acho que tem cara de usar à noite mesmo.

Fonte: www.crisvallias.com.br
Esporte
Mas sem cara de academia. Tem zíper, capuz, formas mais retas e confortáveis, mas os tecidos são nobres e os materiais bem atuais. Confortáveis porém sofisticados. O short vem com tudo. 

Fonte: blog.olook.com.br

Diante de tantas novidades, do que vocês gostaram ? Eu fico com as cores pastéis do outro post, com os babados e rendas. Até usaria estampas tropicais em uma bolsa, uma sandália, não sei bem ainda, precisamos nos entender rsrsrs. Não sou muito fã de peças metalizadas mas confesso que é um diferencial, deixa um look produzido. Não faltam idéias para o nosso próximo verão, dá pra agradar todo mundo. Se vocês são resistentes à uma tendência não são obrigadas a usar, mas se quiserem aderir ao "todo mundo usa" comece com um acessório, um detalhe na roupa. Eu tentei e consegui fazer isso com a animal print (se bem que foi um detalhezinho em um sapato e botões em um casaqueto rsrsrs).

20 de ago. de 2012

Saia diferente

Vocês já devem ter visto por aí saias curtas na frente e mais compridas atrás. Acabei de ver um comercial na TV com estas saias. É a modelagem mullet.

Fonte: www.melaoamarelo.com.br

É bem irreverente e acredito que combine mais com programas informais e festas, pelo formato assimétrico. Como é mais curta na frente, pede pernas em dia pois serão o destaque. Para acompanhar, valem os sapatos de salto alto como scarpins e meia pata  - a rasteirinha da foto acima ficou bem legal.

Eu particularmente prefiro os comprimentos simétricos, sejam curtos ou longos. E vocês, já usaram, acharam legal ?


Fonte: blogmodaecia.blogspot.com.br


19 de ago. de 2012

Barriga de fora

Muitos desfiles nacionais mostraram o top curto (chamado cropped), deixando a barriga à mostra. Se levarmos em conta o calor que passamos no nosso verão, não é difícil imaginar que essa moda pega. 

Peça Verão 2013 de Maria Bonita Extra. Fonte: fashiontipsbrasil.blogspot.com
O top cropped já apareceu antes, nos anos 1950; por isso ele tem um ar retrô. Ele não é assim tão curto, é mais compridinho e deixa uma pequena faixa da barriga à mostra (acima do umbigo). 

Versão 1956 discretíssima com Audrey Hepburn. A blusa mais curta mostrando um pedacinho da barriga também será vista nesse verão. Fonte: www.gabrielleteare.com/blog

A atriz Marilyn Monroe em foto de 1951. Fonte: www.heart.co.uk

O jeito elegante de usar é ter primeiramente o abdômen em forma, sequinho. Ninguém quer expor as gordurinhas, não é mesmo ? A faixa da barriga é pequena, tanto que a peça de baixo, seja calça, saia ou shorts, tem que ter cintura alta.

Realmente só vejo essa moda para quem está beeeem em dia com a barriga. Mas nada que um casaquinho ou um blazer leve não disfarcem.

Fonte: tenhaumavidaperfeita.blogspot.com


Desfile TNG no Rio Fashion Week. Fonte: www.agrund.com

Que lindo esse look ! Vou começar a malhar de verdade pra copiar rsrsr. Fonte: belamocamakeup.blogspot.com.br

18 de ago. de 2012

Década de 70... o que você sabe sobre ela ?

Ah mas dependendo da sua idade você já sabe o que rolava nessa época não é ? Lembrou do termo hippies - sim, eles meio que dominaram os anos 70. Década de rebeldia, revolução de costumes, liberdade...

Acontecia pelo mundo...
Elvis Presley

  • Brasil tri-campeão de futebol, Copa do Mundo do México
  • Crise mundial do petróleo
  • Termina a Guerra do Vietnã
  • Brasil vive o "Milagre Econômico"
  • Os Beatles se separam
  • Morre Elvis Presley (aliás fez 35 anos em 16/08/2012)
  • Discotecas, música disco eram a cara das festas


                                                    
                                              ... e no mundo da moda.

  • A moda era romântica ou inspirada na Índia, que era o lugar onde todos queriam visitar
  • Estilo hippie virou modismo
  • A moda hippie era: calças jeans com flores bordadas, calças boca de sino, cabelos soltos e longos com flores, saias longas, camisas indianas.
  • Moda era usar qualquer coisa, desde que fosse confortável.

Editorial de moda dos anos 70. Fonte: www.papodemoda.com

Looks atuais com um ar anos 70. Fonte: capricho.abril.com.br

16 de ago. de 2012

Calça estampada vem por aí

Essa tendência vai e volta. Na minha opinião, tem cara de primavera/verão. E na próxima estação teremos tanto estampas florais como folhagens. Eu sou mais as florais :)

Algumas peças dos últimos desfiles primavera/verão. Fonte: www.nossoarmario.com/blog
Mas como toda peça de roupa, a calça estampada tem os seus truquezinhos para cair melhor no seu tipo de corpo:

  • Se você tem as pernas grossas, as estampas menores e o fundo escuro são os mais indicados.
  • Se é o contrário - pernas finas - pode abusar das estampas maiores. E aqui esse truque de chamar mais a atenção para a parte de baixo equilibra a silhueta de quem tem ombros mais largos.
  • Outra dica geral é usar a calça estampada com blusas lisas em cores neutras.

Fonte: www.esoterissima.com
 As estampas que vem por aí poderão aparecer nas variações abstrato, paisley (que é uma estampa original da Índia), tropical, lírio e liberty. Aproveitando, Liberty é uma marca inglesa que dá o nome à estampa floral miudinha. Eles abrirão um escritório em São Paulo em breve, já fecharam parceria com algumas marcas nacionais e será a 1a. vez que lançarão uma coleção de tecidos fora da Europa.


Estampa floral liberty