31 de jul. de 2012

Década de 60... o que você sabe sobre ela ?

Mais uma década, agora a de 60. Anos de rebeldia, novos estilos, novos acontecimentos.

Fonte: www.noticiaki.com
Acontecia pelo mundo...


  • A juventude predominava na cultura dos anos 60
  • Brinquedos como Autorama e Boneca Barbie
  • Beatles influenciavam as atitudes e o modo de vida dos jovens do mundo todo
  • Jovem Guarda influenciava as atitudes e o modo de vida dos jovens brasileiros
  • Homem chega à Lua (julho de 1969)
  • 1a. transmissão de TV em cores (TV Tupi - maio de 1963)
  • John Kennedy é eleito Presidente dos EUA em 1961 e assassinado em 1963, chocando o mundo

...e no mundo da moda

  • Criação da meia de nylon
  • Criação da minissaia
  • Vestido tubinho com botas de cano longo
  • Cabelos compridos e soltos
  • Brigitte Bardot ditava moda
  • Jackie Kennedy ditava moda - a 1a. dama estilosa, para sempre


28 de jul. de 2012

Uniformes fashion na Olimpíada de Londres 2012

Eventos esportivos são uma boa oportunidade para as marcas desfilarem suas criações mais informais. Na Olimpíada de Londres que começou oficialmente ontem temos alguns bons exemplos. Vejam só:

Itália
Itália lembra moda mesmo e Giorgio Armani é o estilista de grande parte das roupas dos atletas, só não assinou as peças para as provas esportivas. 

O estilista e os uniformes da delegação italiana. Fonte: ffw.com.br

Estados Unidos
As roupas de passeio são da grife Ralph Lauren. Mas sabem quem fabricou ? A China. Como a marca tem contrato com a delegação por muito tempo ainda, já anunciou que na próxima vez fará tudo internamente. Corte de gastos ?

Modelos para os americanos, nas cores da sua bandeira. Fonte: ffw.com.br
Grã-Bretanha
Stella McCartney foi a criadora de todos os uniformes do grupo. O pai cantou na abertura da Olimpíada... família requisitada rsrsrs

Fonte: blog.beyousite.com
E o Brasil ?
Usaram o paletó azul, camisa branca e echarpe azul e amarela feito com malha de algodão orgânico - descrição informada pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro. O desenho das roupas é de Eliza Conde.

Fonte: www.diariopb.com.br
Quando o evento for aqui, será que os nossos uniformes fugirão muito disso ?

26 de jul. de 2012

Tendência para o verão: total white

Ainda não é verão... mas os dias um pouco quentes demais para inverno aqui em São Paulo não dão a sensação de que ele está chegando ?

Os últimos desfiles para Primavera Verão 2012/2013 mostraram várias tendências. Uma delas é o look branco total. Mas como sair por aí luminosa sem parecer profissional da saúde, já que é a cor que eles usam até nos acessórios ?

Simples, com detalhes em tons diferentes e contrastantes. E uma boa escolha são os tons marrom e bege.

Só o cinto e o lenço amarrado no pulso (que chique !) dão uma quebrada no branco total. Fonte: lelepompeu.com.br

Que lindo esse look ! Fonte: coisasdage.blogspot.com.br

O marrom fez a diferença nesses acessórios. Fonte: www.diariodamoda.blog.br
É só apostar nos acessórios e seu look branco total ficará diferente a cada vez. Mas a gente sabe que o branco aumenta as medidas, como chegar lá pra usufruir dessa moda tão legal ? Não tem outro jeito meninas: fechar a boca e se mexer ! Vamos começar ?

24 de jul. de 2012

Moda é só supérflua ?

Muitos pensam assim. Moda não é só Paris, Milão e N. York, ou desfiles caros e luxuosos. Moda também ajuda quem precisa. Veja esse exemplo:

Durante o mês de julho, a atriz Katie Holmes visitou um lugar chamado Ruhiira, na Uganda. Uganda é um dos países mais pobres da África e se beneficia de uma ONG chamada Millennium Promise. O estilista americano Tommy Hilfiger desenhou uma coleção inspirada no trabalho dessa ONG e deu o nome de The Promise Collection. O estilista contribui para essa causa desde 2009.

As peças tem padronagens inspiradas na cultura africana e estão disponíveis no site www.tommy.com. 100% dos recursos obtidos com as vendas serão repassados à ONG. E para ajudar nessa coleção beneficente, o estilista convidou a amiga Katie Holmes para ser a embaixadora. Ela viajou para conferir de perto os futuros beneficiados com a venda das peças.


Fonte: www.millenniumpromise.tommyhilfiger.com
Em Ruhiira, após 3 anos de atuação da Millennium Promise, a colheita do milho aumentou, a desnutrição infantil diminuiu e a rede de esgotos cresceu. Antes disso, eles viviam somente da agricultura de subsistência. E o trabalho da ONG se estende por mais 10 países africanos.

Antes todos do mundo da moda tivessem essas iniciativas.

23 de jul. de 2012

Preta Gil e a moda Plus Size

A cantora Preta Gil assina a nova coleção da C&A, de modelos plus size. O nome da coleção é "Special for You" e os números vão do 46 ao 56. Dentro do conceito de moda democrática para todos, achei ótimo !

Coleção Special for You, da Preta Gil. Fonte: www.vovosanta.com.br
Segundo Preta. faltam opções de roupas tamanho GG e a parceria com a C&A vem reforçar essa necessidade de oferecer opções para todos os tipos de corpo. Achei muito legal essa iniciativa da cantora que disse em entrevista recente já ter visto vendedora olhando para ela com cara feia quando entrava em lojas e ainda não era famosa. Preta sempre foi fofinha.

A base da coleção: vestidos modelo envelope, blusas com decote V e leggings (para usar com as blusas mais soltinhas). Tudo o que favorece esse tipo físico. Vamos todas andar na moda !

22 de jul. de 2012

Hipermercados mudando para vender... moda

Já falamos aqui no blog que os hipermercados tem oferecido cada vez mais opções de roupas e acessórios. E antes de torcer o nariz para essa inovação, não custa informar que atualmente esses centros de compras respondem por 7% do faturamento de vestuário (fonte: Instituto de Estudos de Marketing Industrial). Por causa disso, grandes redes como Extra e Carrefour tem investido em projetos para criar espaços com estilo shopping center. 

Quando eu comento de torcer o nariz, é para comentar de maneira descontraída que muitas pessoas acham que por estar em um hipermercado, a roupa ofertada não tem qualidade ou não é "da moda". Nos últimos anos, estilistas brasileiros tem emprestado seu nome em desenhar coleções para esses locais, como Marcelo Sommer para a rede Extra.

Interior da loja do Extra Jaguaré. Fonte: www.portalapas.org.br
A loja do Extra Jaguaré foi o projeto piloto da rede para inovar o espaço destinado às roupas, com piso de madeira e caixa próprio. O conceito é "loja dentro da loja". Desta maneira, eles atraem o consumidor para comprar tudo num mesmo local, sem precisar de deslocar para outro centro de compras ou buscar o comércio local, próximo à sua casa.

Outros concorrentes correm com projetos semelhantes. O Carrefour testa um novo modelo de loja em 2 unidades no ABC Paulista. O Wal-Mart estuda trazer um modelo semelhante, já existente no Reino Unido.

Eu que gosto de bater uma perna em comércio de rua, confesso que quando vou à esses hipermercados, sempre dou uma conferida na seção do vestuário. 

Isso é bom pra todos, não acham ?

19 de jul. de 2012

Pesquisa sobre o jeans

Recentemente, a revista Estilo fez uma enquete em seu site www.revistaestilo.com.br sobre o jeans. Vou compartilhar com vocês os resultados que me chamaram a atenção:



1.) "Quantas calças jeans você tem no armário ?"
48% responderam que tem de 5 a 10 calças;
34% tem menos de 5 calças;
18% tem mais de 10.

2.) "Entre as lavagens, qual é a sua preferida ?"
51% - azul bruto. É aquele jeans em seu estado natural.
30% - black jeans. É elegante e ainda emagrece, você sabe.
17% - blue jeans - é o tom mais tradicional do jeans.
2% - branco. Percentual pequeno, mas sabendo usar fica lindo.

3.) "Qual modelo você acha mais versátil ?" (*)
57% - skinny
26% - flare
12% - cropped
5% - boyfriend

4.) "Você usa jeans para ir trabalhar ?"
38% - sim, com blazer.
33% - sim, com camisa de seda.
19% - sim, com jaqueta de couro.
10% - não uso, acho informal demais, só uso quando estou de folga.

E vocês, o que responderiam ?
Bem, minhas respostas seriam:

1.) de 5 a 10 calças
2.) Blue jeans. São maioria no meu armário. Outras são mais escuras e black.
3.) Flare. Mas prefiro a reta, que não estava na votação.
4.) Sim, uso com blazer, jaqueta, blusas, camisas (não se seda). Uso às 6as.feiras quando é casual day no escritório. Fim de semana então... praticamente um uniforme rsrsrs.

(*) Para a questão 3, vamos relembrar como são os modelos ?

Skinny - bem justo, boca afunilada.

Fonte: dentrodavitrine.blogspot.com.br
Flare - é justo até os joelhos quando se abre em direção à barra.


Fonte: horadediva.blogspot.com.br
Cropped - Pode ter a barra virada ou não, mas o comprimento acaba entre 10 e 15 cm antes do tornozelo.


Fonte: www.dicas10.com
Boyfriend - aquela com cara de jeans do namorado, número acima do que você usa, larguinha.


Fonte: fuloboutique.blogspot.com.br
Viram como o jeans é querido ? Todos usam e tem as suas preferências. 

Um ano de Moda é, Estilo será

Parece que foi ontem, no dia 19/07/2011, em que eu cliquei no Publicar para colocar o 1o. post no blog. Foi sobre arrumação de guarda-roupa. E um ano depois, olha eu aqui (ainda !). Muitos assuntos postados e vários ainda por vir... ou você pensava que moda era só comprar roupa ? E vamos nós para mais um ano (Amém) de muitos posts. Obrigada a vocês, porque as visitas e os comentários dão aquele incentivo.


Beijos
Elaine

16 de jul. de 2012

Tipos de veludo

Veludo é um dos tecidos da vez deste inverno. Na verdade todos os anos ele aparece mas este ano veio com mais força, desde os desfiles outono/inverno. A palavra veludo vem do latim vellutus e significa pelos em tufos. Foi criado na Índia mas começou a ser produzido em escala na Itália, entre os séculos 14 e 15.

E de repente aparecem várias texturas pra ele. Vocês conhecem todas ? Os tipos de veludo tem trama apertada e densa, com pelos e textura macia. Porém há um tecido ideal para cada tipo de roupa:

Cotelê fino - tem textura delicada e é resistente. As riscas verticais são bem próximas. Ideal para roupas infantis, bolsas e sapatos.


Fonte: www.milano.com.br

Cotelê largo - as riscas são mais espaçadas. Não possui brilho, por isso é bom para peças do dia a dia, como calças e blazers.
Fonte: letreamiche.blogspot.com.br
Liso - não tem acabamento que agregue textura. É bastante comum na moda festa, em vestidos, saias, blusas e detalhes luxuosos.

Fonte: www.grzero.com.br
Molhado - recebeu esse nome porque é o tecido que mais brilha, parece que está sempre úmido. Bom para roupas de festa e aplicação de detalhes delicados.


Fonte: trends4ladys.wordpress
Devorê - os pelos do tecido formam desenhos variados em uma base lisa. É utilizado em vestidos elaborados de noite e peças infantis.

Vestido Bebesh. 
Cristal - esse tecido é liso e fino, costuma ser feito de fibra de seda e muito usado na alta-costura e em peças mais sofisticadas, que pedem um caimento mais leve.




Fonte: www.bossame.com.br
E vocês sabem como cuidar bem das suas peças de veludo para que durem muitos anos ?
  • O tecido veludo é resistente, porém os pelos tem que ser cuidados para ficarem sempre fofos. A peça de roupa deverá ser lavada do avesso, à mão e com sabonete neutro. Deverão secar à sombra e depois ficar em um cabide grosso, pois como é um tecido pesado, em cabides finos o veludo deforma.  Vestidos de festa vão direto à lavanderia. E para guardar as peças de festa, vire do avesso. Durarão mais.
  • Na hora de passar, deixe o ferro habilitado para a opção vapor e use um pano por cima da peça. Com o ferro, alise o modelo de cima para baixo, sempre na direção em que os pelos nascem.
Cuidar bem de roupa também é estilo.

14 de jul. de 2012

Mini regiões de compras dentro da cidade

Antigamente quem queria comprar enfeites de Natal e 1 milhão de coisas para a casa ia para a 25 de Março. Roupas, só no Brás e Bom Retiro. Isso mudou um pouco nos últimos anos, pois determinadas regiões em São Paulo concentram várias lojas e ofertas que dispensam a ida àqueles lugares. 


Essas "minis 25 de Março" surgem ao redor de grandes lojas varejistas que ampliam sua rede de atendimento nos bairros mais distantes. Exemplos são as regiões da Marechal Tito em São Miguel e algumas ruas em Guaianazes e Itaquera, na região Leste. Essas ruas se desenvolvem como novos pólos populares de compras, com lojas, quiosques e ambulantes. Como na região da 25 de março. Outro fator que contribui para isso é a distância - esses locais são mais longe do centro. Vai em conta o tempo/custo do transporte, local para estacionar se vai de carro, preço dos estacionamentos. Se tem tudo à mão na sua região e não é sempre que dá para ir a esses lugares centrais, porque não aproveitar em seu próprio bairro ?

Banca de roupas em São Miguel Paulista. Fonte: Folha de São Paulo. 
Alguns comentários de moradores dessas regiões e especialistas,em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, em dez/2011:
  • "Consigo de tudo, com preço bom, sem precisar ir à 25" - morador do Itaim Paulista em visita à Marechal Tito.
  • "O comércio vem crescendo de uns quatro anos para cá" - supervisor de vendas de uma loja de confecções no mesmo bairro.
  • "Nestes 30 anos, o comércio cresceu bastante. Foi importante acompanhar a transformação" - dono de loja de bolsas, chegou à Guaianazes em 1982.
  • "Essas regiões são consideradas grandes shoppings a céu aberto. Pela dificuldade de locomoção ou até de frequentar shoppings, eles movimentam o comércio regional" - professor da FGV, Edgar Barki.
O bairro em que moro é assim. Chama-se Parque São Lucas e fica na Zona Leste, faz parte da Subprefeitura de Vila Prudente. As avenidas Oratório, São Lucas e Francisco Fett são um shopping à céu aberto. Pessoas de outros bairros próximos vem aqui fazer compras. Por isso, no final do ano, bem antes do Natal, compro o que tiver que comprar em shoppings, depois é colocar um sapato confortável, pegar uma sacola de compras e bater perna em todas as lojas do bairro. Algumas já aparecerem aqui no blog  - a Lilly Calçados (lindíssimos, diretamente de Franca e outras cidades fabricantes de sapatos) e a Nikey Store, loja multimarcas onde você acha várias marcas legais para mulheres, homens e crianças a partir de 10 anos. Tem lojinhas mais baratas, populares, só de roupas de criança, perfumarias, lojas de presentes, de brinquedos, tem até uma mini filial da 25 rsrsrs é uma loja bem grande aberta por uma família de coreanos e que está bombando. Tem exatamente tudo o que tem na 25 de março. Já pirei lá.

Loja Nikkey - Parque São Lucas

Av. São Lucas e suas lojas
Não é legal saber que essas regiões movimentam o comércio, os empregos e oferecem o que você precisa sem precisar ir longe pra achar ?

12 de jul. de 2012

Opção de calça para o frio: cinza

As calças pretas praticamente andam sozinhas no inverno, não é ? As marrons também são bem lembradas. Uma opção de cor é o cinza. Em tecidos mais quentinhos elas vão ajudar a compor seus looks nos dias mais frios. Como o cinza é uma cor mais apagada (e básica também ) dá para dar uma animada com cores contrastantes e até mesmo com o xadrez.

Fonte: blogmodaouestilo.wordpress.com


Fonte: www.abril.com.br
Fonte: loja.rivieracouture.com.br

11 de jul. de 2012

Homem brasileiro gosta de moda ?

Antes que os homens se ofendam rsrsrs quando se pergunta se homem brasileiro gosta de moda não é se ele não curte se vestir bem, é se ele acompanha a moda das roupas masculinas como as mulheres saem correndo atrás da moda do momento. Os brasileiros são mais conservadores na questão de se vestir socialmente, tanto nas cores como nos tecidos e modelos. Então... o que será que eles pensariam dos últimos desfiles ?

Fonte: roupasocial.net
Nas últimas coleções foram mostradas peças coloridas, até mesmo em roupas de alfaiataria mais clássicas. Na Itália, onde os homens não deixam de vestir calças de cores fortes (e até mesmo dispensam a meia social no meio executivo) Salvatore Ferragano desfilou na passarela tons alegres como por exemplo verde pastel combinado com azul. Vejam outros modelos da grife:

Desfile Salvatore Ferragano semana de moda masculina de Milão. Fonte: mulher.uol.com.br
A Canali mostrou jaquetas coloridas, incluindo o tom vibrante do amarelo.

Desfile Canali para a semana de moda de Milão. Fonte: vejario.abril.com.br. Blog do Tiago Parente.
A gente pode até se antecipar aqui em ter dúvidas se o brasileiro vai adotar esse estilo colorido, pois eles são mesmo conservadores quando se trata de moda. Podem reparar que até no look calça jeans + camisa pólo, em geral  eles tendem a usar as cores mais neutras e se coloridas, menos chamativas. Eu prefiro assim, viu ? E vocês ?

10 de jul. de 2012

Moda e maquiagem no mesmo lugar

A maquiagem não é o forte desse blog, mas quando vem de uma marca de roupas também é moda! Vocês já conhecem a loja Le Lis Blanc, não é ? Bem, pra quem não conhece, é uma loja com roupas lindíssimas e que está presente nos principais shoppings. As roupas são de muita qualidade - eu mesma adquiri uma camisa florida lá faz tempo... tá sempre igual.

No mês de maio, a Le Lis lançou sua linha de maquiagem, chamada Beauté, com o lançamento ao longo do ano de itens como batom, gloss, base, pó, máscara para cílios, sombras e também cosméticos como hidratantes, espumas de banho e também esmaltes ! Foram 2 anos de preparação para essa inovação da marca. Os quase 250 itens serão lançados aos poucos e estarão presentes nas lojas Le Lis Blanc e também em 30 quiosques espalhados pelo Brasil até o final do ano. 

Gloss. Fonte: Divulgação
Blush. Fonte: Divulgação



Sobre os preços, não são muito baratos. Batom R$ 79,50, máscara para cílios R$ 89,50. Se os produtos tiverem a mesma qualidade das roupas, vale o investimento. Quem comprar primeiro conta aqui, combinado ?

9 de jul. de 2012

Mule reaparecendo

Vocês se lembram dos sapatos mule nos anos 90 ? Eu tive, aliás 3 de uma vez. Com cara de tamanco e com aquele barulhinho que vinha do contato do calcanhar com a sola do sapato, ficou todo esse tempo esquecido. Porém, como o sapato apareceu em alguns desfiles internacionais de verão, como foi o caso da Miu Miu e Marc Jacobs, ficou em evidência novamente. Repaginado com o salto mais alto e com tiras sobre o peito do pé, deixando com uma cara de mais "seguro", parece.

Na passarela, Marc Jacobs para Louis Vuitton. Fonte: www.dubynovak.com

Bem antes dos anos 90, saibam que mule foi um calçado já usado pelos homens no século XVI. As mulheres só começaram a usar no século XVII. Como nessa época mostrar o pé nu era escandaloso (o que pensariam das nossas sandálias de verão rsrsrs) mules eram considerados sapatos sensuais. Eram bem extravagantes e confeccionados com tecidos nobres como seda e cetim, às vezes com bordados. Nos anos 90 tinha muito esse visual, lembram ?

Quem acompanhou a série de TV "Sex and the City" sabe que a personagem Carrie Bradshaw usava os mules de Manolo Blahnik e isso ajudou a dar popularidade ao calçado. 

Modelo Manolo Blahnik
Versões ano 2012 à parte, na minha opinião esse modelo não cai bem no dia a dia de trabalho, por mais que seja confortável e seguro. Tem mais cara para usar à noite e é romântico - não tem cara de Cinderela ? Perca um dos sapatos e veja se o príncipe aparece. Se funcionar me avisem ! rsrsrs

Modelo Viktor & Rolf
Será que por aqui a moda do mule pegaria novamente ?

8 de jul. de 2012

Acessório importante: Relógio

A finalidade dos relógios de pulso é mostrar a hora certa. Só isso ? Não, eles são item fashion também e a variedade é tão grande que é difícil gostarmos só de um estilo. É verdade, relógios também complementam o seu visual - modernos, clássicos, esportivos. 

Eu gostei de relógios desde que entrei em idade escolar, usei por muito tempo até deixar de usar por vários anos, perdi o hábito. Recentemente voltei a usar. Até os coloridos troca-pulseira já comprei.

Os esportivos - seguem a linha esportiva, claro, seja praticando esportes, seja no look bem informal. Aqui também podemos incluir os modelos coloridos - febre dos anos 80 que voltou e dá um ar leve, bem descontraído às produções. O próprio material da pulseira - plástico - dá o ar de informalidade.

Relógios esportivos da Timex
Relógio troca-pulseira da Champion

Os modelos tradicionais - com pulseira em couro ou metal - acompanham os looks mais formais e não fazem feio no trabalho, até deixam o figurino mais chique. Uma camisa com o punho virado e um relógio de acordo não dão um ar mais profissional ?
Modelo da Technos
Para quem quer inovar o modelo tradicional sem deixar de compor um figurino profissional, há os modelos mais modernos, maiores, com mostradores diferentes ou detalhes charmosos.


Modelos Orient

E em festa, usa-se relógio ? Eu particularmente não - até levo um na bolsa ou vejo a hora direto no celular, mas tem quem não abra mão desse acessório nessas ocasiões. Esse modelo de relógio deverá acompanhar o evento, nada de modelos básicos ou simples, do contrário irá destoar completamente do seu vestuário. Opte pelos relógios de festa - modelos mais clássicos e elegantes ou até em ouro branco ou amarelo, se você tiver. Valem também os com pedras e brilhos.

Vários modelos de festa. Fonte: www.dasgurias.com
E para fugir do comum, atualmente o bronze toma conta também dos relógios. 

Modelo da Lince.
Escolha o melhor modelo para o seu look e arrase com esse acessório lindo.

7 de jul. de 2012

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ?...Marcel Rochas

O francês Marcel Rochas nasceu em 1902 e com 23 anos de idade já tinha seu próprio ateliê. Suas produções eram conhecidas pelos tecidos nobres que usava e pela alta-costura. 
Outros detalhes que chamam a atenção das suas roupas é a qualidade e o acabamento; as peças são mais ajustadas para valorizar a silhueta. (e você, tem reparado na qualidade das roupas que compra ?)

Marcel Rochas em seu ateliê. Fonte: fashion.blogorganization.com
A partir de 1928, seu estilo tradicional feminino começou a fazer muito sucesso nas revistas de moda da época. Nos anos 40, por causa da 2a. Guerra Mundial e a ocupação alemã na França, o estilo militar influenciou Rochas, daí surgiram os casacos amplos e com ombros marcados.

Modelo bem feninino de Rochas. Fonte: fashionlovesfilms.blogspot.com.br
Fonte: www.fashionencyclopedia.com
A partir de 1944, a marca começou a fabricar perfumes e acessórios, como luvas, lenços, cintos e bolsas. Até hoje garantem boa parte do lucro da empresa.  A produção dos acessórios se intensificou após a morte de Marcel em 1955, ficando a marca sob a administração de sua mulher, Heléne Rochas.

Perfumes da marca
Em 1987, a Rochas foi comprada pelo grupo Wella. Três anos depois, o estilista irlandês Peter O´Brien assumiu a direção criativa da marca, mantendo o estilo feminino e tradicional do seu fundador. Foi sucedido pelo belga Olivier Theyskens, que inovou com roupas mais jovens. Mas não teve jeito, a marca voltou novamente às origens com o estilista italiano Marco Zanini.

Desfile Rochas Paris Fashion Week - Primavera 2012. Fonte: www.glamour.com

Desfile Rochas Outono 2012. Fonte: www.fabsugar.com