30 de jun. de 2012

Mercado aquecido na 3a.idade

Já faz um tempo li na Folha de São Paulo um artigo bem interessante sobre o crescimento do potencial de compra dos idosos. Segundo o jornal, neste ano de 2012 os brasileiros com mais de 60 anos devem movimentar R$ 400 bilhões (!!!), parte dessa população ainda trabalha com carteira assinada ou não, os demais já se aposentaram e tem garantida a pensão pelo INSS.  O artigo chama a atenção para a pouca atenção do varejo para essa faixa etária, coisa que começou a ganhar mais atenção nos últimos anos, com treinamento específico dos vendedores (ter mais paciência, não exigir pressa na compra, tratar como qualquer cliente e não como idoso) e artigos mais adequados à 3a. idade. 

Você gosta de jeans ? Ele também. Fonte: rabiscosdoantenor.blogspot.com.br
No que se refere à moda, é uma boa oportunidade para o varejo oferecer produtos que atendam mais a essa faixa da população. Mulheres idosas já abandonam os saltos altos, preferem os sapatos mais baixos, peças de roupas mais confortáveis mas nem por isso menos elegantes. Lojas que não se preparam para isso caem no erro de oferecer blusas sem mangas quando as senhoras querem mais é esconder parte dos braços, por exemplo.

A sempre chique Constanza Pascolato. Fonte: manequim.abril.com.br. Foto Agência Fotosite
Porque eu escrevi isso hoje ?
Porque hoje visitamos minha avô na casa de repouso onde ela mora, já são 90 anos de vida, ela não anda mais em moda nenhuma, mas um dia nós teremos 60, 70 anos e ainda muito o que desfrutar da vida, fazendo o que gostamos, tendo um dinheirinho pra gastar e podendo sim estar bem vestidos e bem atendidos onde formos comprar. Porque quem gosta de moda vai gostar sempre.

28 de jun. de 2012

Look preto no inverno

Por mais que a gente diga que o rosa está em alta nesse inverno, que há os tons terrosos e o vinho, não tem como negar que exibir um look total preto é a 1a. coisa que nos passa pela cabeça quando a gente acorda e  vê aquele dia cinzento e frio. É uma escolha charmosa, sem dúvida. E nem precisa ser sem graça, como vestir qualquer roupa preta. 

Mesmo no mesmo tom, combine comprimentos e texturas: uma calça mais justinha + casaco volumoso;
A bota de cano longo + saia mais curta;
As meias pretas e grossas não podem fica de fora: fio 40, 60, 80...

Para quebrar o visual total black, use um cachecol diferente, uma bolsa colorida, só uma peça de outra cor, use uma maquiagem mais caprichada, para evitar ficar com o rosto pálido.

Garimpe seu próprio guarda-roupa, tenho certeza que você tem tudo lá.

Meias diferentes, bolsas coloridas... Fonte: www.glam4you.com

Bem cara de frio. Fonte: www.thetrendcatcher.com

Chiques e com looks total black. Fonte: www.elle.com/Fashion/Street-Chic

27 de jun. de 2012

Os decotes das suas roupas

Você chega na loja e pede "uma blusa com um decote assim" e desenha o decote no corpo ? Ou olha ao redor e tenta mostrar um modelo porque não lembra o nome ? Seus problemas acabaram rsrsrs hoje tem um mini guia dos decotes das blusas.

Decote Canoa  - é um decote amplo que segue a linha da clavícula. Particularmente gosto muito desse decote, acho que a blusa fica tão elegante...

fonte: artesanatobycassia.blogspot.com.br

Decote careca - decote redondinho com um detalhe canelado.

Fonte: www.posthaus.com.br

Decote coração -decote quadrado com um M na frente que lembra a parte de cima de um coração. Modelos tomara que caia também usam. Muito usado em vestidos de baile de formatura.

Fonte: www.shoebis.com.br


Decote em forma de gota - decote alto com um furo arrendondado.

Fonte: www.posthaus.com.br
Decote em V - esse decote desce no peito em forma da letra V.

Fonte: www.dresstoshop.com.br
Decote V profundo - variação do decote V, mais usado em festas e ambientes informais.

Fonte: www.estilo.uol.com.br

Decote quadrado - é um decote largo que desce e horizontalmente se torna uma forma quadrada. Valoriza bastante o colo.

Fonte: www.acervofeminino.com
Decote redondo - decote em forma de U, desce até o peito.

Fonte: www.lupostore.com.br

Decote drapeado - uma gola drapeada que se prolonga até o peito ou de um ombro ao outro.

Fonte: www.clickaporter.abril.com.br

25 de jun. de 2012

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ?...Gucci

A grife italiana Gucci é uma das + influentes do mundo da moda e já soma 50 anos de criação.


Gucci. Fonte: loft22.wordpress.com

Tudo começou com Guccio Gucci, filho de um artesão. Quando ele trabalhou como ascensorista no famoso hotel Savoy de Londres, se encantou com as malas e os brasões das famílias inglesas. Isso influenciou o acabamento impecável em suas coleções. Voltando dessa temporada em Londres, ele abriu em 1921 na Itália uma loja de acessórios para viagem. Uniu o conhecimento de artesão do pai ao luxo que ele viu em Londres (gosto desses inícios do nada e que viram um império - hoje em dia seria assim ?)




Na década de 30, surge a grife com inspiração eqüestre. Os acessórios lançados são para uma clientela bem exclusiva. Até hoje há uma divisão voltada à esse público.

Fonte: www.f-utility.com
Na metade da década de 1960, a marca adotou o logotipo oficial GG, presente em bolsas, carteiras, fivelas e sapatos. Nos anos 80, a grife entrou em declínio, foi chamada de ultrapassada até, mas a partir de 1990 com a criação sob responsabilidade de Tom Ford, voltou a fazer sucesso trazendo um pouco de sensualidade às roupas e acessórios.



Em 1999, a grife foi vendida para o grupo de luxo PPR. Em 2006, Frida Giannini assumiu a direção criativa. Sua contribuição foi misturar a tradição e modernidade, e reinventar os clássicos da grife. 




Coleção Gucci verão 2008 por Frida Giannini. Fonte: anaclaragarmendia.blogspot.com.br






A mulher que usa roupas da Gucci é chique e não gosta de exageros. Nas criações, cetim, seda e couro são bastante usados. Os acessórios fazem muito sucesso e o sapato mocassim é um dos ícones da marca. Gucci empresta a marca a perfumes também.



Desfile Gucci Verão 2012 na Milão Fashion Week. Fonte: www.dikinhamiga.com

Looks Gucci para semana de moda masculina de Milão 2012. Fonte: m.mulher.uol.com.br

Coleção Gucci 2013. Fonte: www.dfashionidea;com

24 de jun. de 2012

Loja nova chegando à São Paulo

Pois é, este post está em rascunho faz tempo - desde abril na verdade - esperando pela abertura do Shopping JK, aqui em São Paulo. Depois de toda a novela Shopping x Prefeitura + melhorias no trânsito, na última 6a.feira o empreendimento enfim abriu suas portas na capital paulistana. Não sou contra exigir as melhorias - trabalho bem perto dali e o trânsito está de ruim a insuportável. Esperamos que o prometido seja cumprido.

Várias lojas que não tínhamos por aqui chegaram. Já ouviu falar na rede de lojas Topshop ? Eu não. Vamos descobrir juntas ?

A Topshop é uma cadeia de lojas que surgiu no Reino Unido em 1964. Atualmente, são 400 lojas ao redor do mundo. O foco é o fast fashion - aquele onde semanalmente a loja apresenta novas peças numa velocidade onde ninguém vai repetir muito a mesma roupa, sempre haverá novidades.

Interior de uma loja TopShop. Fonte: maisarquitetura.com.br
Essa loja venderá roupas femininas, masculinas, infantis e maquiagem. A rede é concorrente da Zara - se você já conhece os preços desta, saiba que a Topshop pratica valores de 10 a 30% acima da etiqueta da concorrente. 


Loja Topshop em N. York. Fonte: stylistmineira.blogspot.com.br

Última atualização: até essa data (24/06) a TopShop ainda não havia aberto suas portas. A assessoria de imprensa da loja divulgou que eles aguardam a chegada de novos produtos, para manter o padrão de lançamentos simultâneos. É esperar pra ver.

21 de jun. de 2012

Look do dia: Inverno elegante

Meninas, vejam só que inspiração elegante. A Andreia estudou comigo na faculdade e nos reencontramos no Facebook... adorei esse look dela e devidamente autorizada, trago aqui pra vocês uma produção muito chique para os dias frios.

Ela está com um vestido - mais clássico do que preto impossível - e de abotoamento duplo. A cintura marcada com um cinto fino. Um sobretudo usado como casaco mesmo - mas que ela poderá usar como vestido fácil. Meias escuras e sapato com salto quadrado, mais confortável não existe para quem não desce do salto - complementam o look mulher que decide. E ela gosta de Dudalina também ! 

Adorei. E vocês ? 


20 de jun. de 2012

Década de 40 - o que você sabe sobre ela ?

De volta com as décadas e a moda. Agora é a vez da década de 40.

Acontecia pelo mundo...

Jornal do Brasil - set 1939

  • 2a. Guerra Mundial (iniciou-se com a invasão comandada por Hitler à Polônia em 1939).
  • A Alemanha nazista invade quase toda a Europa.
  • Holocausto.
  • Ataque japonês à Pearl Harbor (Havaí).
  • Bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki.
  • Brasil: cai a ditadura do Estado Novo.
  • Carmem Miranda faz sucesso.
  • ...mais coisas ruins do que boas...

... e no mundo da Moda

New Look - Dior
  • Roupas mais simples, com função de utilitária, modelos de inspiração militar e sem adornos, cores sóbrias.
  • Com falta de tecidos disponíveis, as mulheres passam a reformar suas próprias roupas.
  • Por falta de nylon e seda, somem as meias calças e as mulheres passam a usar meias soquetes.
  • Cabelos mais longos (não havia salões disponíveis, então deixavam crescer) presos com grampos. Lenços eram bem usados.
  • Alta costura era cobiçada pelos alemães, pois durante a guerra Paris foi dominada. A Alemanha seria então a capital mundial da moda. Mas essa manobra não deu certo. E a alta costura voltou para Paris.
  • O uso do couro era restringido às forças armadas. Novos materiais eram usados para os sapatos.
  • Final da guerra: o New Look de Dior resgata a feminilidade e as curvas da mulher, em modelos com muito tecido (fotinho ao lado, à esquerda). Esse padrão feminino foi levado para os anos 50.

Modelos anos 40 em versão atualizada. Fonte: www.not1.xpq.com.br

18 de jun. de 2012

Use rosa no frio

O tom rosa lembra primavera, verão, peças frescas e soltinhas. Mas nesse inverno ele aparece ao lado dos marrons, azul-marinho e preto, do tom pastel ao rosa chiclete. Eu já tinha visto uma bota rosa (não, não era da Barbie rsrsrs) em tom pastel na loja de calçados da Lilly - aquela que eu sempre visito e tem até post aqui - o rosa substitui fácil o tom nude clarinho.

Fonte:www.worlddiverse.com
O segredo do sucesso é o equilíbrio. Optando por uma peça rosa, escolha as demais em tons sóbrios. Assim você não corre o risco de parecer a sua filha ou sobrinha pequenas rsrsrs. As cores contrastantes são: bege, marrom, preto, bordô, marinho. O tom rosa vale para roupas, bolsas e sapatos - já vi alguns lindos em tom rosê.

Fonte: www.posthaus.com.br


Fonte:usinafashion.me

Sapatos: Anna Flynn, Piccadilly, Dumond e bolsa Chenson. Fonte: www.dafiti.com.br

Uma dica para a maquiagem é não usar rosa, do contrário novamente você corre o risco de parecer infantilizada. Maquiagem não acompanha cor de roupa - se harmoniza com ela. Então, escolhendo o rosa na  roupa, prefira um make nude. Você não deixará de parecer romântica.


Alinne Moraes e um make nude. Fonte: www.iguatemisp.com.br

17 de jun. de 2012

SPFW Verão 2013 - V

Nesse post comento dos desfiles da 6a.feira e do encerramento da semana de moda, no sábado. No dia 15, começando com Reinaldo Lourenço. Ele trouxe a  inspiração de um passeio de barco pelo Mediterrâneo, misturando alta-costura dos anos 60 com um quê esportivo. Ele usou tecidos nobres como jacquard de seda e micro-matelassês artersanais. As fotos são de Tricia Vieira e o site GNT.






A grife R. Rosner ( Rodrigo Rosner) participa pela 2a. vez no SPFW. Sua inspiração para esse desfile veio da Hungria, exatamente no momento em que esse país se libertava do império Austro-Húngaro. As estampas e bordados ou eram suaves e delicados ou eram extravagantes. Bem, eu vou mais pelo suave e delicado para ser "usável" rsrsr.




Glória Coelho trouxe mais uma vez uma inspiração futurista. Como em outros desfiles dessa temporada, muitos tecidos onde a matéria prima se aliou à tecnologia. Em algumas peças, ela usa estampas de algaritmos. Cores escolhidas: areia, vermelho, branco, azul, preto, cinza, laranja e fúcsia. Achei essa coleção com cara do filme "Matrix".




Gritinhos na platéia - sabe aquele murmúrio que vai crescendo entre as pessoas ? Foi a entrada do ator Cauã Reymond (o Jorginho da novela "Avenida Brasil") no desfile masculino de Alexandre Herchcovitch. Surpresa para quase todo mundo - somente 5 pessoas sabiam que ele desfilaria. Ah, colírio dos bons não é mesmo ? E exibindo uma bela aliança. O estilista se inspirou no Japão da 2a. Guerra Mundial, meio militar, meio com ares modernos.






Mas esse não foi o grande final. Teve a estréia do estilista baiano Vitorino Campos, que mostrou uma coleção simples nas formas, com materiais nobres e cores básicas como preto, branco e também salmão. Pensa que essa simplicidade toda foi morna ? Me surpreendi com os looks, vejam só:







E para encerrar a 6a.feia, Lino Villaventura. Escolheu um tema: "Vida e de todo o seu sentido, cores, formas e amores". Poético ! Resultou em vestidos de todos os comprimentos. As cores escolhidas: nude, pérola, roxo, vermelho, cinza, branco e metalizados como prata, cobre, bronze e ouro. Um baile de máscaras.




E agora, a 2a. parte do post com os desfiles do sábado !

A Cavalera sai do conforto do prédio da Bienal e vai até a Móoca, num lugar que comercializa sucata, para mostrar seu desfile na manhã do sábado. A inspiração foi da Bahia de Todos os Santos, seu misticismo, suas praias e a vida urbana.




Voltando às passarelas da Bienal, André Lima mostrou uma coleção elegante. Sua inspiração veio da Amazônia, penas e mistura de etnias. Vestidos com cinturas marcadas e tecidos mais fluidos.





Têca por Helô Rocha também é marca estreante na SPFW e trouxe inspiração do livro "A volta ao mundo em 80 dias" de Julio Verne. Uma coleção voltada à mulher jovem com estampas relacionadas ao tema e modelos mais soltinhos.



A estilista Fernanda Yamamoto trouxe inspiração nos artistas Hélio Oiticica e Luis Barragán. Combinou formas geométricas e dobraduras em modelagens mais justas e estruturadas e algumas mais amplas e armadas, tudo nas cores amarelo, roxo, laranja, rosa, verde e vermelho.



A Amapô mostrou uma proposta irreverente para o verão 2013, como se fosse um dia de veraneio, à toa. Com estampas coloridas e vibrantes e cores como laranja, amarelo, rosa, azul, verde, lilás e branco.


E por último, o desfile do designer Samuel Cirnansk mostrando um verão com ninfas e deusas que moram em lagos, riachos e florestas. Vestidos luxuosos - longos ou curtos - às vezes transparentes. Por isso tecidos nobres como musseline, tule e palha de seda com detalhes em pérolas, cristais e madrepérolas.






Acaba por aqui o resumo dos desfiles. Desses dois últimos dias, eu curti bastante Vitorino Campos pela surpresa e André Lima pelo luxo dos modelos apresentados. E vocês, já tem seus favoritos ? Agora é só aguardar para ver o que "pega" nas vitrines.