31 de ago. de 2011

Frase da Moda

" Se uma mulher está mal vestida, reparamos na roupa. Mas se ela estiver impecavelmente vestida, é nela que reparamos" - Coco Chanel.

E não é que é verdade ? Pense em uma pessoa que você viu hoje e achou  mal vestida, na rua, indo para o trabalho, na hora do almoço, na sua empresa... o que você olhou primeiro ? Aquela peça nada a ver (ou o conjunto todo) saltou aos olhos. Mas aquela que caprichou, você olhou como um todo.
Chanel tinha razão.

30 de ago. de 2011

Casual Friday

Sua empresa adota o "Casual Friday" às 6as.feiras? Provavelmente ela é americana ou se inspirou nesse tipo de vestuário, que surgiu nos Estados Unidos para um dia determinado da semana, no caso, adotado para o dia que antecede o final de semana. A idéia é permitir que o empregado vista uma roupa menos formal, mais descontraída. Isso não quer dizer que "liberou geral" rsrsrs. As empresas tem seu "Dress Code". Logo falaremos disso também !


Eu já trabalhei em algumas empresas e confesso que já vi de tudo nesse dia... e pode ? Não. Casual não é churrasco nem festinha com amigos, e não é porque está o maior sol lá fora que você estará de tomara que caia e rasteirinha...  a 6a.feira casual é somente um dia em que você coloca roupas mais descontraídas, continua sendo um dia de trabalho normal. Pense que você pode ter uma reunião ou receber um visitante externo... em algumas empresas bem tradicionais, na 6a.feira só se permite não usar a gravata ! Então tenha o mesmo cuidado de se vestir nesse dia. Algumas dicas do que pode...e  do que não pode (lembrando que depende muito do ambiente da empresa em que você trabalha):

Pode
  • Calça jeans de padronagem escura, black jeans, corte reto.
  • Cores vivas, se o ambiente é muito formal durante a semana.
  • Sapatilhas.
  • Calças de sarja.
  • Camisa Pólo - para os rapazes.
  • Sapatos mais esportivos - para os rapazes.
  • Camisas xadrez, mais informais - para os rapazes que usam terno e camisa branca todo dia.
Não Pode
  • Calça jeans com brilhos, rasgada, cintura baixa mostrando a barriga, muito justa - deixe para a balada.
  • Tênis, dependendo da empresa não pode. Mas se for permitido, limpinho, não o detonado da academia.
  • Rasteirinha, tamanco.
  • Sandálias decotadas, com o pé muito de fora.
  • Decote (em nenhum dia é legal).
  • Mini-saia.
  • Calças de agasalho, moletom (não é fim de semana e você não passou só para pegar algo que esqueceu).
  • Camiseta de time de futebol para os rapazes (pode dar briga ! rsrsrsrs)
Já pensou seu look para a próxima 6a.feira ?


29 de ago. de 2011

Seu tipo físico - Ampulheta

Se o seu tipo físico é o de um corpo com equilíbrio entre ombros e quadris (são proporcionais) e tem cintura fina, e se você está no peso ideal, parabéns ! Poderá usar quase todos os tipos de roupa, pois fica fácil valorizar o seu tipo físico.
Boneca tipo Ampulheta - Fone: Revista Manequim
Para esse tipo de corpo é só valorizar as curvas naturais.
  • Vestidos transpassados ficam legais, bem como os com listras diagonais.
  • Pode abusar das cores vivas.
  • Usar cintura baixa.
  • Blusas e blazers acinturados, mais curtinhos.
Ah, mesmo sendo privilegiado, tem coisas que convém evitar:
  • Blusas de tricô com muito volume, pois esconde tudo, até sua cintura fina.
  • Estampas na altura do busto ou coxa. Já que são quase da mesma medida, podem aumentar essas partes do seu corpo.
  • Vestidos largos, retos. Não vão saber que você tem curvas e cintura. Um cinto marcando já causa outro efeito.
Por falar em tipo físico privilegiado, cada uma pode melhorar o seu, não pode ? Esse calorzinhojá não deu vontade de comer menos e se cuidar mais ? O verão vem aí !

28 de ago. de 2011

O que vem por aí - Primavera-Verão 2012

Já deram uma olhada nas vitrines ? As roupas da próxima coleção começaram a chegar este mês. São planejadas bem antes e lançadas nos desfiles de junho e julho. Alguns desfiles mostram peças que você nem sonharia em usar no dia a dia, mas o que é mostrado é a tendência de moda. Daí existe a adaptação para o consumo.



E o que teremos na Primavera-Verão 2012 ?

Estampas tropicais: Folhagens enormes, pássaros exóticos... estampas bem a cara do Brasil e do Verão... não vejo muito isso no dia a dia de trabalho, e sim nas férias de final de ano na praia, em um acessório, uma bolsa transada, para um momento bem relax.

Crochê e renda: Já vi em algumas vitrines, em cores claras (nude, bege) e em vestidos e blusinhas forradas... é o toque romântico da estação. Se a blusinha vier sem forro não se esqueça do top justinho por baixo, dá para brincar com as cores. A renda vem em blusas, detalhes de roupas, coletes (sobre blusinhas de alcinhas  fofo !) .

Alfaiataria: é a calça, o vestido, a saia bem cortada. Mas deverão aparecer em cores mais alegres, para combinar com os sapatos que virão super coloridos. Acho que para o dia a dia no trabalho não pega o color total, então escolha uma cor alegre e monte o seu look com itens neutros também.

 Onda Retrô: nos últimos anos tem sido forte a referência aos anos 50, 60, de roupas e acessórios à eletrodomésticos. Nas roupas teremos modelitos inspirados nos anos 50, onde o corte e caimento da roupa destacava colo e cintura. Gostei !


As minhas tendências preferidas são: Rendas e Retrô. E as suas ?

27 de ago. de 2011

Listras

Vem moda, vai moda e as listras estão sempre por aí. Principalmente no verão elas aparecem mais. Isso me lembra da camiseta listrada e fui atrás da história, porque como outros itens do vestuário, desconfiava de que fosse antiga.

Camiseta listrada parece sinônimo de camiseta de marinheiro. E foi isso mesmo o que aconteceu. Ela surgiu na região da Bretanha, na França. Lá os marinheiros usavam essa camiseta desde 1820 ! O modelo original era de algodão tricotado bem fino. Virou uniforme da marinha francesa em 1858... Sabe por que essas camisetas eram basicamente em branco e azul ? Eram cores combinadas para destacar e localizar de maneira mais fácil um homem que caísse no mar. Com o tempo foi adotada como moda e estilo, Coco Chanel gostava das famosas camisetas.

Hoje em dia as listras apresentam todas as combinações possíveis de cores em camisetas, camisas listradinhas (fofas !), vestidos, bolsas.

Dica Fashion: Lembre-se de que listras ampliam as formas. As listras verticas e finas são uma boa solução, pois criam uma ilusão de ótica e evita que os olhares se fixem em uma região específica do seu corpo. Nesse caso favorecem ombros e quadris. Imagine eu, com meu tipo físico Pêra, com um vestido de listras horizontais... não ficaria legal, não é ? Avalie o seu e se ficou bem, use ! Não se esqueça de que acessórios também são opções legais para usar as famosas listras.

26 de ago. de 2011

Estampa de Bicho II - Modelo

A minha modelo foi a colega de trabalho Maita Bernardes (chic!) que montou um belo look de Casual Friday. Os acessórios foram o destaque. Vejam só as fotos:



Linda sapatilha - print de bicho. Calça jeans básica e reta.



Cinto combinando, blusinha básica e casaqueto, tudo em tons neutros. Arrasou !

25 de ago. de 2011

Camisa Pólo

Como os "meninos" começam a ler meu Blog, hoje o assunto é um item unissex do guarda-roupa: Camisa Pólo.
O próprio nome já diz que ela foi desenhada para jogar...pólo. Estava restrita aos jogos e aos atletas. Até que  René Lacoste, um campeão de tênis internacional pediu a um amigo que desenhasse uma camisa de manga curta para usar na quadra. Era o ano de 1933. Não sei exatamente como era a camisa pólo dos jogos de pólo, mas o modelo apresentado ao René é o modelo da camisa pólo que conhecemos e que quase todas as grifes e confecções possuem.

Imagine que antes dessa adaptação, jogava-se tênis com camisas de mangas compridas, largas, desconfortável não ?

Jacaré - marca registrada da Lacoste
Mas... o que tem a ver René Lacoste e a camisa pólo ?

O apelido de René era "Le Crocodile" - O Crocodilo em francês. Ele personalizou sua camisa pólo colocando o jacarezinho bordado do lado esquerdo do peito. Virou status. Hoje a Lacoste tem o jacaré em todas as suas roupas, desde as famosas pólos até vestidos, camisas... é um caso de grife que tem a marca à mostra.

Atrizes de Hollywood, como Audrey Hepburn, começaram a usar a camisa pólo e ela deixou de ser um item somente para esportistas.

E é uma peça que pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres (as femininas, mais justinhas, são muito charmosas para um fim de semana, para mulheres que gostam de moda casual...). Escolha sua cor preferida e tenha pelo menos uma no seu armário ! Os meninos... eles tem várias.

23 de ago. de 2011

Estampa de Bicho

Nas últimas temporadas aumentou a quantidade de roupas com estampas felinas (a famosa estampa “print” ). Juntamente com outros padrões, como cobras e zebras, são mais usadas quando estão “in” na moda. E vimos bastante por aí.  É bom comentar sobre elas, mesmo quem não é muito fã (eu !) portanto dicas para usá-las sem medo:

  •  Use uma peça com estampa de bicho de cada vez. Não misture os animais (jamais !)
  • O restante do seu look, mantenha discreto, até nos acessórios. Blusa de onça com scarpin da mesma estampa combinando...nem pensar.
  • Prefira usar seu print com roupas em tons neutros, como preto, branco, cáqui, caramelo.
  • Não compre estampas de bichos de cores vibrantes – nada de azul, rosa... prefira as estampas também em tons neutros.
Sinceramente prefiro que sejam blusas...vestido ? Pode, desde que todo o resto seja discreto, vale. Veja essa foto da Nívea Stelmann para a capa da Revista Manequim de Junho de 2011. Ela está com bijouterias e maquiagem discretas. Aqui vai bem um sapato neutro e sem detalhes. O modelo do vestido não é colado ao corpo, é soltinho.

Fone: Revista Manequim - Edição Junho 2011
Se você não se sente tão à vontade assim para usar os prints felinos e de outros bichos, use um acessório: um sapato ou a bolsa, ou um lenço... onde menos é mais, nada de já colocar o pacote completo de acessórios. Ou um, ou outro.

Uma vez eu vi uma mulher bem vestida e com dois detalhes de estampa de onça, ela estava de vestido preto, uma sandália onde deu para ver que tinha um detalhe pequeno de onça e um lenço bem pequeno amarrado na bolsa. Dica bem discreta.

Lembre-se de que há uma linha muito fina entre parecer chique e aparentar mau gosto ao usar uma estampa de bicho!

22 de ago. de 2011

Jeans

O jeans é democrático e acessível para todas as pessoas. Todas as classes sociais usam, não importa se compraram bem baratinho ou se é de grife e custou muito caro. Cai bem e em várias peças de roupa: calças, vestidos, saias, shorts, bermudas, jaquetas e até em acessórios. É muito simples e prático. Se você não sabia o que vestir, pegou uma calça jeans, uma blusinha branca e uma sandália transada, aposto que arrasou.

A História

Era 1850 e Levi Strauss começou a vender calças de um jeans bem grosso e resistente aos mineiros de São Francisco (USA). Eles precisavam de peças duráveis e confortáveis. Algum tempo depois, Levi foi procurado por duas pessoas, sendo que uma delas era um alfaiate, para propor a idéia de prender os bolsos com rebites, assim daria mais resistência. O modelo foi patenteado e virou história... não é só uma peça prática e resistente, é moda, é fashion, está em todo guarda-roupa. O que era uma humilde calça para trabalhadores virou símbolo de status.

Logo oficial - Maio de 1873. Fonte: Levi Strauss history http://popsop.com/

A “sua” calça jeans é aquela que ao vestir você pensa “é essa”. E não é aquela igual à da sua amiga ou o último lançamento que a vendedora mostrou pra você. Prepare-se para provar várias calças até achar a sua.
Marca não é sinônimo de que seja a calça ideal. Já comprei calças, na mesma época,  de uma marca famosa e outra do Bom Retiro, ambas vestiram muito bem.

v       O jeans com um pouquinho de elastano veste muito bem nas mulheres.

v       Alguma coisa será ajustada na sua calça, principalmente o comprimento. Pois as brasileiras não são tão altas que não precisem encurtar suas calças (aliás porque barras tão compridas ? Deveriam se limitar aos editoriais de moda, pois as modelos é que são altas rsrsrs).

v       Não é porque o modelo “skinny” está em alta que você tem que entrar em um deles. Lembre-se do seu tipo físico. Modelos tradicionais de calça jeans são fabricados o ano todo.


21 de ago. de 2011

Esmalte é Moda

O uso de esmalte deu um salto enorme. Hoje é moda, com todas as cores possíveis e imagináveis. Já não temos só o vermelho para escuros e o rosinha para claros, ou você não fica na dúvida quando vai à manicure ou entra na perfumaria mais próxima da sua casa ?


Você sabe onde e quando começou essa vaidade feminina ?

O esmalte foi inventado há 5.000 anos aproximadamente, pela dinastia Ming, na China. A realeza usava esmaltes coloridos de acordo com as cores da dinastia da época (primeiramente dourada e prateada, a próxima era vermelha e preta). Os egípcios também usavam uma mistura para pintar as unhas e as cores eram para destacar as classes. Enquanto as rainhas vaidosas Nefertiti e Cleópatra usavam o vermelho, as mulheres das classes sociais mais baixas usavam só tons mais claros. Hoje em dia cor de esmalte não traduz classe social nenhuma e todas podem ser rainhas usando vermelho rsrsrs.

E são tantas cores à disposição, é para ficar perdida não é ?

Eu particularmente gosto dos tons escuros puxados para o vinho, ou vermelhos mais fechados, gosto de rosa escuro, um pink discreto e tons de mauva e nude escuro. Para os clarinhos gosto de tons branquinhos e rosados. Acho o verdinho claro lindo... nas mãos das mais novas. E não consegui até hoje usar o rosa chiclete rsrsrs.

Se não dá para fazer as mãos toda semana, lixadas e com uma base é o mínimo. Mão também é cartão de visita ! Não adianta estar bem vestida e unhas por fazer.

Coloco aqui o link de uma matéria publicada pela Revista Veja no ano passado (mas que poderia ter sido agora) sobre a indústria de esmaltes. Tem blogueira só desse assunto !

20 de ago. de 2011

Saias longas - como usar ?

As saias longas já são tendência forte para a Primavera-Verão. Em um post anterior comentei de como as baixas e baixinhas poderão tirar bom proveito com essa moda - sempre com o salto.
Esta semana vi uma produção em vitrine de loja próxima ao trabalho e como não daria para tirar foto reproduzo abaixo o look para vocês terem uma idéia de como usar. Os acessórios eu acrescentei por conta própria. Eu usaria !

18 de ago. de 2011

Xadrez e suas padronagens

O xadrez sempre aparece no inverno (e não é só em festa junina não), este ano a moda foi, além dos casaquetos floridos e vestidos de tricô, também blusas, calças e vestidos na padronagem xadrez tartã e escocês.
Antes que você diga "não aguento mais ver estampas quadriculadas" saiba que o xadrez tem várias padronagens, algumas até com história para contar:

Xadrez Tartã: era usado no século 18 para fazer as saias e diferenciar um clã escocês do outro. Hoje essa estampa é usada até em decoração.

Esse é o Xadrez Escocês. Símbolo da monarquia britânica, tem quadriculados médios ou grandes.

Xadrez Madras - a origem dele é de uma região da Índia de mesmo nome (bonito !). É a padronagem mais delicada do xadrez. Os fios sempre multicoloridos e os tecidos sempre leves.


Xadrez Vichy - Gosto desse ! (não, não é só padronagem de toalha de mesa rsrsrs). Aparece sempre nas cores preto e vermelho (já vi em rosa e azul) e foi hit nos anos 90. No verão é fácil ver um vestido, um shortinho com essa padronagem. Fica fofo.
Xadrez Príncipe de Gales - Essa é a padronagem chic do xadrez. Cai muito bem em calças de alfaiataria, saias, blazers...é mais sóbrio. Os tons predominantes são cinza, preto e branco.

Que venha a próxima moda do xadrez !

17 de ago. de 2011

Significado das Cores - Rosa

Hoje vi duas colegas de escritório muito chiques com suas camisas rosas, uma rosa bebê, a outra de listras rosas e brancas. Eu adoro essa cor, romântica por natureza não poderia ser diferente rsrsrsrs olha a estampa de uma das minhas camisas, além de tons rosados são flores - total primavera.



E o que a cor rosa traz de bom em uma roupa ?
O rosa traduz romantismo, delicadeza, acalma, traz uma coisa jovem à sua produção. Dizem que em uma entrevista de emprego acalma, muito necessário nessa hora. É ideal para ser usada em alguma data romântica (é bom saber !)


Combina com preto, branco, marrom, azul-marinho (fica lindo). Acessórios nos tons rosê (aquele rosa pálido, discreto) também valem.  


16 de ago. de 2011

Moda x Roupa x Vestuário - é a mesma coisa ???

Antigamente eu achava que moda, roupa e estilo eram a mesma coisa... não são.

A roupa surgiu bem antes, lá atrás na História.  O homem pré-histórico começou a usar peles para se proteger do frio. No Egito, séculos depois, já não era por causa do frio, o motivo de usar roupas era o pudor, era um tecido usado para cobrir o corpo. Até aí nenhum interesse em estar na "Moda" (apesar que egípcios eram bem estilosos, não acham ?)

No final da Idade Média e começo da Renascença, meio que começou a surgir a moda. A sociedade tinha os nobres e os burgueses. Estes começaram a enriquecer por esforço próprio e queriam mudar de status social. Começaram a imitar as roupas dos nobres para se parecerem com eles. Os nobres não gostavam disso e mudavam suas roupas. Começava o ciclo da moda, o que estava em alta deixava de estar e dava lugar a outro modismo. Como é hoje...

E vestuário, é o mesmo que roupa ? Roupa pode ser uma peça (um vestido), vestuário é o conjunto de roupas e acessórios (vestido, casaco, meia grossa, lenço no pescoço).

E estilo ? Estilo é se conhecer e se vestir a partir daí. O estilo pode ser formal, romântico, moderno, casual...combinar com seu tipo físico... você pode gostar de coisas de estilos diferentes, mas haverá um predominante em você pode ter certeza !  Estilo é usar uma roupa independentemente de estar na moda.

Duas mulheres extremamente estilosas, que faziam a sua própria moda. A primeira é minha diva rsrsrs

Audrey Hepburn - usava sapatilhas e calças capri e ficava uma graça.


Jackie Kennedy  - usava colar de pérolas e óculos de sol enormes.


Você  com certeza usa ou já usou algo que elas usavam com estilo.

15 de ago. de 2011

Seu tipo físico - Triângulo Invertido

O tipo físico Triângulo Invertido é o oposto do tipo Pêra; os ombros são mais largos que os quadris e também os seios podem ser fartos em relação aos quadris.


Tipo Físico: Triângulo Invertido. Desenho: fonte Revista Manequim

Se no tipo físico Pêra a regrinha era chamar mais a atenção para a parte de cima, aqui vale o inverso.

Pode abusar das calças com bolsos externos e pantalonas de boca larga.

Saias de cor clara e também de cores alegres, chamativas, chamam a atenção para a parte de baixo. Para a parte de cima, blusas de cores neutras. Se quiser usar um pequeno acessório, esse pode ter uma cor vibrante.

O decote V vai bem nas blusas.

Evitar usar blusas com muitos babados, drapeados, a atenção vai toda para a parte de cima do seu corpo.

Ombreiras - fuja das blusas e blazers com  esse detalhe.

Blusinhas frente única e tomara que caia aumentam também essa região (você pensa, que pena, o que eu vou usar naquele calor insuportável? ). Você pude usar alças, desde que sejam largas o suficiente para esconder o sutiã poderoso pois...

... quem tem bastante seio tem que achar um modelo de sutiã que não achate muito ou evidencie ainda mais. Certos tipos de decote aumentam ainda mais o tamanho dos seios, como por exemplo decotes muito fechados. O sutiã é um investimento seu. Procure até encontrar o sutiã poderoso nos inúmeros modelos oferecidos hoje em dia.

14 de ago. de 2011

Tendência Primavera/Verão - Saias Longas

Na última sexta-feira eu e as colegas de trabalho almoçamos em um Shopping da Zona Sul (SP) e vimos uma prévia da próxima estação: um dos itens - saias e vestidos longos. Nosso papo foi:  "Como as baixinhas como nós deveriam usar ?" Me considero baixa (1,63cm), minhas colegas... não vou entregar não rsrsrs então meninas, sim, há um jeito de usá-las:


Baixinhas devem usá-las com salto alto, para o dia,  que tal aliar a uma sandália de salto Anabela ? Estará em alta e é linda (eu particularmente curto esse salto independente de estar ou não na moda).

E se quiser usar à noite ? Mantenha o salto alto, mas salto fino. O tom pele ajuda a alongar.

Dá para usar com um salto mais baixo, a dica é de nesse caso ele seja da mesma cor da saia, do contrário como não somos muito altas, dá a impressão de silhueta achatada.

O comprimento das saias deve mostrar o pé. Ajuda a nossa estatura.

Cheinhas - prefiram as saias de fundo escuro com estampas delicadas e pequenas. Truque infalível ! As estampas florais continuam (adoro), com certeza teremos muita saia longa assim.

Porém, se você não curte uma saia longa, não faz seu estilo... use o que você gosta e que lhe cai bem.


13 de ago. de 2011

Homens - dicas para os Executivos

Meninos,
as dicas de hoje são para os executivos e para aqueles que em algum momento precisam se vestir mais formalmente. O guarda-roupa masculino tende a durar mais, porque não sofre tantas variações quanto o das mulheres. Por isso a qualidade das roupas e acessórios tem que ser levada em conta. Não se esqueça, é um investimento !


 
  • Se você não está usando um terno completo, se é paletó e calça diferentes, o tecido destes tem que combinar. Paletó de lã grossa com calça de tecido fino não fica legal (isso vale para mulheres também). Embora eu tenha visto essa tendência em uma revista, meses atrás, particularmente não acho elegante.

Aliás, você sabe a diferença entre costume e terno ?
Costume - é a calça e o paletó.
Terno - calça, paletó e colete. Colete é do mesmo tecido do terno. É mais formal.

  • Cores - para o executivo é ideal usar cores sóbrias no terno e as cores diferentes para camisa ou gravata (não as 2 peças coloridíssimas ao mesmo tempo).

  • Com paletó, camisa de manga comprida. Esqueça as de manga curta.

  • A medida ideal da calça é quando a barra cai sobre o tornozelo, cobrindo as meias quando o homem está em pé. Ainda falando em meias, não devem aparecer muito, quanto menos melhor. E já contamos aqui, devem combinar com a roupa.

  • Camisas brancas e azuis favorecem a maioria dos homens. Eu gosto também das camisas de listras bem fininhas, acho muito chique. As de microfibra são leves e duram mais. Tricoline vai bem o ano todo, 100% algodão também.  As camisas de linho são lindas... mas você sabe, amassam bastante. Depende do compromisso, ficar amarrotado não conta pontos a favor.
.

  • Falando em qualidade, quando for comprar sua roupa, cheque as costuras e o forro (você presta atenção nesse detalhe ? ) porque quanto melhor a roupa, o caimento também será. Isso conta pontos no seu trabalho (ou você acha que o seu superior não repara nisso ?)

  • Sapatos - pretos ou marrons. Não há outra cor que se encaixe elegantemente no dia a dia do executivo.


  • Gravatas - Ah, as gravatas... qual o comprimento correto ? Terminam no furo do cinto. Não vou entrar no detalhe de cores, mas veja se o conjunto terno + camisa e gravata está harmonioso. Nada de estampas engraçadas, animadas, já vi isso pela rua !
Dica: a gravata é de boa qualidade ? Enrole-a firme em torno da mão. Se o tecido repuxar ou entortar, foi mal cortada e a qualidade não é boa.

11 de ago. de 2011

Seu tipo físico - Pêra

Tipo Físico Pêra. Fonte desenho: Revista Manequim
No post  "Você conhece seu tipo físico?"  comentei sobre os tipos de corpo das mulheres. O primeiro a comentar com mais detalhes é o tipo Pêra (que vem a ser o meu rsrsrs). Bem, esse tipo de corpo tem os quadris mais largos que os ombros. Qual o segredo ? Chamar menos atenção para a parte de baixo e valorizar a parte de cima do corpo.

As dicas - o que usar e que fica legal:
  • Na parte de baixo valem as cores escuras: preto, marinho, risca de giz fundo escuro e na parte de cima cores mais alegres, vibrantes, estampas.
  • Os decotes em V caem bem, colares, echarpes, lenços... chamam a atenção para a parte de cima.
  • Saias em linha A (que abrem ligeiramente logo abaixo do quadril, um pouco mais soltinhas) são ótimas porque não marcam como as retas e justas. Se for reta, quanto melhor o caimento melhor, aqui valem as de boa qualidade $$ e em tons escuros.
  • Casacos e jaquetas levemente acinturados e que terminem logo acima do quadril. Se forem mais compridos aumentam e achatam nossa silhueta.
  • Calças jeans - as de corte reto e padrão escuro ficam melhores, faça o teste quando for comprar sua próxima calça. Já tive calça jeans clara ? Já... a gente aprende com o tempo.
O que evitar:
  • Saias, vestidos ou shorts muito curtos. Claro que em uma viagem, final de semana,calor ...usaremos. Mas não se esqueça que mulheres com o corpo tipo pêra tem coxas grossas e tudo muito curto evidencia essa parte do corpo. Saia balonê acho linda... mas no nosso caso ganha-se quilos a mais só vestindo uma rsrsrs
  • Saias e vestidos muito justos ou rodados - muito justo marca demais e muito rodado aumenta ainda mais o tamanho do quadril.
  • Calças de pregas - como aumentam !
  • Calças com bolsos traseiros e laterais - acho piores os bolsos laterais, eles abrem e aumentam as medidas.
Meninas, essas dicas ajudam, mas nada impede que você use uma calça clara, uma saia mais curta. Tenho calça branca, não é fina, é de sarja... acho que para toda roupa, independente do tipo físico, vale a velha e boa análise em frente ao espelho.

10 de ago. de 2011

Significado das cores - Azul

Você que gosta do azul, sabe o que uma roupa dessa cor transmite ?

Azul transmite confiança, dignidade e estabilidade. É a cor de uniformes escolares, da Marinha, porque simboliza autoridade e respeito.



Tons de azul e o que transmitem:
Azul-celeste - sabedoria, espiritualidade, ficar à vontade.
Azul-marinho: autoridade, confiabilidade e seriedade (veja os ternos dos executivos). Pessoas criativas não gostam muito desse tom de azul.
Mulheres preferem tons de verde-água e turquesa, homens não gostam muito de turquesa, reagem melhor aos tons verde-água. Parece que o turquesa é realmente uma cor feminina.

Achei interessante o azul-marinho cair bem em ternos,  é a cor perfeita para aquela reunião importante. Pode reparar no seu escritório, o tom usado pelos seus colegas quando eles tem que fechar aquele negócio.



9 de ago. de 2011

Camisa Branca + Calça Preta

Costumo comentar com as colegas de trabalho que, na dúvida e na falta de imaginação, a clássica camisa branca + calça preta farão a diferença. Tem como deixar mais estilosa essa combinação ? Claro, basta incluir os acessórios... por isso invista neles, sempre tenha à mão lenços, colares, cintos...

Veja primeiro a combinação básica:

Agora coloque um lenço no pescoço. E uma bolsa tom neutro.



A mesma produção com um colar e relógio poderoso.

Com um cinto fininho marcando a cintura e sapatos, ambos de tons vibrantes para quebrar a seriedade do modelito.


Viram só como a mesma roupa ficou diferente? O segredo são os acessórios. Isso vale também para o famoso vestidinho preto.


8 de ago. de 2011

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ? Hoje: Burberry

Antes de fazer alguns cursinhos online e colecionar revistas de moda, eu sabia algo sobre Coco Chanel e um ou outro estilista. Cada um deles tem uma história para contar, de como começaram do nada, o que a sua marca é hoje em dia...

Já postei a história da Coco Chanel. Hoje vou contar um pouquinho da Burberry. É a criadora de ícones da moda como o trench-coat. Essa marca sabe, como poucas, se modernizar sem deixar de lado a tradição de seus 156 anos de história. As roupas continuam sofisticadas, mas os clássicos tem um quê de atuais. São fáceis de usar !

A história do trench-coat.
Foi criado por Thomas Burberry para o exército inglês em 1895, logo foi incorporado ao guarda-roupa dos civis e se transformou em um dos casacos + glamourosos da moda (no meu post “Você tem que ter” ele está lá !). É versátil – é casaco e usado fechado, vira um lindo vestido com meias grossas. Lindo !
No início a Burberry só tinha roupas para homens. Para as mulhres, só depois da 2a.guerra mundial.

Você conhece o famoso xadrez da marca ?  Foi criado para ser somente forro de roupas, porém um dia um vitrinista de uma loja em Paris colocou o casaco com as mangas dobradas, aparecendo o xadrez. Agradou. Pouco tempo depois estava em bolsas, roupas, guarda-chuvas e em outros acessórios e é um dos mais copiados. 



7 de ago. de 2011

Compras no Bom Retiro

Você que gosta de uma boa compra, não pode deixar de ir pelo menos 1 vez (ah não, mais de uma vez rsrsrs) na vida ao Bom Retiro. Esse centro de compras recebe em média 30.000 pessoas circulando por semana pela Rua José Paulino e arredores (e próximo de datas especiais, como Dia das Mães, Natal então nem se fala - o número de compradores aumenta e muito !). Confesso que já fui uma frequentadora mais assídua, mas no útimo feriado (Corpus Christi) não viajei e dei um pulo por lá no dia útil. Se você nunca foi a esse centro de consumo, listo algumas dicas que poderão ajudá-la nessa "aventura" em busca de preços mais em conta...

Como ir - Se você mora próximo ao Metrô, prefira esse meio de transporte. Descendo na estação Luz, você andará pouco até a Rua José Paulino. Se optar pelo carro, saiba que os estacionamentos são poucos e lotam logo, ou opte pela Zona Azul. Nesse caso, cronometre seu tempo de maneira a não dar bobeira e ficar sem trocar o talão.

Horário - prefira ir cedo, as lojas abrem antes das 09:00hs, assim quando o movimento aumentar muito e você achar que a loja está cheia demais, é hora de ir embora.

Melhor dia da semana para ir - A 6a.feira e o sábado são os dias dedicados ao varejo. Concentre-se nas lojas da Rua José Paulino, algumas lojas nas ruas transversais até atendem varejo nesses dias, mas a maioria fica só no atacado mesmo. Nessas lojas, ou você compra uma quantidade grande de roupas ou só com CNPJ mesmo.

O que vestir para ir lá   - prefira roupas confortáveis, como tênis, legging, roupas mais justinhas por baixo. Além de caminhar bastante, você encontrará lojas sem provador mas que permitem que você prove "por cima" da roupa. Por isso as peças mais justinhas. ajudam nessa hora. Atente para troca - algumas não trocam a roupa por ser mudança de estação / coleção, fique ligada.

Provadores - Quando a loja tem provador, esse é coletivo. Não se acanhe !

Quando não deixam provar a roupa de jeito nenhum - Avalie bem se é o seu número, se vai servir mesmo.... não seja impulsiva (eu já fui bastante por lá).

Como pagar -  a maioria das lojas aceita cartão de débito e até de crédito, outras só dinheiro. Vá preparada.

O que comprar- O Bom Retiro é um multiplicador de moda, ou seja, a tendência que foi mostrada em um desfile ou saiu em alguma revista, pronto, estará lá. Nem preciso dizer que o que mais vi foram os casaquetos floridos e muito, muito xadrez. É um ótimo lugar para seguir a moda. Mas também há lojas com roupas clássicas, terninhos, camisas, blusinhas básicas. Faça sua lista de necessidades antes, para evitar empolgações desnecessárias. Até vestidos de festa você encontra por lá - tem lojas só desse tipo de roupa.

Público alvo - a grande maioria das lojas é voltada ao público feminino, algumas lojas com roupas infantis. Se o foco for esse e roupas masculinas, o Brás é a melhor indicação.

Eu comprei em algumas lojas legais, onde fui bem atendida, pude provar (provador coletivo, colocar  por cima) e pagar com cartão de débito. Só uma delas aceitava pagamento somente em dinheiro - e eu não lembro qual foi. Todas na Rua José Paulino:

Modas Emili - número 691
Wax Collection - número 531
Estilo K - número 323
Danifer - número 102
Seiki - super famosa, tem mais de uma loja  - números 179 e 358

Boas compras !

6 de ago. de 2011

Homens... meia combinando com o quê mesmo ?

Um post para os meninos.... não custa lembrar que, independente da cor da calça e do terno, as meias devem combinar com eles. No Brasil, essa é a regra. Segundo o diretor da Hugo Boss no país, Rafael Castello, " os italianos combinam a meia com a camisa, mas o brasileiro não está acostumado com isso".  Pode-se usar também meias azul-marinho, só não ficarão bem com calças pretas e claras.

Alguns executivos mais modernos de outros países, usam os ternos sem meias, mas aqui no Brasil esse hábito não pegaria no mundo corporativo, estranho não ?

Combinação proibida: meias com cinto !

...e nem pensar em usar meias brancas com o visual executivo.



5 de ago. de 2011

Ray-Ban - Estilo Eterno

Minha amiga Mônica Martini gentilmente posou de modelo para a foto que ilustra o post de hoje... óculos Ray-Ban.

Mônica e seu Ray-Ban. Foto de Elaine Aiolfe.

A história desse modelo de óculos é a seguinte: em 1936, o governo dos Estados Unidos contratou a Ray-Ban e pediu que eles fabricassem um modelo de óculos para os pilotos da força aérea americana. Eles usavam um modelo um pouco pesado no rosto, queriam um  mais leve porém que proporcionasse a mesma proteção. Esse modelo ganhou  nome de Aviador. Ou seja, mais de 70 anos depois, continua estiloso e com alta popularidade. Quase todos os estilistas tem um modelo nessa versão, porém o da Ray-Ban é o mais famoso - virou sinônimo: "Ah, quero comprar um Ray-Ban".

E não é só a Mônica que tem estilo... veja quem já usou / usa:

Jim Morrison (fonte: hotcelebrittynews.info)
Angelina Jolie - foto by bigpicturesphoto.com

Tom Cruise em "Ases Indomáveis" - (fonte: Divulgação)


Viram como é um modelo unissex ? São eternos e realmente ficam elegantes. Com uma calça jeans e a camiseta branca, fica perfeito !

(O lugar estiloso onde tirei a foto da Mônica é um dos nossos points preferidos do café pós-almoço: a Ofner no prédio da Fundação GV, na Av. Nações Unidas).