Bem vinda(o) à minha página ! Sempre gostei de arrumar o guarda-roupa, mudar peças de lugar, agrupar por cor, depois por modelo, praticar o "desapego" (entra peça, sai peça, do contrário a porta não fecha rsrsrs) e curtir revistas e informações de moda. Nos últimos anos comecei a prestar atenção ao que é Moda, Estilo, qual a roupa mais adequada para cada um e a buscar informações sobre História da Moda, Estilistas e Personal Stylist. Desde julho/2011 publico aqui no blog informações sobre tudo isso pra vocês. Acessem e naveguem à vontade !

"Moda passa, estilo é eterno" - Coco Chanel

Você também me encontra aqui:

Facebook: https://www.facebook.com/modaeestilosera/

Pinterest: https://br.pinterest.com/elaineaiolfe/

Instagram: https://www.instagram.com/elaineaiolfe/

13 de out de 2016

Cuidados com suas roupas

Olá, tudo bem ? Pode ser que não seja você quem lava suas roupas, mas é muito importante saber que roupas delicadas e de tecidos nobres merecem mais atenção. Assim elas duram mais e estarão sempre com cara de novas. Depois da festa ou do compromisso melhor mandar lavar (ou você mesma lavar) rapidinho a peça pra evitar manchas e sujeira que fica difícil de sair. Vamos conhecer algumas dicas ?



Paetê: deixar de molho em água fria com detergente neutro. Não esfregue nem torça ! São delicados e podem amassar ou mesmo quebrar. Na hora de secar, pendure em local fresco e ventilado. Não passe a ferro do avesso. Na hora de guardar pode dobrar (e do avesso) ou pendurar. Em ambos os casos, procure colocar em uma capa de TNT.



Seda: delicadíssima ! Lavar só à mão e com detergente neutro. Dissolver esse detergente na água e deixar a peça de roupa de molho por 30 minutos. Enxaguar com água e no finalzinho colocar um pouco de amaciante. Secar à sombra sempre. Na hora de guardar pode ser pendurada ou dentro de sacos ventilados.

Couro: pode receber uma limpeza básica com pano úmido ou com produtos de higiene e hidratação (procure em lojas especializadas esses produtos específicos). Se você assim como eu não tem o hábito de tirar a peça do armário pelo menos 1 vez ao mês e deixá-la em local fresco e arejado comece a fazer. Vou tentar também tá ? Ah quando for guardar a melhor forma é coloca a peça limpa dentro de uma capa de TNT e em local seco, sempre.




Veludo: olha outro delicado aqui. E eu tenho 2 calças pra lavar. O veludo cotelê pode ser lavado na máquina com sabão em pó ou líquido. Eu preferiria lavar na mão sabia ? Mas de jeito nenhum use secadoras ou estufas - ele encolhe ! Pra secar, pendurar em local fresco e arejado. O veludo alemão (aquele liso e mais brilhante) só se lava a seco, então acionando a lavanderia perto de você. Pra guardar, é legal colocar no cabide e virada do avesso, assim aumenta sua durabilidade. E prefira cabides grandes e largos, assim não deforma.


Tricô e crochê: no frio usamos um tricô pesado e no verão, sempre tem aquela blusinha delicadinha de crochê. Então vamos lá: para ambas, lavar manualmente e deixar de molho com detergente neutro. Torcer e centrifugar pode deformar, então melhor é fazer uma compactação (em forma de bolo) e tirar o excesso de água com a ajuda de uma toalha felpuda. Para guardar sempre dobradas e nunca penduradas. Se ficar muito tempo sem usar, colocar dentro do bom e velho saquinho de TNT. Não precisar passar.



Depois de todas essas dicas, com certeza tomaremos mais cuidado com nossas peças delicadas, afinal o que dura muito também é estilo !
Dica: detergente neutro para lavar roupas - procure no supermercado aqueles produtos específicos para lavagem de roupas finas.
Bjocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...