26 de fev. de 2015

Breve história do guarda-chuva

Ontem parecia que o 2o. dilúvio havia caído, só faltava aparecer a arca de Noé. São Paulo sem água na torneira mas alagada por causa da chuva fortíssima que caiu a tarde toda. Fiquei mais de 3 horas tentando chegar em casa. Tô exausta desde ontem ! Já tinha escutado pelo rádio um monte de notícias sobre o trânsito, músicas gospel e não gospel, já tinha orado porque a coisa foi feia, enfim. No meio de tanto anda e para, pensei no guarda-chuva e fui atrás da história dele para o post de hoje. No caos, veio a inspiração rs.
 
 
Arriscam quando ele surgiu ? Os primeiros registros datam do século 15 (!) quando era feito de couro (pesado não ?), e era usado tanto para se proteger da chuva quanto do sol. Com o passar do tempo foi-se usando tecidos mais leves, até chegar às sombrinhas de renda macia e tule, no século 19. E ele foi separado por sexo e por função: só mulheres usavam o acessório de tecido mais leve e como guarda-sol. Os guarda-chuvas eram mais resistentes e usados por ambos os sexos.
 
 
No final do século 19, surgiu a sombrinha para mulheres usarem na chuva - mais leves e femininas. Houve um período em que deixaram de ser apenas um acessório funcional para ser moda, com  cabos entalhados e trabalhados. Nos anos 60 e 70, ganhou mais importância e passou a ser produzido em cores alegres também.
 
 
E hoje ? Ele se mantém como acessório de moda, pois quando vamos comprar um sempre escolhemos o mais bonito para nós, seja não dobrável, seja dobrável que se torna bem pequenininho. Aliás é um charme ter aquele bem escondido na bolsa, em São Paulo a gente nunca sabe quando vai precisar dele. Mas que seja em uma chuvinha leve, sempre.
 
Fonte: www.stealthelook.com.br
 
Fonte: docevidafgashion.blogspot.com



 

2 comentários:

  1. Gostei!!
    Agora podemos finalizar esta história.
    Hoje é um artigo de péssima qualidade, que dura no máximo 3 chuvas ou 4 chuvas....
    e olha que paguei caro!!!
    Agora comprei um outro que paguei mais caro ainda, pra ver se dura pelo menos uns dois anos!!
    Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinha, obrigada pela visita ao blog ! Realmente, os guarda-chuvas mais em conta não duram nada, às vezes é melhor pagar mais caro para durar mais. O mesmo se aplica na moda. Bjs !

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...