8 de jun. de 2014

Curiosidade: Sáris

Na Índia, o sári é há muitos séculos a roupa tradicional das mulheres. Vocês lembraram da novela "Caminho das Índias" ? Eu também. Achava lindo o figurino da Maya e das outras personagens, as cores, as formas de usar o tecido sobre o corpo. 

Fonte: amora2009indiacultura.pbworks.com
A história da moda traz algumas curiosidades sobre a roupa: O nome da saia é ghaghra e a blusinha curta usada embaixo do tecido jogado sobre o corpo é o choli. Os homens também tem seu modelo de sári, que se chama dhoti.

Fonte: gopishop.mercadoshops.com.br
Na Índia antiga, os sáris tinham comprimentos variáveis: as aldeãs usavam os mais simples e com medidas 45 por 180 cm, as mulheres mais abastadas usavam mais pano - quanto mais extenso, mais riqueza possuía a mulher. O tecido também denunciava as posses: ia de algodão às sedas e fios envoltos em ouro. 

O jeito de amarrar o sári feminino difere em algumas regiões da Índia. O vermelho é uma cor muito popular entre as indianas.

Fonte: mayar-indiasaris.blogspot.com
Lembrando da novela e aí entra o trabalho dos figurinistas, era bem isso: a Maya, de família mais abastada com muito tecido e mulheres mais pobres, como empregadas das casas, com menos pano ao redor do corpo.

Fonte: marialopes-mariablogspot.com
Fonte: gshow.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...