28 de jul. de 2013

Esportes - inspiração para a moda masculina

Coloquei o formulário de contato do lado direito da página para a participação dos leitores e seguidores do blog e hoje recebi o 1o. contato ! Por eu ter recebido um email de um homem, esse post vai pra eles. Vamos falar sobre a influência do esporte na moda masculina. 



 O vestuário feminino também sofre essa influência, mas ela é bem maior no universo masculino. O sportswear, como é chamada a moda que se origina dos mais variados esportes, está sempre presente na moda masculina. Começando pelas camisetas e pólos com listras horizontais, marca registrada dos uniformes mais clássicos e antigos dos jogadores de rugby. Sabiam que no esporte, além das listras, o colarinho é mais curto e a camiseta é mais ajustada ao corpo, para evitar ser puxada durante o jogo ?


Fontes: www.fashionit.com.br e vip.abril.com.br.
O famoso tênis All Star de cano longo foi criado a partir do basquete. Um jogador americano chamado Chuck Taylor junto com a Converse desenhou um modelo do famoso tênis que tivesse a sola menos escorregadia e com um suporte no tornozelo. 

Fonte da foto: www.converseallstar.com.br
Da prática dos esportes náuticos, como a vela, vem a inspiração para se usar o calçado modelo dockside e os casacos com capuz e confeccionados em náilon. O calçado não permite que o atleta escorregue no deck pelas fissuras que ele possui no solado. 

Foto dos velejadores - fonte: noticias.r7.com
Da luta de box vem o modelo de shorts criado pela grife Everlast para o lutador americano Jack Dempsey. O modelo trazia mais mobilidade aos movimentos. Esse modelo de shorts inspirou a cueca samba-canção (em inglês: boxer shorts).

Fontes: www.portaisdamoda e esportes.terra.com.br
Jaquetas e coletes de gomos, estufados com plumas, fazem sucesso dentro e fora do esqui. 

Fonte foto esquiador: opticassobrarbe.blogspot.com

E finalmente do tênis, nada menos do que as camisas pólo. A gente já contou a história aqui no blog: em 1926 os homens jogavam tênis vestindo camisas de mangas compridas. René Lacoste apareceu com uma camisa de piquê e de mangas curtas para jogar. Esse modelo permitia maior liberdade de movimentos e a transpiração. O crocodilo estampado em todas as peças da Lacoste refere-se ao apelido de René - Le Crocodile. E a camisa pólo é uma constante em marcas masculinas.

Foto de René Lacoste - fonte: homemnamoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...