2 de jun. de 2013

O que você sabe sobre Chanel ?

Você ouve falar que Chanel é uma marca cara - e é, que teve desfile da Chanel, que existe um perfume chamado Chanel nr. 5, que tem um sapato estilo Chanel, uma bolsa e por aí vai. Mas o que você sabe realmente dessa marca - se é moderna ou antiga, quem começou tudo isso, e o que isso tem a ver com você que gosta e curte moda ? Saiba que essa marca criou a base do guarda-roupa moderno. Fui xeretar o que se conta sobre Chanel e hoje o post vai contar um pouco da história da estilista e do estilo - porque a marca virou isso mesmo.

Coco Chanel
A estilista Coco Chanel nasceu em 1883 na França e seu nome verdadeiro era Gabrielle Bonheur Chanel. Coco era apelido. 

Chegou a Paris com 16 anos e até então não teve uma vida muito feliz, ficou orfã de mãe aos 6 anos de idade e foi criada pelas tias. Em 1910, ela abriu sua primeira loja, de chapéus, em Paris. Três anos depois, abriu a 1a. boutique e em 1915 a 2a., as duas em Paris mesmo. As suas roupas tinham algumas características, foram feitas para usar sem espartilho que era o terror das mulheres viverem apertadas, e também eram feitas com menos forro para ficarem mais leves e menos rígidas. Em 1916, começou a fazer roupas de jérsei - era um tecido mais barato e até então era usado somente em peças íntimas.

Nesse período, tudo o que Coco Chanel lançava virava moda:
  • Popularizou o famoso vestido preto - o pretinho. Até então preto era a cor do luto. Chanel tornou essa peça  chique.
  • Misturava jóias verdadeiras com bijuterias. Pegava um colar comprido de pérolas falsas e usava com três voltas no pescoço.
  • Adaptou suéteres masculinos e começou a usá-los sobre saias lisas e retas.
  • Usava calças e boinas.
  • Lançou os botões dourados em blazers, sapatos abertos e bolsas com correntes douradas.
  • Usava os cabelos sempre curtos e muitas mulheres começaram a imitá-la.
Fonte: veja.abril.com.br
Em 1929, Chanel abriu uma boutique dentro do seu salão em Paris para vender só acessórios: bolsas, cintos, lenços e bijuterias. Um ano depois, Chanel possuía fábrica de perfumes e de têxteis, tinha 2.400 empregados em 26 fábricas. Fechou seu salão em 1939 por causa da 2a. Guerra Mundial. Em 1954, com 71 anoa de idade, reabriu-o e reciclou a moda que havia mostrado antes da guerra. Faleceu em 1971 com 83 anos de idade, em Paris, sem ter se casado - mas tendo casos e namoros à vontade, renunciando a viver em moradia própria - quando se firmou como mulher de negócios, viveu em um apartamento do Hotel Ritz até o fim da vida.


Fonte: www.pontoitstore.com
E algumas coisas que ela criou tiveram tanto sucesso quanto as curiosidades a respeito:

Perfume - Chanel encomendou um perfume e recebeu algumas amostras do perfumista para testar. Estavam todas numeradas e a que ela aprovou foi a número 5. Passou a ser simplesmente Chanel nr. 5, o 1o. perfume que levou o nome de um estilista. A famosa atriz de cinema, Marylin Monroe, foi garota propaganda e dizia usar somente ele para dormir rsrsrs.
Fonte: modalicius.blogdo.net
Bolsa 2.55 - famosa, cara, diferente... quando Chanel a criou acho que não achava que seria tão valorizada. Esse número 2.55 refere-se ao mês e ao ano em que surgiu: fevereiro de 1955. Chanel colocou as alças compridas porque achava que uma mulher deveria ter as mãos livres, acrescentou correntes porque achou bonito, forrou a bolsa de marrom porque era a cor do uniforme que ela usava no colégio interno de freiras onde estudou.

Modelo 2.55
Sapatos de 2 cores - os famosos sapatos bicolores foram criados por ela como truque para disfarçar seus próprios pés, que ela achava grandes.

Chanel e sua criação. Fonte: artetropia.blogspot.com


Versão atual
Então hoje em dia, muita coisa do que usamos tem a ver com essa criação toda que começou nos anos 1920: um vestido pretinho, um sapato bicolor, um suéter com saia, não importa de que marca nem de que loja.

A marca Chanel continua ativa, participando de desfiles e mantendo, mais modernizada, a proposta da sua criadora. 

Versão moderna da grife. Fonte: noculturenofuture.blogspot.com

Desfile Chanel em 2011. Fonte: namodasempre.wordpress.com
Desfile Chanel 2013. Fonte: www.tabuleirochic.com

2 comentários:

  1. Seu blog está cada dia mais bacana Elaine. Parabéns, amei o post da Chanel! Sou fã!!!

    bjs
    Dirce

    ResponderExcluir
  2. Oi Dirce tudo bem ? Obrigada :) também sou fã de Chanel, muito feminina, influência até hoje e por muito tempo mais ! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...