30 de mai. de 2013

Numeração de roupa... tem algo errado ?

Não sei se tem acontecido com vocês, mas reparei ultimamente que algo acontece com a numeração das roupas. Ah não vale falar que é porque com o tempo a gente ganha um pesinho (sim, pesinho rsrs). Mas é só reparar como de loja pra loja o tamanho difere e como algumas marcas reclassificaram os tamanhos P, M e G. Eu costumo adquirir lingerie de um catálogo que uma vizinha representa e notei que até os sutiãs mudaram, o que era M -42 agora é M-44.



Hoje no jornal Folha de São Paulo vi um artigo interessante sobre isso. Mostrou que muitas marcas nacionais mantém distância da silhueta brasileira, com medidas menores do que os tamanhos realmente teriam. Ou seja, se você usa calça manequim 44, talvez não consiga comprar uma nessas lojas. A grife americana Abercombrie & Fitch anunciou que deixará de produzir peças femininas nos tamanhos GG e XG (extra grande) porque quer associar seu nome à "gente magra e bonita". Pode isso ?

Looks da marca Abercrombie & Fitch. Fonte: www.becomegorgeous.com
Voltando ao nosso Brasil, a Folha enviou pessoas sem se identificar a mais ou menos 9  lojas em shoppings e lojas conceito de grifes e testou os tamanhos. A realidade é que, por exemplo, em 5 desses lojas foi detectado que os vestidos tamanho 42 e 44 que são os ideais para as medidas das brasileiras (a grande maioria das mulheres) tem nessas marcas 10 centímetros a menos do que o necessário para vesti-las. 

Fonte: mulherando.com.br
Aliás, as medidas das mulheres consideradas médias no Brasil (as que tem em torno de 1,61 cm de altura e usam manequim 42 ou 44) são:

Busto 97,1
Cintura 85,4
Quadril 102,1

E o que a reportagem encontrou em média nas lojas para essa numeração:

Busto 86
Cintura 75
Quadril 92

Eu que me achava baixa com 1,63 cm então sou média rs. Então não se desesperem ! Se aquela calça não fechou e é o seu manequim, isso não significa que você engordou ! 


Mas isso não é legal, não acham ? A maioria das marcas brasileiras oferecem manequim até o 46. Gente que está acima do peso e que veste manequins maiores não vai achar roupa legal - só em lojas especializadas e às vezes nem tão estilosas assim ?

Fonte: papodemulher1.blogspot.com
Bom, a maioria das marcas não respondeu à Folha depois que este jornal compilou os dados, 2 comentaram que estão revisando fabricar roupas em tamanhos maiores, algumas voltadas às calças jeans alegaram que não havia demanda por modelos maiores em suas lojas e que sobrava muito pano sem saída.

Todo mundo quer se vestir bem e seria bem interessante que as marcas prestassem mais atenção ao biotipo brasileiro, porque aqui nem todo mundo é alto, magro e com porte de modelo, é ou não é ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...