6 de mai. de 2013

Inspiração japonesa

Mais ou menos em 2005, 2006 eu me lembro que foi bem moda um cinto mais largo que a gente colocava sobre uma blusa mais folgada, um vestido ou sobre uma camisa, marcando bem a cintura. Além dos cintos mesmo, havia o obi - uma faixa de tecido molinho, que era usado transpassado. Vocês se lembram dele ? Pois é, a faixa japonesa voltou. 

Fonte: nutribrazil.com
Mas qual a origem do obi ? Fui consultar meus livros de moda que não me deixam na mão rs. No livro Enciclopédia da Moda de Georgina O´Hara Callan  - Companhia das Letras, a definição é essa: " Obi é uma faixa japonesa, larga e entretelada, feita de brocado de seda e forrada em cor contrastante. Geralmente mede 35 centímetros de largura por 1,2 a 1,8 metro de comprimento. Essa faixa é enrolada em volta da cintura e amarrada num grande laço atrás. Na década de 80, foi adaptada à moda pelos estilistas japoneses que trabalham em Paris". 

O obi, junto com as roupas assimétricas, com as dobraduras e estampas florais traz a inspiração japonesa para a moda atual. 

Fonte: uniformeurbano.blogspot.com

Fonte: minhaloucaobsessao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...