28 de fev. de 2013

Você conhece os estilistas e suas famosas marcas ? ....Courrèges

André Courrèges nasceu em 1923, na França. Estudou engenharia, mas se realizou mesmo na moda. Por ser apaixonado por arquitetura, suas criações refletiam isso, com cortes e costuras. Para criar um guarda-roupa confortável para mulheres que queriam uma vida ativa, o estilista usou a malha, resultando em peças práticas.
Courrèges trabalhou 11 anos com o estilista espanhol Balenciaga (clique aqui para relembrar o post sobre ele: Balenciaga ). Essa experiência foi ótima porque ele aprendeu sobre design e a base para abrir sua própria Maison em 1961. 

Uma característica forte em suas criações é o mix do branco com tons vistosos (roxo, mostarda, marinho). Em 1965, ele lançou uma coleção futurista e toda branca. Isso deu origem à Revolução Courrège. Nessa época ele apostava no figurino da mulher do ano 2000. O corte das peças era estruturado e sem pences. Foi um sucesso e suas criações começaram a ser pirateadas.


Fonte: nickverrreos.blogspot.com
Em 1966 o estilista pensou em fazer peças mais acessíveis e se voltou ao prêt-à-porter (pronto para usar, em francês). A calça capri entra nessa linha e passa a ser produzida em larga escala.

Uma invenção importante, dividida com a estilista Mary Quant  (quem na verdade a popularizou): a mini-saia, até hoje largamente usada e símbolo de um jeito jovem de se vestir. 
Fonte: brukkioli.blogspot.com.br

Em 1972 o estilista desenhou o uniforme oficial da Olimpíada de Munique. A gola alta sempre esteve presente em suas criações, lembrando sua inspiração esportiva. Courrèges se aposentou em 1996 e a marca passou a ser dirigida por sua esposa, Coqueline Courrèges. Em 2011, a grife foi vendida. Os novos donos, os publicitários Frèderic Torloting e Jacques Bungert, abriram uma loja em Paris e uma e-commerce na qual relançaram grandes clássicos.

Definitivamente, um estilista importante para sua época e para a moda atual. 

Jaqueta da marca. Fonte: sil-verissimo.com
Fonte: harpersbazaar.com.br

Fonte: harpersbazaar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...