2 de set. de 2012

Curiosidade - Mantô

Minha mãe me contou esse final de semana que, quando minha avó (hoje com 90 anos) era jovenzinha, ela e a irmã um pouco mais nova ganharam cada uma um mantô. Numa família pobre, de pais vindos da Itália fugindo da Guerra e colhendo café no interior de São Paulo, foi um acontecimento. O dinheiro da boa colheita naquele ano deu esse privilégio às duas filhas mais velhas. E minha mãe me perguntou: de onde veio o mantô ?

Fonte:  gracy-style.blogspot.com.br
Mantô é a definição para uma capa ou casaco comprido, de lã ou outro tecido pesado e que foi criado no século 12 (!!!) na França. Pode ser mais justo, mais amplo, dependendo das tendências da moda. Ou seja, desde sempre foi moda. É uma das peças clássicas do inverno.

Fonte: www.cori.com.br
Acho que no tempo da minha avó ela deve ter usado muito, pois como dizem as estações do ano eram mais bem definidas, frio era frio mesmo. O meu mantô, que é bem parecido com o 3o. modelo claro da foto acima, nem saiu do armário nesse inverno que tivemos. Mas, poderá ser usado em qualquer ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...