30 de jun. de 2012

Mercado aquecido na 3a.idade

Já faz um tempo li na Folha de São Paulo um artigo bem interessante sobre o crescimento do potencial de compra dos idosos. Segundo o jornal, neste ano de 2012 os brasileiros com mais de 60 anos devem movimentar R$ 400 bilhões (!!!), parte dessa população ainda trabalha com carteira assinada ou não, os demais já se aposentaram e tem garantida a pensão pelo INSS.  O artigo chama a atenção para a pouca atenção do varejo para essa faixa etária, coisa que começou a ganhar mais atenção nos últimos anos, com treinamento específico dos vendedores (ter mais paciência, não exigir pressa na compra, tratar como qualquer cliente e não como idoso) e artigos mais adequados à 3a. idade. 

Você gosta de jeans ? Ele também. Fonte: rabiscosdoantenor.blogspot.com.br
No que se refere à moda, é uma boa oportunidade para o varejo oferecer produtos que atendam mais a essa faixa da população. Mulheres idosas já abandonam os saltos altos, preferem os sapatos mais baixos, peças de roupas mais confortáveis mas nem por isso menos elegantes. Lojas que não se preparam para isso caem no erro de oferecer blusas sem mangas quando as senhoras querem mais é esconder parte dos braços, por exemplo.

A sempre chique Constanza Pascolato. Fonte: manequim.abril.com.br. Foto Agência Fotosite
Porque eu escrevi isso hoje ?
Porque hoje visitamos minha avô na casa de repouso onde ela mora, já são 90 anos de vida, ela não anda mais em moda nenhuma, mas um dia nós teremos 60, 70 anos e ainda muito o que desfrutar da vida, fazendo o que gostamos, tendo um dinheirinho pra gastar e podendo sim estar bem vestidos e bem atendidos onde formos comprar. Porque quem gosta de moda vai gostar sempre.

2 comentários:

  1. Perfeito seu comentário sobre moda para 3a idade; tenho muita dificuldade deste tipo de informação pois não vemos muito interesse em falar sobre isto.
    Adorei

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pela visita ! Sim, é uma fase da vida em que as pessoas ainda tem muito o que fazer e curtir, por isso o mercado deveriam dar + atenção à todos os aspectos, não só para a Moda - esse item pretendo falar mais aqui no blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...