1 de abr. de 2012

Os brasileiros e os shopping centers

Você acha que o brasileiro gosta de gastar ? Segundo pesquisa feita em 2011 pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), a resposta é sim. 


Os dados da pesquisa falam por si:

  • Em 2011, o faturamento foi de R$ 108 bilhões  (18,6% de crescimento em relação à 2010), nos 430 centros comerciais filiados à ABRASCE.
  • Esse valor corresponde a 18% de todas as vendas no varejo nacional.
  • 53% dessas vendas foram realizadas entre a 6a.feira e o domingo.
  • Falando em domingo, 93% dos estabelecimentos abrem nesse dia.
  • A classe C cresceu em frequência nos shoppings centers: em 2005, 79% dos clientes eram das classes sociais A e B. Em 2010, era de 66% e no ano passado, caiu para 56%. Ou seja, o poder de compra dessas pessoas cresceu significantemente e  não pode ser + ignorado em novas iniciativas do setor.


Antigamente, quando se inaugurava um novo shopping, seguramente ele estaria localizado em alguma capital brasileira. Isso também mudou. Até o final de 2013, 74 novos empreendimentos serão inaugurados no país, sendo 1/3 deles em capitais. A maioria dos projetos visa cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. É só dar uma volta pelo interior de São Paulo para checar os shoppings já existentes e os em construção.


Além de centro de compras, o brasileiro adotou os shopping centers como centro de diversões e lazer. As grandes redes de cinema estão presentes com várias salas, há os locais de diversão eletrônica, também encontramos diversos serviços como chaveiros, sapateiros, pet shops, serviços automotivos. 


Ótimo para todos nós que curtimos moda e podemos aproveitar esses grandes centros, cada vez mais próximos das nossas cadas e escritórios, para comprarmos o que precisamos, não é mesmo ? (estou desconsiderando as datas especiais quando deixamos tudo para a última hora, para não lembrar das disputas pelas vagas de estacionamento rsrsrs).

Porém, fica uma observação: não adianta construir mais shoppings, principalmente na cidade de São Paulo, sem ter um plano conjunto da empreendedora e da prefeitura para as melhorias no trânsito local, pois está cada vez mais difícil se locomover por aqui e sem planejamento, fica frustrante em vez de ser agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...