31 de jul. de 2011

Questão de Estilo - Adele

Hoje vou falar de estilo e música. A cantora britânica Adele faz o maior sucesso no mundo todo, antes conhecida de poucos, agora é por muitos depois do lançamento do álbum 21. Ela está há 18 semanas no topo das paradas. Além do vozeirão, Adele tem estilo... veja porque.

Ela tem um estilo próprio, com penteados retrô e uma maquiagem impecável, destacando a pele clara e os olhos. Além disso, ela que é fofinha (sim, com alguns quilinhos a mais ! ) tem um estilo de roupa totalmente a favor do tipo físico. Confira nesses links abaixo o vestido preto, marcado logo depois do busto, acompanhado de meias e sapatos pretos. O vestido, soltinho, não marca as formas. As mangas compridas disfarçam os braços roliços. No 2o.vídeo é outro vestido preto, com textura diferente, mas que lhe cai muito bem também.








Peso a mais não é desculpa para não estar elegante ! Veja que dicas legais:

- Look de uma cor só (como a Adele nos vídeos acima) alonga a silhueta.
- Decotes em "V" e que deixem o colo à mostra valorizam o rosto e o pescoço, destacando essa região. A maquiagem que a Adele usa faz isso acontecer.
- Calças jeans de lavagem escura e de corte reto - que não marquem e apertem demais. Os culotes você esconde com blusas abaixo da linha dos quadris.
- Mangas: mais soltinhas e que não apertem o braço, para não destacá-lo.
- Sandálias cor de pele alongam as pernas, não dando a impressão de silhueta achatada.
- Abusar das cores escuras na parte de baixo: calças, saias e bermudas. As saias e bermudas devem cobrir as coxas, um ótimo comprimento é no joelho. Se optar por estampas (miúdas !) o fundo preto ajuda a não aumentar as formas.

Viu só como tem solução ? O look certo soluciona qualquer tipo de corpo, afinal nem todas nós nascemos perfeitas para as passarelas. Se você conhecer o seu tipo, fica bem mais fácil !



30 de jul. de 2011

Coco Chanel

No curso de História da Moda online que eu comecei, cheguei aos anos 20 (ufa, quase terminando rsrsrs) e gostei de saber a respeito de Gabrielle "Coco" Chanel. "Coco" era um apelido que ela adotou ao nome.

Mademoiselle Chanel - foto de alexdecarvalho
A estilista nasceu em 1883 e faleceu em 1971. Ficou orfã aos 6 anos de idade e foi criada pelas tias. Chegou à Paris com 16 anos e conheceu um ricaço na época, que se apaixonou por ela e a ajudou a abrir sua primeira loja. Só vendia chapéus. Um dia um cliente pediu que ela desenhasse um vestido para sua filha de 6 anos. A mãe da menina adorou e pediu um igual.

Coco Chanel - Fonte: NewYork Image
Olha a contribuição de Chanel para a moda:
- em 1916 introduziu na alta costura o tecido de jersey, trajes de tecido xadrez, blusas de malha fina, calça boca de sino.
- inovou o vestido preto, simples, a jaqueta de corte reto e a saia simples.
- cortou os cabelos num impulso e as mulheres começaram a cortar o cabelo curto igual ao dela.
- seus modelos simples de roupas foram imitados e confeccionados em várias categorias de preços - ficaram acessíveis a todas as mulheres.
- mais inovações: laços pretos enormes, botões dourados em blazers, sapatos abertos e bolsas com correntes douradas.

Você sabia a respeito de Chanel ?
- que o perfume Chanel-5 foi lançado em 1922, é o mais vendido em 140 países e que o número 5 foi escolhido de propósito - acreditava-se que dava sorte ?
- que mesmo se tornando muito rica ela abriu mão de ter seu próprio apartamento e morou no Hotel Ritz em Paris ?

Chanel influencia a moda até hoje. No seu guarda-roupa tem algo inspirado em Chanel !

(fontes: Curso de História da Moda - En Moda e Enciclopédia da Moda - Georgina O´Hara Callan)

28 de jul. de 2011

Você sabia ? O que é Cashmere

Olá
Vocês já ouviram falar em Cashmere... é um tecido de lã fina e macia, feito do pelo da cabra da região da Caxemira (Ásia), daí o nome. Esse fio pode ser puro ou mesmo misturado com outras lãs.
No século 19, esse termo passou a ser usado como nome de uma estampa com formato de folhas de pontos curvadas. Ah, você viu bastante dessa estampa na novela "Caminho das Índias". Por isso quando vemos xales e túnicas indianas, falamos " aquela blusa de estampa cashmere".

Essa é de uma blusa minha...

27 de jul. de 2011

Tendências de Sapatos Primavera Verão 2012

Ah, falou em sapato... e quem não gosta ?

Bem, continuando com o bate papo na loja da Eliane, no último sábado, ela me contou que já visitou algumas feiras de calçados e já fez até pedidos (como essa indústria da moda trabalha adiantado, é impressionante). E ela me deixou ver algumas revistas das feiras, com os modelinhos para a primavera / verão 2012.

  • Estampas de flores.
  • Salto anabela (gosto muito !).
  • O calçado oxford continuando, mas mais leve, vazado.
  • Cores alegres, e também vermelho e azul marinho.
 Olhei nos sites da Corello e do Jorge Alex e ainda não atualizaram com as novas coleções... é ficar ligada para conferir !

Aliás... você já visitou a loja Jorge Alex no bairro de Santana (São Paulo)? Eu recomendo.
 http://www.jorgealex.com.br/




26 de jul. de 2011

Sapato Oxford

No último sábado fiz uma visita à loja de calçados da minha amiga Eliane (Lilly Calçados) e batemos um papo sobre... sapatos rsrsrs. A Eliane trabalha com fabricantes do interior de São Paulo e sempre tem novidades bem diferentes na loja. Vi um modelinho Oxford e ela me contou que na primavera-verão esse sapato continuará em alta, só que em cores mais claras e com estampas delicadas. Será que pega usar no calor ???
  
 O sapato Oxford vem do guarda-roupa masculino, então é legal combinar com peças mais delicadas e de textura suave. Vai bem com calças, bermudas de alfaiataria... a Eliane deu dicas para usar agora com vestido tubinho de inverno e meia grossa, e um modelo mais delicado com saia justinha e camisa. Disse que usou assim e ficou uma graça.

Como a adaptação para o feminino tem que ter o diferencial, apareceram os modelos com salto também nesse outono-inverno.

No próximo post eu conto quais as tendências de sapatos para o próximo verão, segundo minha amiga Eliane. Ah, e não saí
 da loja com um oxford... e sim com uma sapatilha estilo boneca !

24 de jul. de 2011

Publicações interessantes - Moda e Estilo

Olá,
Hoje darei dicas de livros que já li e achei bem legais, sobre Moda e Estilo, indico para quem como eu gosta do assunto:

  • " As 100+  O Guia de Estilo que Toda Mulher Fashion Deve Ter "   e  "O Livro Negro do Estilo" - ambos da Nina Garcia.
Nina Garcia é jurada de um reality show chamado Project Runway na TV a cabo. Além disso ela é editora de moda da Marie Clarie norte-americana. São os meus preferidos, super bem acabados e ilustrações fofas.

  • "O Que Usar ?- Um Guia prático de moda e estilo " - Kimberly Bonnel.
 Livro fácil de ler, dicas para todas as ocasiões e tipos físicos.

Para quem estuda Moda mais a fundo:

  • "Personal Stylsit - Guia para Consultores de Imagem" - Titta Aguiar.
Esse me ajudou a fazer um trabalho final de um cursinho online que eu fiz recentemente.

  • "Enciclopédia da Moda" - Gergina O'Hara Callan. 
É um dicionário com uma mini história sobre estilistas, modismos, etc.

E esse não fala só de Moda, pois não adianta nada ser fashion e mal educada(o) rsrsrs:
  • "Chic[érrimo] - Moda e Etiqueta em novo regime" - Glória Kalil

23 de jul. de 2011

Você sabia ? Sobre Christian Louboutin e Louis Vuitton

Duas amigas comentaram que no Post "Você tem que ter", faltaram os sapatos Louboutin e as bolsas Louis Vuitton rsrssrs ... muito chiques vocês ! Algumas curiosidades das duas grifes:

Os sapatos do francês Christian Louboutin, tem a marca registrada da sola vermelha e do salto bem alto. Sabem como surgiu a cor da sola?  A coleção de sapatos que ele então imaginava era bem colorida, porém quando o primeiro modelo de um sapato chegou, ele achou que faltava algo, pois era todo preto e não correspondia ao desenho colorido do projeto. Uma das moças que trabalhava com ele pintava as unhas de vermelho, e ele, pegando emprestado o esmalte, pintou a sola toda. Pensou em mudar a cor depois, mas ficou com o vermelho mesmo.




O fundador da Louis Vuitton criou sua oficina em 1854. Fazia um trabalho artesanal fabricando malas e chamava a atenção pelo capricho das peças. Hoje a empresa emprega quase 10.000 pessoas e continua em família – é a 5a.geração que cuida de tudo. Muita gente acha que só fabricam as famosas bolsas, mas além disso,  também criam e comercializam roupas, relógios, acessórios, óculos de sol...
Sempre alguém famoso faz propaganda da marca. A garota da vez é Angelina Jolie (poderia ser o marido dela, não acham  J ?). Quando Bono, do U2 e a mulher dele participaram de campanhas da marca, ambos doaram os cachês para países em desenvolvimento.

Bem, nossa realidade é outra não é ? Mas vale saber um pouco mais  sobre essas grifes... eu vejo pelo lado empreendedor de quem começou sozinho e virou esse império.

21 de jul. de 2011

Você tem que ter

No post sobre guarda-roupa, houve o momento O que falta agora ? Calma, não é tudo... mas tem algumas peças de roupa e acessórios que não podem faltar de jeito nenhum... quer ver ? Olha só...

Vestido Preto – O que seria dos jantares, das festas e casamentos sem ele ? Escolha o modelo que mais lhe cai bem e arrase nos acessórios, cada vez que você usá-lo, você terá um vestido diferente. Não conheço solução mais elegante. Aqui vale o modelo festa e modelo dia a dia.

Camisa – A branca é um “must have” e valem também as de listras, os tons suaves, as floridas... essas são do meu gosto pessoal, mas camisa é camisa. Indispensável.

Calça jeans – Coringa de todas as horas. Vai com tudo e em todos os lugares, no cinema, na balada, no trabalho  - o “ Casual Day” ? é o dia da calça jeans. Muda blusinha e acessórios, muda tudo.

T-Shirt listrada – Levanta qualquer  produção, se você é romântica vale aqui também a blusa de bolinhas, adoro.

Blazer – Fica-se imponente de blazer. Os spencers também (os mais curtinhos).
 
Trench-coat – é um investimento da moda e é atemporal (não precisa de moda, sempre será elegante). Pode ser usado como casado ou como vestido. Adquiri o meu esse ano !

Cardigã – aqueles de malha fina são ótimos para levar ao escritório e assim se proteger do ar condicionado. Dica para ficar moderninho: usar com uma regatinha justa, alguns botões abertos e um colar bem legal. Pronto !

Bolsa – as de modelo clássico e de tamanho médio são ótimas para o dia a dia... muito grandes você não achará nada e pequenas... bem, só para sair à noite mesmo. Uma bolsa pequena estilo carteiro (aquela que você usa transpassada) vai bem num final de semana.

Sapatilha – é a salvação dos pés cansados, fica uma graça em produções casuais. Confortável e estilosa.

Scarpin – Este é modelo de calçado preferido das mulheres... delicado para o dia, sexy para a noite. Sua produção ficará muito feminina.

A partir de todos estes itens você tem looks e looks para combinar. Experimente !

19 de jul. de 2011

Operação Limpeza e Desapego no Guarda Roupa

Minha paixão por moda começou ao arrumar meu guarda roupa. Essa tarefa tão necessária pode revelar porque você abre a porta do armário de manhã e diz: "Não tenho o que vestir" e olha que tem roupa lá dentro ! Essa sensação pode ser fruto da falta de organização... pois com o armário abarrotado, fica mais fácil usar as roupas mais visíveis, e as outras ficam esquecidas. Isso nunca aconteceu com vocês ?


Algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:
  • Roupa sem uso há muito tempo
Algumas consultoras de moda concordam que, se uma peça de roupa está parada há mais de 6 meses, você não voltará a usá-la (eu anda insisto em 1 ano - da mesma estação do ano até a outra). Então, separe suas roupas em 4 partes: roupas pequenas que não servem mais (que triste, mas acontece rsrsrs), roupas que podem ser customizadas, roupas para doação e as que vão continuar no seu armário.

  • Conhecer a sua silhueta (falaremos disso com mais detalhes depois) e saber o que a valoriza - os clássicos e os básicos.
A roupa com corte reto, tecido de boa qualidade e bom caimento também é prioridade no armário. As calças, saias e vestidos de boa qualidade e cores neutras nunca saem de moda. O caro não sai caro, o que sai caro é o barato (mesmo!).

  • Como organizar as roupas que ficarão no seu armário.
Para as roupas que ficam, eu já organizei de duas maneiras o meu armário: por cor e por tipo de roupa. Atualmente estão pendurados todos os vestidos e agrupados por cor, todas as camisas e assim vai. Mas já deixei tudo de uma cor só junto - os vestidos, calças, blusas pretas, depois outra cor... você vai saber o que fica melhor para ter sempre à mão o que precisa, mai facilmente.
Invista em cabides forrados para acomodar as roupas mais delicadas, do contrário elas podem marcar. Evite pendurar malhas, camisetas e tricôs.
Acessórios - tente deixá-los à vista, caso contrário usará sempre os mesmos. Eu tenho um cabide de família super antigo, de parede, e nele penduro os cintos e os colares.

  • O que falta agora??? Tudo (calma !)
Faça uma listinha de tudo o que falta nas suas produções. Inclua os clássicos: uma calça preta ? Uma camisa branca ? Pois esses itens durarão várias estações.
  • Momento reciclagem
Além da doação, uma dica legal: você pode organizar um bazar com as amigas para trocarem o que não usam. Outra dica é levar as roupas para lojas brechó.

  • Sapatos
A operação desapego vale também para sapatos (eu não consigo fazer isso com muita facilidade, mas vou conseguir !) Separe o que vai ser doado, o que precisa ser restaurado (se valer a pena). Mantenha seus sapatos limpos e conservados, eles tem alto desgaste ao caminhar por calçadas da cidade de São Paulo !

E por fim, uma dica: roupa entra... roupa sai.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...