2 de out. de 2011

Calça Jeans... de 1950 até agora

Ontem comprei uma calça jeans, padronagem escura, corte reto e que caiu bem no meu corpo estilo pêra rsrsrs provei várias calças antes de estar segura de que aquela era "a calça". Mas não era o único modelo disponível, havia as muitas afuniladas, as mais largas estilo boyfriend, as de padronagem bem clara e as black jeans. Muitos modelos e opções de lavagens disponíveis, mas será que sempre foi assim ? No túnel do tempo, começando pelos anos 50...

Décadade 50
Surge o modelo five pockets (cinco bolsos), com corte reto e combinando com absolutamente tudo. Esse modelo clássico veste bem todos os tipos físicos. Quando Marylin Monroe vestiu uma calça five pockets com uma camisa branca, durante intervalo de gravações de um filme, a dupla básica ficou mais sexy ainda.


Marylin em intervalo de gravações - anos 50. Fonte:Revista Estilo


Década de 60
O modelo da vez era o afunilado, a famosa  calça cigarrete, e virou símbolo do estilo casual e chique da década. A atriz Brigitte Bardot vestia esse modelo de maneira simples e como ninguém. Assim como hoje, quando uma celebridade vestia algo que ficava muito bem, todos queriam imitar.
Brigitte Bardot e sua cigarrete (e com seus cigarros também ! rsrsrs) - Fonte: Revista Estilo
Década de 70
Calças de boca larga (a famosa boca de sino) e sua irmã pata de elefante (boca mais aberta ainda) faziam o maior sucesso. Hoje vira e mexe esse modelo volta à tona e fica bem elegante, se acompanhado de saltos altos melhor ainda, principalmente para mulheres de quadris largos.

Propaganda de jeans anos 70, empresa Soul Jeans. Fonte: Divulgação

Década de 80
Lá vou eu me entregando... sim, eu tive calças jeans semibaggy e baggy, era o que se usava e não havia muita opção fora isso. Foi uma febre. A inspiração desse modelo veio dos movimentos New Wave, Punk e claro, do Rock'n'roll.

Cena do filme "Harry e Sally" dos anos 80 e as calças semibaggy fazendo bonito
Década de 90
A década de 90 era do "menos é mais" e a calça jeans seguiu o embalo do estilo. Neutra e sem excessos.

Brooke Shields em editorial de moda da Calvin Klein nos anos 90. Fonte:divulgação
Anos 2.000
Calças mais justas vieram com tudo, mas como comentei no início há modelos para todos os gostos, sejam saudosistas ou mais modernos. A época mais democrática, que dura até hoje. Encontre seu modelo preferido.

Foto: guia jeanswear.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...