14 de set. de 2011

Viagem aos vestidos do passado

Esse frio dessa semana em São Paulo dá saudades da primavera e do verão...

... e com o verão, aparecem os vestidos. Longos, curtos, coloridos, básicos, vale tudo para ficar fresquinha. Que tal conhecer os modelos de vestidos que foram moda nas décadas de 1920 a 1970 ? Foram períodos marcantes, sempre algo desses anos todos retorna, renovado.

Anos 20 – O comportamento da mulher começou a mudar, pois ela deixou de lado o espartilho (ufa ! chega de aperto !). Queria independência. O modelo de vestido tinha cintura fora do lugar, para baixo.

Criação de Coco Chanel - anos 20

Anos 30 – Houve uma grave crise mundial nessa época. Tudo começou em 1929, com a queda da bolsa de N. York. O comprimento do vestido era o mídi. Não gosto muito desse comprimento, para quem não é alta e tem tipo físico Pêra como eu, as pernas ficam achatadas.


Editorial de Moda - anos 30

Anos 40 – Era a guerra e tudo era racionado, inclusive os tecidos. O modo de se vestir era mais sério e as cores sóbrias. Em respeito aos tempos difíceis, a regra era ser conservadora em cores e tecidos.


Anos 50 – Voltam os bons tempos e o glamour junto com eles. O modelo da época tinha cintura bem marcada e saia rodada. Quando comentamos "ah,  fui a uma festa anos 60 !" com vestidos rodados, bolinhas, etc, na verdade nos referimos à moda dos anos 50.




Anos 60 – Vestidos mais simples, corte reto (tubinhos), mais curtos.


O tubinho era muito usado com botas. Foto: editorial de moda anos 60

Anos 70 – Surgem os hippies, com roupas mais simples e confortáveis.


Editorial de Moda anos 70
Reparou que você usa até hoje vestidos inspirados no passado ? Seu tubinho bem cortado, que você usa com meias e blazer, bem executiva, já foi usado bem curtinho. E o vestidão comprido do alto verão era adorado nos anos 70, pelos hippies e quem curtia uma moda colorida.

E o seu verão, combina mais com qual vestido ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...