19 de jul. de 2011

Operação Limpeza e Desapego no Guarda Roupa

Minha paixão por moda começou ao arrumar meu guarda roupa. Essa tarefa tão necessária pode revelar porque você abre a porta do armário de manhã e diz: "Não tenho o que vestir" e olha que tem roupa lá dentro ! Essa sensação pode ser fruto da falta de organização... pois com o armário abarrotado, fica mais fácil usar as roupas mais visíveis, e as outras ficam esquecidas. Isso nunca aconteceu com vocês ?


Algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:
  • Roupa sem uso há muito tempo
Algumas consultoras de moda concordam que, se uma peça de roupa está parada há mais de 6 meses, você não voltará a usá-la (eu anda insisto em 1 ano - da mesma estação do ano até a outra). Então, separe suas roupas em 4 partes: roupas pequenas que não servem mais (que triste, mas acontece rsrsrs), roupas que podem ser customizadas, roupas para doação e as que vão continuar no seu armário.

  • Conhecer a sua silhueta (falaremos disso com mais detalhes depois) e saber o que a valoriza - os clássicos e os básicos.
A roupa com corte reto, tecido de boa qualidade e bom caimento também é prioridade no armário. As calças, saias e vestidos de boa qualidade e cores neutras nunca saem de moda. O caro não sai caro, o que sai caro é o barato (mesmo!).

  • Como organizar as roupas que ficarão no seu armário.
Para as roupas que ficam, eu já organizei de duas maneiras o meu armário: por cor e por tipo de roupa. Atualmente estão pendurados todos os vestidos e agrupados por cor, todas as camisas e assim vai. Mas já deixei tudo de uma cor só junto - os vestidos, calças, blusas pretas, depois outra cor... você vai saber o que fica melhor para ter sempre à mão o que precisa, mai facilmente.
Invista em cabides forrados para acomodar as roupas mais delicadas, do contrário elas podem marcar. Evite pendurar malhas, camisetas e tricôs.
Acessórios - tente deixá-los à vista, caso contrário usará sempre os mesmos. Eu tenho um cabide de família super antigo, de parede, e nele penduro os cintos e os colares.

  • O que falta agora??? Tudo (calma !)
Faça uma listinha de tudo o que falta nas suas produções. Inclua os clássicos: uma calça preta ? Uma camisa branca ? Pois esses itens durarão várias estações.
  • Momento reciclagem
Além da doação, uma dica legal: você pode organizar um bazar com as amigas para trocarem o que não usam. Outra dica é levar as roupas para lojas brechó.

  • Sapatos
A operação desapego vale também para sapatos (eu não consigo fazer isso com muita facilidade, mas vou conseguir !) Separe o que vai ser doado, o que precisa ser restaurado (se valer a pena). Mantenha seus sapatos limpos e conservados, eles tem alto desgaste ao caminhar por calçadas da cidade de São Paulo !

E por fim, uma dica: roupa entra... roupa sai.

4 comentários:

  1. Aiolfe,
    bons posts e boa sorte no seu blog. Eu tb tenho um blog há algum tempo: http://minicarmodels.blogspot.com/
    Abraços
    Tsujimura

    ResponderExcluir
  2. Tsu, obrigada pela visita, prometo postar dicas para homens também. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aiolfe,

    pode ser um nicho. Acho que não deve ter muitos blogs de dicas de moda para os homens.

    Vai rolar um post sobre perfumes femininos como Annick Goutal e Jo Malone?

    Abraços
    Tsujimura

    ResponderExcluir
  4. Tsu, você anda chique demais... a idéia é postar sobre moda, quem sabe evolui e agrega perfumes também ? Boa dica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...